Globo News Painel
Participo do "Globo News Painel" deste final de semana (sábado às 23 horas e domingo às 11 e às 20 horas) com os colegas Luis Felipe Pondé e Carlos Melo. O tema é o artigo do jornal "El Pais" sobre a falta de indignação no Brasil com os casos de corrupção.
# por O Mascate - 16 de julho de 2011 às 08:04
Villa, infelizmente a indignação desta quase nação só é vista quando se trata de mau resultado no futebol. Fora isso a alienação é crônica.
# por Joaquim - 16 de julho de 2011 às 10:37
A Espanha, mesmo tendo cometido erros irreparáveis contra a humanidade, serve de lição quando o assunto é combate recente e efetivo contra políticos e suas ações nefastas. Todos lembram da mobilização das pessoas após o 11-M e como o Aznar saiu com o rabo entre as pernas. Eles mostraram que é possível.
# por barbarah.net - 16 de julho de 2011 às 12:45
"Sapo não pula por boniteza. Pula por precisão."
Augusto Matraga, personagem de João Guimarães Rosa
# por Claudia Cataldi - 17 de julho de 2011 às 00:01
Caro Marco, não pude me conter. Assistí atentamente a sua entrevista e achei suas colocacões super pertinentes mas mais que tudo corajosas. Poucas vezes na vida ví alguem tão claro, objetivo e como já disse, corajoso. Sou apresentadora de tv, onde trabalho com responsabilidade social na busca de conscientizar corações do nosso papel. Gostaria de te convidar para dar prosseguimento com muito mais tempo de explanação a esse assunto que deveria ser manchete em todos os jornais do pais.
Sou Claudia Cataldi da Tv Bandeirantes RJ onde apresento o programa Responsa Habilidade. Um abraço.
# por Jose Luiz - 17 de julho de 2011 às 00:06
Corromperam o debate sobre corrupção. Você apresentou muito bem suas argumentações apesar do pouco tempo e das "viagens na maionese" de um dos debatedores.
# por Beatriz - 17 de julho de 2011 às 00:17
Villa, parabéns.
Acabei de ver o painel, você deu um show. Mostrou maravilhosamente bem que o problema é estrutural. A anatomia da corrupção no Brasil está “fascistizada” por um estado corporativista e atrofiado que, de maneira nada republicana, cria vínculos econômicos entre grupos de interesses de diversos setores: midiático, jurídico e público. Sobretudo o JURÍDICO, que você sempre destaca.
O mesmo não posso dizer sobre os outros participantes do programa. Aquele gordinho de cientista político não tinha nada. Começou expondo uma tese saturada e no mínimo ridícula sobre o problema da corrupção. Disse que a culpa era dos portugueses. Você deveria ter indicado alguns livros sobre a história de Portugal a ele. Eu não entendi muito bem o que ele expos. Começou falando sobre um sistema saturado e depois veio com uma de acomodação, não concluiu e ficou por isso mesmo. Não funcionou.
O Careca, bom, esse nem vou comentar. Nem a língua portuguesa ele sabia, quanto mais política. Só de pensar que aquilo é professor UNIVERSITARIO já me embrulha o estomago. E pior, é professor universitário na universidade onde eu estudo, a PUC. Que horror.
Enfim,
Parabéns, Professor Villa.
# por Joaquim - 17 de julho de 2011 às 00:20
Professor, é tamanho o peso que sinto com relação a minha pessoal ineficácia como cidadão. Agora, mais ainda, começo a tentar entender o porque de minhas mãos serem atadas, mesmo partilhando de uma serenidade e preocupação com o próximo; tudo se entrelaça e acaba dilacerado pela corrupção. Diariamente.
Ao assistir o Globo News Painel hoje, se esvaiu um pouco da névoa que encobria a minha relação política com o cotidiano sofrível de mais um brasileiro comum. Sei que tudo o que -quase- sempre pondero aqui possa parecer relutantemente costumeiro, mas vejo que o que foi lá debatido é uma das várias matrizes que friccionam o coletivo brasileiro e sua relação com a política.
Me sinto mais vívido e até esperançoso ao ver suas pontuações fatuais às segundas feiras no Jornal da Cultura, no Globo News, onde quer que seja. Sinto, como um indivíduo que possui papel de peso na sociedade (através do voto, precisamente), que me é dada uma voz um pouco mais firme, diante da rouquidão que me era oferecida como única escolha, principalmente após os escândalos recentes, é claro, acordando com a minha idade. Não preciso pontuar, mas o mensalão (e ramificações) e o tratamento que é dado ao mesmo me chocam a todo minuto há anos. Isso faz parte de uma história que posso chamar de minha.
