Pesquisa Ibope

Os números da pesquisa IBOPE são favoráveis a Dilma. A margem de 5% de vantagem é expressiva. Mostra que a popularidade de Lula, como era esperado, está tendo um papel determinante. Que a eleição vai ser muito disputada, escrevi diversas vezes. A oposição (entenda-se, José Serra) tem chances reais de vitótia. Porém necessita primeiro arrumar a casa, dar uma efetiva unidade aos projetos dos líderes regionais, resolver rapidamente a questão do vice e manter o pique dos militantes.

A estratégia do governo está sendo vitoriosa. Dilma não fala, some dos holofotes. Como disse Lula, "o candidato sou eu". Arrastar Dilma para os debates televisivos é a cada dia mais fundamental para a oposição. É óbvio que os estrategistas da sua candidatura vão evitar a ida dela aos debates. Não deve estar descartada a recusa, no primeiro turno, de participar de qualquer debate, inclusive, o da Globo, que tradicionalmente é o último.

Mas ainda estamos longe da consolidação do quadro sucessório. Porém, é evidente, Dilma - melhor dizendo, Lula - larga na frente.

  1. gravatar

    # por Daniel Laporta - 23 de junho de 2010 às 21:40

    Resta saber que caminhos são possíveis para compensar a campanha Sun Tzu de Dilma. Como toda estratégia, tem seu ponto fraco a ser explorado. Está mais do que claro a sintonia entre Serra e Marina Silva em um futuro segundo turno (Leia-se Marina não se dá com Dilma desde as primeiras reuniões ministeriais, com direito a bate boca em mais de uma reunião.) Se Serra tem fama de exigente e centralizador, Dilma tem fama de barraqueira, mentirosa,conivente com a corrupção, carreirista, "ex terrorista". Palpite, aproveitar os debates televisivos para explorar e desmistificar a imagem de Dilma e caso falte aos debates, salientar justamente o fato de Dilma se esconder sua imagem atrás de Lula e evitar o conflito. Na TV precisa mostrar a biografia pós 1980 de Serra, ou seja as ações políticas enquanto desde que era secretário de planejamento da administração Montoro (explorar a imagem intelectual, a produção intelectual de Serra só pega votos de uma parte mínima da intelectualidade e da classe média "culta", o eleitor de massa não entenderia nada o que seria as "desventuras" da dialética da dependência em 1 minuto. Internet já bastaria pra explicar esse tipo de coisa).
    O Villa falou bem das questões nacionais como segurança pública podem fazer diferenã. Mas, acredito eu, que o eleitor quer saber porque os órgãos de segurança, como a polícia federal, não estão dando conta da entrada de cocaína (e o que iria mudar com o governo Serra) e não quer saber de acusações contra o governo boliviano, de corpo mole com a produção e o tráfico.

    Mas enfim, a propaganda não começou e tudo começa depois da Copa.
    Abraços e desculpa não ter sido breve.

    PS: No link abaixo anexo o link para um artigo de José Serra de 2007 para a Revista de la Cepal.

    http://www.eclac.org/publicaciones/xml/7/28257/LCG2333eSerraAfondo.pdf

    Acho que não preciso falar sobre a qualidade do artigo e do tema, né?

  2. gravatar

    # por Barbarah.net - 23 de junho de 2010 às 21:50

    Mônica Bergamo: FHC diz ter sérias dúvidas sobre a vitória de Serra nas eleições.(Folha-SP)
    Voce tem razão.O PSDB está apático.

  3. gravatar

    # por Barbarah.net - 23 de junho de 2010 às 22:27

    Percebi que Dilma aumentou o tom autoritário da voz. Tomara que tenha um ataque de gagueira nos debates e as bactérias do botox comecem a coçar.