Canudos
Vale a pena ver este programa (10 minutos) que trata de um tema que trabalhei especialmente no livro "Vida e morte no sertão. História das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX". O programa apresentou o belo trabalho de pesquisadores baianos coordenados pelo professor Luiz Paulo Almeida Neiva.
# por barbarah.net - 20 de julho de 2011 às 15:09
"A gente não consegue acabar com a seca, mas consegue conviver com ela."
(Lucio)
# por Alexandre Neuwert - 20 de julho de 2011 às 17:03
Boa Tarde Marco,
O que mais me impressiona é que, apesar da falta de progresso no nordeste, tivemos pelo menos 6 presidentes da República nascidos no nordeste, ou vindos de lá:
Deodoro da Fonseca
Floriano Peixoto
Epitácio Pessoa
José Sarney
Collor
Lulla
Se minha pesquisa não está errada, são 6 presidentes, no mínimo.
E dos últimos 6 presidentes do Brasil, 3 nasceram ou cresceram lá.
Dos últimos 25 anos, 15 anos foram representantes do nordeste os mandatários supremos na nação.
E nordeste, como é que está?
A verdade, como diriam, é límpida, mas não se impõe.
# por Alexandre Neuwert - 20 de julho de 2011 às 17:12
Villa, errei, são pelo menos 8 os presidentes oriundos do nordeste:
Além da lista anterior adicione:
Castelo Branco
Café Filho
Sem contar com o interino,José Linhares.
Porntanto 8 presidentes, e nada do querido nordeste avançar de verdade, no mundo real.
# por Joaquim - 20 de julho de 2011 às 20:45
Excelente documentário. Villa, comprarei o seu livro sem pestanejar.
Para mim, esse vídeo mostra e ilustra com primor que mesmo NE crescendo ao ritmo de ''taxas chinesas'' (como proclamou a garota propaganda do PT, pra variar) não segura a barra dessa teoria barata, teoria que não passa de mais um ranking pra estrangeiro ver. E todo mundo sabe que não é nada além de um imenso engodo. O que adianta ''crescer à taxas chinesas'' e não ter saneamento básico? Ô sociedade que adora um rankingzinho, hein? É o triste Brasil que o Villa tanto pontua: é o país onde mais se comercializa canetas Montblanc, mas tudo isso pintado e bordado com uma taxa de homicídio similar a de um país vivendo em guerra. Um dos países onde mais se compram Ferraris que figura sempre na lista dos dez mais desiguais? Como? A Ferrari passa ao lado de 30 famílias moradoras de rua por dia. E disso ninguém fala. Mas todos vêem e ouvem.
Lembro quando o Brasil passou do IDH (aquele índice que serve para ver o quão escandinavo é o seu país) médio pro alto, mas ainda atrás do Líbano, Colômbia, Rússia, Bósnia, Macedônia... mesmo assim, parecia final de Copa do Mundo. Tudo obra do PT, lógico.
# por O Mascate - 21 de julho de 2011 às 10:25
A propaganda é a alma do negócio.
Com um povo inerte e futebolístico que não se interessa por esses assuntos, o PT, atravéz de toda sua camarilha,certamente irá mentir sobre a situação do Nordeste e com isso mais e mais votos de cabresto.
O Nordeste, que me desculpem os Nordestinos, sempre foi o curral eleitoral da coronelada que está aboletada no poder há décadas.
O Tiririca foi eleito em SP. De onde vieram os votos que o elegeu? Podem pesquisar, de comunidades pobres, carentes e nordestinas.
O povo foi educado a votar em troca de comida, ou por brincadeira. Voto consciente jamais.
Enquanto isso o Brasil vai se perpetuando na ignorância e na arrogância dos compradores de Mont Blanc que escreve igualzinho a uma BIC.
Somos um país de extremos, de um lado a extrema pobreza e ignorância, e do outro a extrema arrogância.
Só com muito investimento em educação poderemos mudar este cenário....Mas povo educado não vota nesses trastes que aí estão. Portanto, manter o povo na indigência intelectual é a sobrevivência na política.
# por Anônimo - 22 de julho de 2011 às 23:32
Os brasileiros deveriam saber qual é o conceito de Nação. Se soubessem, valorizariam sua história... CLARO QUE HÁ EXCEÇÕES, mas, lamentavelmente, a maioria do país não tem amor à pátria - fato que é refletido nas escolhas de governantes péssimos.
# por Anônimo - 16 de setembro de 2011 às 10:08
Preciso de postagens sobre saneamento básico no bairro de Canudos.