Vejo a fundação histórica como sendo fundamental nos inúmeros processos que foram destacados, mas sem fugir da presença dos fatos e das posições coesas/novas perspectivas a serem tomadas. Isso, vindo de alguém cujo perfil é como o meu, um educador, é único.
Sabe, ver aqui no blog que não sou o único remador contra a maré é reconfortante...
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 01:13
Villa,
Estou contigo. Somos milhões de indignados sim. A cumplicidade está no poder econômico, político e judiciário.
Revolução para limpar a corrupção e educação para mais indignação.
Arthur.
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 01:15
Villa,
O que vemos é de uma vergonha completa.
A Folha antecipou o resultado da licitação do Metro, um acerto biliardário entre quase duas dezenas de empresas.
E mesmo assim o Alckmin não só não demitiu ninguém como validou o resultado da licitação fraudada.
As obras da Marginal do Tietê, intermináveis, já estão com superfaturamento de quse 100% e tampouco alguém foi demitido ou as obras foram interditadas.
São Paulo, capital e estado, representa o que o Brasil tem de melhor.
Poderia começar daí o movimento para extirpar o que temos de pior na nação.
Mas será que isso é possível?
dasilvaedison
# por maria angela - 17 de julho de 2011 às 01:38
Sr. Villa;
Tenho especial admiração por suas intervenções nos programas, especialmente pelas colocações clara e objetiva.
No programa GLOBO NEWS PAINEL exibido no sábado (16/07/11), mais uma vez suas colocações foram oportunas e próximas do pensamento do brasileiro, que já passou da fase de indignação, pela absoluta impotência de fazer diferença, pois as Instituições como o Judiciário não cumprem com a finalidade de julgar e penalizar os criminosos. Daí o cidadão passou para a fase da aversão por políticos e assuntos de corrupção, porque a cada dia tem várias dessas notícias na mídia.
Infelizmente muitos cidadãos se juntam aos corruptos, porque entendem que se não fizerem parte da trupe, outros se beneficiarão em seus lugares, tudo por conta da permissividade dessas práticas no alto escalão do Poder e, sobretudo, pela impunidade, como o Sr. bem salientou no programa.
Por outro lado existem também bons cidadão que ficam intrigados, incomodados e não sabem o quê fazer, como agir, para serem ouvidos, me incluo neste rol e escrevo aqui e agora, logo depois da exibição do programa, porque na Globo News Painel não temos espaço para manifestar sobre os assuntos.
Parabéns!!!
Maria angela
# por fátima - 17 de julho de 2011 às 10:54
O que pude deduzir da fala do Pondé é que o Brasil está reescrevendo as relações entre o público e privado. Estamos montando o Iluminismo Tupiniquim
que se tornará um padrão para o sec. XXI.
Pense só no imediato. Teu time ganhou, você conseguiu comprar uma casa, um carro, foi para Miami fazer compras, que interesse pode ter a roubalheira em Brasília? O que nos interessa a desindustrialização, a falta de estrutura, os hospitais caquéticos? Isso é discussão para políticos.
Mas a política não interessa. Ela não afeta o teu cotidiano. Será?
Já que é só a economia que vale, quem paga impostos deveria pelo menos ter o cuidado de saber o que o Estado faz com o dinheiro de seis meses de
trabalho dados pelo contribuinte ao erário.
Parabéns pela voz dissonante.
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 10:57
Prezado professor Villa, assisti ao Globo News Painel e certamente o debatedor mais objetivo, na minha opinião, foi o senhor. Parabéns.
O tema é fascinante e infelizmente aquele tempinho para a discussão a deixou muito pobre. Conveniente para quem?
Fraudes, quadrilhas, apagões, desabamentos, enchentes, desvios de verbas, saúde sucateada, segurança pública corrompida e mais milhares de irregularidades não podem mais ficar impunes!!! Queremos mais do que respostas vazias e verdades forjadas.
É obvio que cada um de nós brasileiros tem sua responsabilidade diante disto e que a apatia, afinal de contas, está em cada um de nós. Isto é um fato, do contrário a coisa estaria mudando. E não está. A cada semana há novos escândalos que nos fazem esquecer os passadas e continuamos calados, afogados em rotinas de trabalho cada vez mais extenuantes para sobrevivermos e mantermos vivos nossos filhos.
