A oposição gosta de perder?
Depois do lançamento oficioso da candidatura José Serra, com muito entusiasmo e aparente unidade do PSDB e dos partidos aliados (DEM e PPS), voltou a oposição à sua pasmaceira habitual. Vez ou outra dá algum sinal de vida (como agora, sustando o dossiê preparado pelos arapongas do PT), mas, em seguida, retorna ao seu ritmo de vigor rarefeito, divisões internas e o predomínio dos projetos pessoais em detrimento de uma possível vitória na eleição presidencial.
Se continuar assim, a oposição será derrotada. A única chance de vitória (numa eleição super-disoutada, como teremos) é fazer uma campanha com muito entusiasmo, mobilizando, primeiro, os diretórios municipais, as lideranças regionais, estaduais e as grandes figuras dos estados nacionais. Os candidatos ao governo nos estados de São Paulo e Minas Gerais devem ter papel central também na campanha presidencial.
A oposição ter de sair deste marasmo. Acreditar que basta vencer em alguns estados a eleição para o governo estadual, acumular forças, para depois voltar a enfrentar, em boas condições, o PT em 2014, é mera ilusão. A eleição de 2010 não decidirá os próximos 4 anos, mas os próximos 12 anos da política nacional.
# por Anônimo - 5 de junho de 2010 às 09:17
Muito bom. É necessário, ao menos tentar, injetar ânimo no pessoal. A campanha das oposições parece já ter entregue os pontos. Está fazendo jus aos factóides colocados lá atrás, quando insinuavam a desistência do pré-candidato das oposições por medo de perder? O pessoal precisa acordar. Muita gente já mobilizou-se, pretende continuar, não vai desistir jamais. Só que começa a sentir-se abandonada. Caramba!!!
# por Julio Palmieri - 5 de junho de 2010 às 12:34
Caro Villa, muita gente fala disso desde que Lula assumiu o governo pela primeira vez. É notório o comportamento preguiçoso da oposição (leia-se PSDB-DEM) durante todo esse tempo. Além disso, não vejo um projeto de governo consolidado para o país para os próximos 8 anos, tendo em vista que não vão querer largar o filé depois de um só mandato. E isso é de assustar, assim como a aparente falta de preparo da candidata do governo. Paremos para a Copa, agora, e esperemos a retomada da campanha.
# por Cristiano Rodrigues - 5 de junho de 2010 às 14:56
Concordo plenamente com sua análise. Lula em 2014 é fato, a menos que ele tenha um problema grave de saúde. Se a oposição ganhar em 2010 tem que fazer de tudo para desarmar as bombas deixadas pelo PT. Acho que vai ser difícil desarmá-las, mas deve fazer um governo focado em infraestrutura, com paceria público-privada, deixando a mão grande do governo menor. Em 2014, infelizmente é Lula de novo, mesmo sendo Serra o eleito e fazendo um governo nota 10. Lula é nosso carma, e enquanto ele estiver ai, o Brasil ficará a mercê de sua personalidade. Não vejo como ser diferente. É claro que o projeto de poder do PT é pra anos e anos. Eles estão comprando tudo e a todos. A oposição é co-responsável. Em 2005 Lula poderia ter sido empichado, mas acharam que ele sangraria até 2006. Se esqueceram de combinar com o povão que via seu bolso cada vez mais recheado com crédito e dinheiro para entrar no mercado de consumo. Para essas pessoas é Lula o responsável. Para nós mais letrados, sabemos que não, mas somos minoria...
# por Anônimo - 5 de junho de 2010 às 16:26
Acho que o governador José Serra está fazendo o possível.
Esse resultado da pesquisa IBOPE é bom, pois mostra que ele tem um patamar muito consistente, apesar do jogo pesado que se iniciou contra o mesmo.
É preciso todos se envolverem numa voluntária partipação ativa na internet para responder a todo tipo de desconstrução da imagem do Serra. Já usaram até a filha dele! Há um ano repetem que o Serra irá acabar com o Bolsa Família, com isso e aquilo. O Paulinho da Força Sindical fêz um discurso irresponsável e calunioso recentemente. O jornalista Fernando Barros escreve sobre isso na Folha de hoje. Deveria ser processado pelos advogados do PSDB.
E, por falar em processo, cadê o Lulinha?
O mais novo milionário do Brasil!
# por Anônimo - 6 de junho de 2010 às 14:00
Lula e o PT vão continuar cometendo crime eleitoral, difamando pessoas e afrontando a justiça, porque sabem que não serão punidos. Lula virou o "intocável" pela justiça brasileira. Todas as besteiras que faça ou diga são referendadas por pessoas desinformadas e com pouca cultura e por pessoas que se beneficiam do dinheiro público. è nato do petismo mentir, roubar e denunciar os outros.