E se a Dilma não decolar?

Os estrategistas da campanha de Dilma devem estar avaliando as pesquisas que tem em mãos. Nos só temos acesso àquelas divulgadas pela imprensa (Datafolha, Ibope, etc). Se a candidatura Dilma, nas pesquisas do partido, continuar patinando, o que farão?

A possibilidade de usar artilharia pesada é grande, muito grande. O estoque de dossiês já deve estar na mesa. Os dossiês vão (é voz corrente) da vida pessoal até ataques sobre as duas últimas administrações Serra (prefeitura e governo estadual). No ataque frontal vão também usar os "movimentos sociais", com o MST à frente. Poderemos logo ver um conjunto de invasões de propriedades rurais e de ocupações de prédios públicos.

Dar a impressão que um futuro governo Serra vai ser marcado por um conflito cotidiano com os "movimentos sociais" será uma estratégia arriscada. Pode arrastar aquele eleitorado que poderia votar em Marina Silva (parte dele). Mas também pode assustar o eleitorado lulista mas não petista. Não causará estranheza se mesmo com o risco de não obter mais votos, continuarem com a radicalização. Lula, discretamente, já disse que não é possível dar nenhum passo atrás. Que uma vitória da oposição seria um retrocesso.

Voltarei ao tema.