Como mudar?? Será que nós brasileiros queremos mudar??
Jacinto Luigi de Morais Nogueira
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 11:26
Villa.
Concordo com vc, tal como afirmou Aristótesle: " Justiça é base da sociedade".
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 12:02
Prezado Prof. Villa,
Finalmente assisti uma pessoa colocando às claras pensamentos que efetivamente refletem o mal por que passa a nossa sociedade nos tempos atuais.
O judiciário inerte e ineficaz é tudo o que os corruptos desejam e, pelo jeito, é assim que vai continuar. Penso até que na primeira instância as decisões são mais coerentes, mas nos tribunais...
Hoje em dia é impossível sequer investigar os corruptos, quanto menos condená-los.
Parabéns pela sua participação no GloboNews Painel,
Carlos Alberto
# por Maria Rita Guedes - 17 de julho de 2011 às 12:08
Prezado Marco Antonio, acabei de assistir ao Globo News Painel e realmente fiquei desanimada. Sou advogada, formada no início dos anos 70 no Largo São Francisco, e concordo plenamente com suas colocações. Um país no qual o Poder Judiciário é subjugado aos interesses "da hora" não tem qualquer possibilidade de prosperar.
E ouvir pessoas dizerem que talvez os princípios univerais de moral e ética no sentido mais puro estejam ultrapassados, me desanima sobremaneira. Pobre Kant, pobre Rousseau, pobre Durkheim, saíram de moda junto com as "ombreiras" dos anos 80.
A massa não se movimenta porque a massa não tem a menor idéia do que se está falando. E a "elites" pensantes não se manifestam porque fica feio, parece faxista. Tenho pouquíssima esperança neste país com esse estado de coisas.
Minha solidariedade.
Maria Rita Guedes
# por Maria Rita Guedes - 17 de julho de 2011 às 12:17
Prezado Marco Antonio,
Sou advogada formada pelo Largo São Francisco no início dos anos 70 e concordo plenamente com suas colocações. Um país no qual o Poder Judiciário atende a interesses "da hora" não tem a menor condição de prosperar. Um país no qual os princípios de moral, ética e justiça são tão complacentes não tem muita esperança. Um país no qual "professores universitários" afirmam que talvez esta seja a nova ordem social, nos condena a não aprender nada com o passado. E este é o país. Aqui não se aprende nada, não se planeja nada, não se atende ao interesse público no sentido mais puro da expresão, aqui tudo se improvisa e depois a gente vê como fica. É mesmo o país do malandro, do corrupto, do descolado. Infelizmente, esse país é a cara do Lula, que nos prestou o maior desserviço da história em termos de moral. Essa conta não vai ser fácil de pagar.
Pobre Kant, pore Rousseau, pobre Aristóteles e Platão e tantos outro. O tal do Pondé os declarou tão fora de mda quanto as ombreiras dos anos 80.
Que desânimo.
Minha solidariedade.
Maria Rita Guedes
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 12:33
caro professor marco,sua apresentação foi excelente. sua explanação sobre corrupcão,esplêndida!"comentei com minha esposa:seria ótimo se muitos brasileiros estivessem assistindo-o".
# por Lucas - 17 de julho de 2011 às 12:47
Prezado professor Villa, vi o programa do começo ao fim.
Que pena que não existam mais espaços como esse na tv brasileira. E com jornalistas do calibre do William.
No meio desse deserto de idéias que é atualmente a imprensa brasileira, esse tipo de debate surge como um farol a iluminar a escuridão de idéias.
Serve tambem para desnudar os medíocres e agigantar os verdadeiros combatentes.
Para encerrar, gostaria de colocar que talvez a "passividade" do povo chinês não tenha nada a ver com sua milenar cultura. Mas sim, porque aquilo é uma tremenda ditadura que não hesita em passar com tanques de guerra sobre civis desarmados. Daí sua aparente passividade.
Continue a nos informar sobre sua participação na tv.
E se o William Vaak estiver lendo os comentários, gostaria de modestamente sugerir a ele que faça um outro programa sobre o mesmo tema, convidando além do Villa,o Reinaldo Azevedo e o Ferreira Gullar.
forte abraço.
# por Ricardo Augusto - 17 de julho de 2011 às 14:55
Boa tarde,
Assistindo ao Painel da Globo News, cujo tema foi a falta de indignação do brasileiro com a corrupção, creio pode ser assim resumida a controvérsia entre o sr. Villa e o sr. Melo: Villa percebeu mais o lado institucional do problema (ao tratar do Judiciário brasiliero), e Melo abordou questões culturais.
