A questão do vice.
Nestes dias a imprensa tem explorado a questão do vice na chapa liderada por José Serra. Foi incentivada uma onda pró-Aécio. O ex-governador mineiro foi transformado em uma espécie de salvador da Pátria. Não é o salvador e nem a Pátria está em perigo. Só marola.
Para a candidatura Serra é fundamental (óbvio) vencer em Minas e com uma boa vantagem em relação à Dilma. Para Aécio (pensando em seu projeto político) vencer a eleição para o governo de Minas é fundamental. Ele sabe que será uma eleição super-disputada e que vai enfrentar uma forte aliança que sustenta a candidatura Hélio Costa. Precisa também ser eleito senador com uma grande votação. E, por fim, tem consciência de que com uma possível presidência Serra, consolida o seu projeto regional e abre caminho para poder chegar à presidência da República. Caso vençam Dilma e Hélio Costa, mesmo que seja eleito senador, vai passar oito anos comendo o pão que o diabo amassou. Aécio vai percorrer todos os municípios de Minas fazendo uma tripla campanha: para o Senado, levando à tiracolo Anastasia e defendendo a candidatura Serra. Só tem a ganhar com esta tripla vitória. E uma derrota na esfera federal será pior do que uma na esfera estadual. Sabe que Dilma vai retirar todas as suas bases usando a força política e econômica do governo federal. Tendo Serra na presidência pode tentar retomar o controle de Minas (na hipótese de uma vitória de Costa).
Uma presidência Dilma fechará por doze anos o caminho presidencial de Aécio. Dilma vai esquentar a cadeira para que Lula retorne em 2014. Evidentemente que Lula será candidato à reeleição em 2018. Aécio sabe que é vital a vitória de Serra.
# por Barbarah - 28 de maio de 2010 às 10:47
Muito bom o seu esclarecimento.
# por Ed Carlos Ferreira - 28 de maio de 2010 às 13:40
O problema vai ser convencer o Aécio que vai ser ruim sua chance de virar presidente virar pó...........
Esse dai anda de mãos dadas com o Luis Eduardo Magalhães.
Francamente não vejo em que um político comum como ele vá agregar a um futuro governo do Serra, pode render votos e principalmente um fato político que dure umas duas semans, mas conteúdo duvido que ele agregue.
# por Anônimo - 28 de maio de 2010 às 14:56
Na realidade a discussão sobre o vice, parece interessar muito mais aos adversários das oposições. Por que, para a chapa governista, é tão importante a escolha do vice na chapa das oposições? Qual é o grande problema do vice da chapa alheia? Será que a chapa governista não está tranguila com o vice que teve de aceitar? Será que quer mudar? Ou a chapa do PV está cansada de explicar a todo momento um vice empresário?
# por Anônimo - 28 de maio de 2010 às 16:02
Creio que sua análise está equivocada. Aécio não moveu uma palha, em Minas, em 2006, por Alckmin. A Prefeitura de Belo Horizonte está nas mãos do PT, graças ao apoio de Aécio. Creio que não será tão ruim assim para Aécio, a vitória da Dillma. Aécio se dá muiittoooooooooooooo bem com o Lulla. Melhor do que com Serra e FHC....Tenho para mim, que Aécio é um baita quinta coluna.
Delmiro
# por Anônimo - 28 de maio de 2010 às 16:24
com realação a esse "pobrema" do vice..
O fato é que, pelo jeito, o tucanéu está à frente do petezéu, que para ter seu vice se vê no meio duma briga cangaceira entre eles mesmos, a comunistada e o PMDB, maior e mais importante partido para se aliar em eleição, mas no qual niguém manda.
# por Ana Lúcia K. - 29 de maio de 2010 às 14:59
Supondo que a dilma venha ganhar(não vai!), ela vai fazer o papel é de vice pois quem vai ficar ("metendo o dedo"-expressão muito usada por lula)governando mesmo é o próprio lula. Como bem nos lembra o prof.Villa, depois vem a disputa lula-lá de 2014 e 2018. Nesta hipótese, as pretensões do Aécio acabam de vez, logo, quem precisa analisar bem a conjuntura para se posicionar no futuro é o Aécio. Como vice do Serra, ele ganha visibilidade e em muitos momentos exerce até a presidência. Pode realizar projetos e se destacar junto aos políticos e ao povo. Hoje, o Brasil todo conhece o José de Alencar, até então um ilustre desconhecido. Quem não pode perder esta oportunidade é o Aécio.