Futebol e política
Com a Copa é inevitável a discussão da relação (ou possível relação) futebol e política. Agora dizem que se a seleção vencer, Lula vai ser favorecido. E se perder? Não há relação direta entre o êxito ou fracasso da seleção. Todos os presidentes tentaram tirar algum proveito (desde Vargas que recebeu a seleção de 1938 em palácio). O mesmo deve se repetir em 2010. Lula, é claro, vai tentar tirar proveito político do êxito (ele sempre desaparece quando há fracassos ou tragédias - como enchentes, desabamentos, etc). Mas o resultado não vai interferir na eleição. A Copa interfere no sentido (tantas vezes escrevi sobre isso) de deslocar a atenção popular e isso se repete a cada 4 anos, desde a aprovação da EC que retirou um ano do mandato presidencial.
# por Anônimo - 27 de maio de 2010 às 12:02
Todos sabem que a vitória ou derrota da Seleção não terá influência alguma. Em 2006 foi um massacre contra a França e não aconteceu nada. Exceto Dunga ter virado treinador. Algo pior do que isso não ocorrerá. E se ocorrer, nem Dunga nem derrota ou vitória alterará absolutamente nada em termos de eleição.
# por Dagmar Manieri - 27 de maio de 2010 às 17:02
Realmente, Lula desaparece das tragédias. Na última enchente/desabamentos do Rio de janeiro ela estav por lá, no domingo, quando tudo começou. Deixou o local ... mas nos terremotos do chile e Haiti, lá estva o "novo Gandhi" para dar conforto a todos.
# por Barbarah - 27 de maio de 2010 às 18:26
O resultado não vai interferir na eleição.
Concordo.
# por Anônimo - 27 de maio de 2010 às 19:39
Se a seleção ganhar, tomara que não vá pra Brasília direto da África do Sul, como voltou da Ásia em 2002 e nos brindou com o episódio Vampeta + cerveja...
# por Barbarah - 27 de maio de 2010 às 21:47
Copa.Craques.União.
Coca.Crack.Devastação!
Serra tem razão.
# por Ed Carlos Ferreira - 28 de maio de 2010 às 13:33
O velho Vamp foi dez naquele episódio.
Mais uma vez o nome do coringão brilhou, pois ele estava com a camisa do timão.
# por Fabiano - 29 de maio de 2010 às 18:51
Desculpe-me Professor, mas quem foge das tragédias é o Serra, neste ano, para ficar em apenas um exemplo, o Lula suspendeu as férias quando ocorreu a crise em Angra devido às chuvas e imediatamente tomou providências, já Serra pelo contrário só foi ao Bairro Pantanal depois que estava sob as águas após um mês.
Isso sim é correr dos problemas.