Acho que as duas teses são importantes, embora discorde em alguns pontos do Sr. Mello.
Parabéns pelo debate. Sou leitor deste blog e assinante da Globo News.
Um abraço.
# por Ana Lúcia K. - 17 de julho de 2011 às 15:47
Prezado Villa,
Como sempre, você deu um show! Acertou no alvo! Falta ao povo um mínimo de prestação jurisdicional, a Justiça não cumpre com o seu papel diante do cidadão comum que, antecipadamente, já sabe que "azelite" não serão penalizadas. Vemos isso se repetindo a cada novo escândalo que aparece, o que só reforça o 'acúmulo de frustrações' e o sentimento de impunidade.
Não concordo com o filósofo e muito menos com a teoria do "cientista político", pois está provado que a maioria preza e zela por ter um 'nome limpo'.
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 20:16
Professor,
Sou uma pessoa comum, mas ouvindo o senhor no Globo News Painel fiquei encantada,concordo plenamente com o senhor, a impunidade desanima a população. E uma grande parcela dessa descreça vem da lentidão do judiciario que a ninguém deve satisfação é a Elite do funcionalismo publico brasileiro.
# por Douglas Sassaki - 17 de julho de 2011 às 20:25
Villa, em minha opinião você entrou na linha perfeita sobre o debate. Realmente o povo vê e não faz nada, o povo esta cansado mas os políticos aprenderam o pulo do gato, quando uma voz começa a se destacar na sociedade eles vão lá e compram há, ai o que acontece com nossos filhos, irão crescer sem heróis de verdade, pessoas que lutam coletivamente, veja nós não temos mais heróis e os poucos que temos são literários, nenhum combatente de guerra ou vingador sanguinário, o povo cresce sem historias de pessoas que defenda códigos de honra ou historias de justiça ética. O ultimo lutador que tínhamos herói foi comprado e hoje é vice presidente deste pais. O homem é o que foi, ninguém melhor que você para saber isto. Precisamos de uma política nacionalista para impor cultura e historias de amor a pátria, sempre me perguntava porque o brasileiro ama os gringos os japas alemães etc. porque nos conhecemos a história deles suas guerras lutas tristezas e ficamos contente em ver a grandeza deles pela sua perseverança. E agora o povo brasileiro conhece suas guerras sua história, a única coisa que ele sabe que foi colônia penal e que foi roubado só isso que eles sabem e tem vergonha de ser brazuca
# por Fabio - 17 de julho de 2011 às 20:25
Parabens pela sua participação. Simples e objetiva. Me desculpe, mas o Pondé, "pondéria" ser muito mais laconico em seus argumentos. Acho que o Pondé pensou que estava falando com PHDS em ciencias politicas.
Bom, parabens pela sua objetividade e por ter simplificado o tema em seus argumentos. O Brasil seria diferente se todos pudessem entender o Brasil. O povo Brasileiro necessita de informacao e educacao para saber pedir e buscar as mudanças necessarias.
# por Denisson - 17 de julho de 2011 às 20:48
parabens...........vc tem que ser presidente da republica......nao te conhecia.....quero que vc analisa tamben a questa salarial do brasil bombeiros professores medicos policiais e outros ganhando de 800,00 a 1500,00..............e outros cargos ganhando 7000,00 9000,00 12000,00
15000,00 aposentadorias absurdas.....orgaos federais estaduais municipais .....esta e a principal decpçao do brasileiro.....estamos a beira de uma guerra civil...........
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 21:12
Parabéns Villa!
Você não imagina como suas palavras me vizeram bem. Como servidor público há muitos anos, mesmo de cidade pequena, já não sou mais capaz de suportar tanta sujeira. Fico imaginando que isso seja apenas uma amostra do que é o Brasil.
As pessoas vivem inventando explicações para tanta desordem, dizem que a educação pode ser a solução para um país melhor, mas há poucos dias, vi uma professora já "consagrada" em minha cidade assumir o poder e começar a fazer um monte de bogagens, então só posso concluir que o caminho ainda é muito longo.
Tento fazer a minha pequena parte, mas a sua, saiba que é muito importante, não desanime nunca, continue com seu papel, você é uma das poucas esperanças que esse país ainda tem.
Esses corrúptos não param de nos "surpreender", mas tenho certeza que estamos virando o jogo.
