Pesquisa Ibope (1)
O resultado divulgado (tanto do primeiro turno, como do segundo) são excelentes. Excelentes porque Dilma teve uma exposição fabulosa na mídia e Lula (que já foi multado 5 vezes pelo TSE) aproveitou todas as ocasiões para fazer propaganda da sua candidata. Desta forma, o empate é uma vitória.
Também deve ser lembrado que as pesquisas Sensus e Vox Populi estavam realmente furadas e serviço explicitamente à candidatura Dilma. É sabido que de 2 a 3 % dos eleitores votam em quem vai ganhar. Ou seja, uma pesquisa induzindo a votar na Dilma acaba, obviamente, favorecendo a candidata, especialmente numa eleição extremamente disputada como estamos assisitindo.
Vale também registrar que membros do PT espalharam na internet que a pesquisa daria Dilma lá na frente, com quase dez pontos à frente de Serra. Puro blefe.
Voltarei ao tema.
# por Barbarah - 5 de junho de 2010 às 18:51
Parabéns por expor os fatos com tranquilidade.
Você me acalma.
Obrigada!
# por cao@dino - 5 de junho de 2010 às 19:35
espere o vox polpuli e a sensus.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
# por Maria Guidah - 5 de junho de 2010 às 19:50
Não foi só membros do PT que espalhou que daria Dilma na frente.Ainda ontem no twitter de Noblat ele disse que achava (achismo) mas disse, que daria Dilma na frente. Baseada nessa suposição sua que Lula aproveitou tdas as ocasiões para fazer propaganda da sua candidata, imagine qdo ele subir aos palanques apoiando publicamente Dilma - ele já disse que vai fazer campanha nas horas que não estiver a serviço do país ou seja nos seus momentos de descanso. E para preocupar mais a popularidade dele sobe a cada pesquisa. Sei não acho que a oposição ta em maus lençois.
# por Anônimo - 5 de junho de 2010 às 23:00
Caro Marco Antônio
Temo que você esteja errado.
O percentual de votos de Serra não faz sentido. Quem tem todas as vantagens eleitorais a seu favor (presidente amado, economia tinindo, classes D e C subindo de patamar)é o governo Lula. Se vocês acham que devem continuar acreditando nesses números do Datafolha e do Ibope, ok, mas não reclamem depois se eles estiverem errados.
Por que os tucanos estariam tão desesperados para ter Aécio como vicê se tudo estivesse bem? Nem a senadora Kátia Abreu concorda em ser vice de Serra. As coisas não estão boas para o candidato Serra, essa é que deve ser a verdade.
Em tempo, o DEM fez uma superexposição de Serra em seu programa (muitos dizems que foi um programa eleitoral de Serra). Isso está certo?
# por Unknown - 6 de junho de 2010 às 09:46
Mas afinal, voce está analisando ou torcendo?
Com relação à tal "exposição assimtétrica" de Dilma e Serra, isso é uma meia verdade. Basta ver o espaço que Serra teve na mídia e o aproveitou muito mal, como no episódio da Bolívia.
# por lugudeno - 6 de junho de 2010 às 10:35
Em tempo, aproveitando o comentário acima. É mentira que a economia está tinindo. É mentira que as classes C e D estão indo ao paraíso. Na verdade as classes médias estão se igualando às classes C e D, e esse é um forte processo que vem desde os tempos henriquianos. Chama a atenção reportagem da FSP ontem, relatando o aumento brutal de moradores de rua em SP. Ou seja, o perverso processo de acumulação de riqueza não distribuída continua em curso. A única diferença do governo Lula é a distribuição farta de crédito no mercado, ou seja, dinheiro virtual.
Acredito que Serra sabe disso e usará no momento certo. O próprio Ciro, recém egresso do governo Lula, já indicou que haverá crise no próximo ano, ela está incubada.
# por Anônimo - 6 de junho de 2010 às 11:33
Ao contrário do que tentam incutir, a imprensa propicia muito mais exposição positiva que negativa à candidatura governista. A tese de "conspiração" da tal "mídia" não faz o menor sentido, basta ler as colunas de opinião de vários jornais e os noticiários de TV. Parece até que nada mais cabe às oposições, senão aceitar uma derrota antecipada. O presidente, depois de impor a candidatura à sua base de apoio, está há muito tempo buscando votos. Indícios de transferência, portanto, já detectados por pesquisas até aqui. Contudo, só está conseguindo, até agora, comemorar, no máximo, empates. Assim, a outra tese, de que ainda não começou a pedir votos, não resiste ao que as próprias pesquisas começam a mostrar. E o que mostram, apesar da forte propaganda, não é suficiente.
# por Anônimo - 6 de junho de 2010 às 11:54
No episódio da Bolívia, Serra acertou o ponto. Tanto que o próprio presidente da Repúblina Plurinacional da Bolívia confirmou a interferência do tráfico naquele. Com relação ao vice na chapa das oposições, o assunto parece ser mais importante para a chapa governista. Isto pelo fato de a base de apoio, além de ter tido apenas o papel de referendar a cabeça da chapa, ainda deve aceitar quem foi indicado para vice, sem poder algum de questionamento ou de opções. Quanto à economia, o que ocorre na realidade, desde 2003, é medo de crescer. O PAC, por exemplo, que deveria ter programado e induzido fortes investimentos em infraestrutura, mostrou ser uma grande falha de planejamento. Menos da metade do programado foi realizado em cerca de 3 anos. Assim, sem investimentos, o crescimento esbarra em gargalos. Os preços são pressionados(demanda maior que a oferta) e a única coisa que o governo consegue fazer é ajustar mediante a elevação dos juros básicos, além de contingenciar o orçamento, retendo recursos para várias áreas, inclusive influenciando áreas sociais.