A importância do Sul e Sudeste
O ponto que chama mais a atenção na pesquisa Datafolha foi a queda de Serra no S (de 48 para 38%) e no SE (de 45 para 40%). Mesmo assim, continua vencendo Dilma tanto no S (38 a 35) como no SE (40 a 33). É pouco porque deve perder no NE e no NO e CO. No S, o PT não terá candidato ao governo do PR, uma candidata com poucas chances em SC e outro com chances de vitória (ao menos de ir ao segundo turno) no RS. No SE, o PT está mal. Não terá candidatos em MG, ES e RJ. A exceção é SP e com uma candidatura frágil, como é a de Mercadante. Este quadro pode favorecer no decorrer da campanha José Serra. Quando a campanha começar a pegar fogo, os palanques estaduais poderão fazer a diferença. Evidentemente, isto só ocorrerá caso os partidos simpáticos à sua candidatura "vestirem a camisa". Apoio só de palavra, sem mobilização, numa eleição super-disputada como teremos, de pouco adianta.
# por Julio Palmieri - 24 de maio de 2010 às 09:49
Caro Villa, bastou ser divulgada mais uma pesquisa de opinião para que a oposição mostrasse seu desespero. O empate técnico entre Dilma e Serra, neste momento, pouco importa, já que a campanha segue fraca e tende a se enfraquecer mais ainda nos próximos 50 dias, tendo em vista o início da Copa do Mundo. Os tucanos já correm atrás de Aecio, mais uma vez, pra ser o vice de Serra...Parece-me um certo desespero, desnecessário, pelo menos por enquanto.
# por Ana Lúcia K. - 24 de maio de 2010 às 12:43
Não considero como desespero mas como preocupantes as ações do lula e do pt. Primeiro pq ele têm a máquina do governo nas mãos, as benesses para comprar os apôios necessários, um discurso populista para "encantar" os menos avisados. Segundo, por sua arrogância, sede de poder, total menosprezo e desrespeito pelo judiciário e legislativo, falta de consciência crítica, que ele abomina mesmo vindo dos amigos. O "nunca antes na história deste país" é demais!Uma Nação é construída por séculos de história, com seus erros e acertos. Os acertos do gov.lula devem e são reconhecidos. O abominável é ter que concordar com os erros como se estes não acontecessem ou ter que fingir que não existem.
da
# por Anônimo - 24 de maio de 2010 às 13:10
Com todo respeito ao Villa e aos comentadores: mas tem um blog aí (Coturno Noturno) que está desmascarando todos os institutos de pesquisas.
E os argumentos usados são números claramente explicitados e com um encadeamento de análises que não foram contestadas até agora por nenhum dos institutos questionados. Estranho, não?
Vamos ver as pesquisas lá pelos meados de setembro. Tenho certeza que os números começarão "milagrosamente" a mudar para o Serra, pois aí os "honoráveis" institutos já faturaram o que pretendiam.
# por Anônimo - 24 de maio de 2010 às 13:52
É uma situação interessante. Os governistas correm atrás de todo quanto é palanque e apoio em todos os Estados. Vide, por exemplo, o Maranhão e o Mato Grosso. E as oposições quando o fazem, estão correndo atrás? Ora, o ex-Governador de Minas é um quadro importante do PSDB. Se não fosse procurado seria um contrasenso. Parece mais que estão pautando as análises para descaracterizar como desespero uma ação política natural. Na realidade, estão torcendo para que a chapa Serra-Aécio não vingue, pois, comparada à chapa governista a oposicionista tem muito mais apelo.
# por Rolando - 25 de maio de 2010 às 08:54
Mas será mesmo que a Dilma venceria o Serra no Centro-Oeste? Lembro-me que na última eleição os dois Mato Grosso, por conta do agronegócio, deram vitória ao PSDB. É verdade que o número de eleitores desses dois estados não é muito grande, tampouco foi a diferença. Em Brasília, por conta do funcionalismo público, e no entorno, por conta do bolsa-família, acredito sim que a Dilma vai ganhar com grande vantagem.
# por Ed Carlos Ferreira da Costa - 25 de maio de 2010 às 20:13
Obras como as do metrô que será inaugurado em breve devem dar uma alavancada no Serra, sem contar candidaturas fortssimas com potencial de massacrar adversáros no primeiro turno como as de Geraldo Alckmin e Beto Richa.
Agora no "norte" duvido muito que ele sequer se mntenha nos patamares atuais.
# por Iconoclasta - 26 de maio de 2010 às 18:50
Algo de muito errado há com estas pesquisas. No Sul, pelo menos no RS e em SC, a diferença pró-Serra não pode ser menor do que 15%. A população destes dois estados simplesmente não engole o PT.