# por Anônimo - 17 de julho de 2011 às 23:13
Parabéns pela participação no Globo News Painel, esclarecedor com sua visão clara e verdadeira do poder Judiciário de nosso país, mostra nos que muitas decisões "imorais" são tomadas com bases "legais" contratando se escritórios de advocacia mercenários que transformam um corrupto em um anjo acima de qualquer lei.
# por Célia Costa - 17 de julho de 2011 às 23:30
Prezado Professor Villa, não perco suas participações no Jornal da Cultura.
É realmente um alento ter a oportunidade de ouvir suas colocações sempre tão pertinentes, como foi o caso da entrevista no Globo News Painel.Sua participação foi fantástica e sua colocação sobre a ineficiência da justiça
perfeita. Muito obrigada por contribuir para minha formação como cidadã e profissional ( Sou graduanda em Ciências Sociais ) !Um abraço.
# por Anônimo - 18 de julho de 2011 às 09:58
Parabéns Professor pela participação. Pena que o tempo foi demasiado pequeno e além disso me parece que a Globon News cortou uma parte da sua fala. Abraço
# por Dawran Numida - 18 de julho de 2011 às 18:05
Indignação há, sim. O que não há são manifestações de rua contra a corrupção. A falta de manifestação de rua não significa que não haja insatisfação, ou que haja quem creia serem as denúncias de corrupção não verdadeiras. Talvez, a matéria tente ir nessa direção: as denúncias seriam apenas conluio das oposições com a tal de "mídia", razão pela qual o povo não daria guarida e nem se indignasse. O mesmo jornal, já traz outra matéria sobre o porque o povo brasileiro gosta da presidente. Tem algo de propaganda no ar.
# por Dawran Numida - 18 de julho de 2011 às 18:17
El País, "Por qué Dilma gusta a los brasileños", por Juan Arias, 17 de julho de 2011, http://migre.me/5idXn. Depois de perguntar por que o povo não se manifesta nas ruas, parece que ele encontrou a resposta...
# por maria angela - 18 de julho de 2011 às 21:45
Sr. Villa, percebi lendo os comentários abaixo, que a mesma admiração que senti pela sua objetividade e clareza nas colocações, no Programa Globo New Painel, sem dúvida foi sua participação.
O filósifo Pondé falou apenas para intelectuais pós doutorados e o Mello divagou e não entrou no tema do programa, ou por falta de conhecimento ou por falta de coragem de falar a nossa realidade.
Parabéns!!!
Espero que o Willim Waack faço um programa apenas com sua participação.
att.
maria angela.
# por Anônimo - 19 de julho de 2011 às 09:40
Suas reflexões são ótimas.
Quem não pode acompanhá-las pela TV pode conferir este maravilhoso blog.
Parabéns pela iniciativa, mestre Villa.
# por Rodrigo - 22 de julho de 2011 às 15:44
Caro Professor Villa, parabenizo pela análise precisa exposta no programa Painel da Globo News de 17/07/2011, acerca das mazelas do Poder Judiciário. Ainda impressionado com suas observações me deparei hoje 22/07/2011 com uma notícia que comprova tudo o que você disse e me fez ver em você, além de um competente Historiador, também um profeta, ainda que do caos. A notícia veiculada pela internet dá conta de que um Ministro do STF, assim como um Desembargador do TJ/SP foram convidados e efetivamente participaram do casamento do advogado criminalista Roberto Podval, que ocorreu na ilha de Capri na Itália com todas as despesas pagas pelo noivo, que é defensor de réus famosos como o casal Nardoni e o suspeito de ter assassinado o ex Prefeito Celso Daniel entre outros da mesma categoria. Realmente, como você há muito vem alertando, há algo muito estranho e obscuro ocorrendo nos bastidores do Poder Judiciário. É evidente que uma autoridade, integrante de Poder do Estado, não tem imparcialidade suficiente para julgar processo, principalmente criminal, onde o advogado do réu é seu amigo íntimo, pois ninguém convida amigo que não é íntimo para casamento na Itália. A reportagem ainda dá conta de que a festa foi embalada pelo romantismo de Pepino di Capri e o Ministro do STF se recusou a informar quem pagou suas despesas. Como você vem alertando, basta um bom advogado, com relações íntimas estabelecidas em Brasília, para que esses corruptos se livrem da pena prevista na lei, a pretexto de prescrição de crimes, falta de provas ou qualquer outro subterfúgio de caráter processual . O brasileiro é indignado sim com a corrupção que grassa pelo país e as autoridades em questão devem explicações ao povo que é, pelo menos teoricamente, o titular do poder por eles exercido.