Recolhendo os cacos

Em meio a todo este rolo, a oposição, ao menos, tem uma vantagem: a maioria da população não está nem aí para a eleição. Está acompanhando a Copa. Portanto, dá tempo para acertar o time rapidamente, acabar com o bate-boca pela imprensa e reorganizar a campanha.

As atitudes dos líderes do DEM (que estão nos jornais de hoje) foram desastrosas. Não é novidade que o DEM depende para sua sobrevivência de uma vitória de José Serra (ao menos, de uma boa campanha). Afirmar que estão acompanhando um velório, uma derrota previsível, é ridículo. Coisa de colegial.

Teremos no próximo fim de semana mais um Datafolha. Não causará estranehza que aponte a liderança de Dilma. Assimilar este golpe e preparar um contra-ataque é essencial para a oposição. Será desastroso encontrar declarações de líderes opocisionistas considerando que a eleição já está decidida.

A oposição (e já escrevi tantas vezes isso em mais de 7 anos) não sabe ser oposição e ter comportamento de oposição. Chances de vitória, a oposição tem. Não pode agir como fez no auge da crise do mensalão. Analisou e traçou uma estratégia equivocada.