A pesquisa Vox Populi (II)

No site do Vox Populi ainda não estão disponíveis os resultados da pesquisa (acabei de acessá-lo: www.voxpopuli.com.br). Pelo que foi noticiado, antes de perguntar em qual candidato o entrevistado pretende votar em outubro, foram efetuadas várias perguntas relacionando Dilma, Lula e o PT (no estilo qual a cor do cavalo branco de Napoleão Bonaparte). Isto é muito importante em qualquer pesquisa. Se tal ocorreu, a pesquisa cometeu erros evidentes e não merece credibilidade. A pesquisa Sensus, do mês passado, também teve falhas, que a própria empresa reconheceu.

O que isso quer dizer? Quer dizer que teremos uma guerra de pesquisas até outubro. Alguns levantamentos estimam entre 2% a 3% entre os eleitores que são infuenciados pelo "já ganhou¨, ou seja, votam no primeiro colocado induzidos pela pesquisa. Numa eleição disputadíssima, como teremos, isto pode ser decisivo.

Continuo considerando o "Datafolha" e o "Ibope" como os institutos que melhor conseguir aferir a vontade dos eleitores, mesmo sabendo que isto não significa "acertar" o resultado de uma eleição, como vimos em 2008, nas eleições municipais.

Resta aguardar as pesquisas destes dois institutos.

  1. gravatar

    # por Anônimo - 16 de maio de 2010 às 09:39

    Caro Villa,

    A pesquisa está sim disponível, é só olhar direito. Até onde a minha competência em estatística e sociologia me permite dizer, é correta. Se vc tem alguma razão técnica ou política para duvidar, seria interessante explicar. Se não, é só a sua vontade...

  2. gravatar

    # por SERGIO OLIVEIRA - 18 de maio de 2010 às 17:39

    A NOVA PESQUISA VOX POPULI

    A nova pesquisa Vox Populi, onde Dilma ultrapassou Serra, é interessante. A motivação para Dilma passar Serra , segundo comentam, foram os comerciais do PT. Os de 30 segundos.
    Comparando a pesquisa anterior e a atual, quando são citados apenas Serra, Dilma e Marina,notem:
    Na pesquisa anterior Dilma tinha 44 e Serra 30 no Nordeste. Nesta de agora Dilma tem 45 e Serra 30. Não era para Dilma ter aumentado bastante seu percentual ? Só aumentou 1% e Serra permaneceu igual. Os comerciais não influíram muito na "zona da mata de Dilma"?
    No Sul, em março, Dilma tinha 34 e Serra 38. Agora Serra tem 45 e Dilma 30. Serra aumentou e Dilma caiu. Os comerciais não influiram ?
    No Sudeste, onde o eleitorado é maior, na anterior Serra tinha 43 e Dilma 27. Agora Dilma tem 36 e Serra 35. Aqui os comerciais influiram espetacularmente.
    No Centro Oeste Serra passou de 44 para 33 (menos 11), ao passo que Dilma permaneceu nos 34. Os comerciais só influiram em relação a Serra, que caiu bastante, mas não aumentaram o percentual de Dilma. Estranho,não? 11% DESISTIRAM DE VOTAR NO SERRA, sendo que 2% foram para Marina, 2% para Nenhum/Branco/Nulo e 7% para Não Sabe/Não Respondeu. Os comerciais do PT não beneficiaram Dilma.
    Norte: Dilma 41 (na anterior 33) E Serra 32 (na anterior 39); aqui ela foi beneficiada pelos comerciais.

    EM RELAÇÃO AO CENTRO OESTE PESQUISAS POR ESTADO PARA DEMONSTRAR A INCOERÊNCIA DA PESQUISA ATUAL (FONTE COTURNO NOTURNO)

    MATO GROSSO (22% da região)
    Em 5 de maio, a própria Vox Populi dava Serra com 44% e Dilma com 27%. O Ibope, em 8 de maio, dava Serra com 43% e Dilma com 32%.

    MATO GROSSO DO SUL (19% da região)
    Em 4 de maio, a Brasmarket dava Serra com 42,5% e Dilma com 30,2%. Em 24 de abril, o IBRAPE apresentava Serra com 39% e Dilma com 29%.

    GOIÁS (42% da região)
    As pesquisas para presidente estão mais desatualizadas. Em março, no entanto, a Versus dava Serra com 38% e Dilma com 22,6%. Pesquisa para governador e senador, feita agora em maio, indica Marconi Perillo(PSDB) como reeleito no primeiro turno, o que deve continuar garantindo uma liderança de José Serra.

    BRASÍLIA (17% da região)
    Em 5 de maio, o Instituto Dados, com o Jornal Mais Comunidade, mostrava José Serra com 32,4% e Dilma Rousseff com 27,9%.

    Pesquisa interessante, esta. Qual a explicação para os comerciais influírem numa ou outra região e nas outras não?
    Este Instituto Vox Populi é o mesmo que criou o fenômeno Collor, um dos atuais apoiadores de Dilma e do PT; os donos do mesmo vivem escrevendo artigos sobre a possível vitória da Dilma.