A eleição presidencial colombiana.

Juan Manuel Santos venceu fácil. Era o candidato de Uribe. Foi hostilizado pelo governo brasileiro desde 2003. Buscou cooperação nas fronteiras para combater o tráfico de drogas e de armas (em parte controlado pelas FARC) e só recebeu desaforos. Nos fóruns regionais foi tratado com desprezo por Lula e a troika do Itamaraty. Por outro lado, os governos venezuelano, boliviano e equatoriano (sem falar no argentino) trataram os interesses do Brasil sempre com desdém (basta recordar as "nacionalizações' de Morales, as ameaças de Correa, etc). Contudo, foram muito bem tratados por Lula.

A vitória de Santos mostra que discutir segurança não tira voto, muito pelo contrário.

  1. gravatar

    # por SERGIO OLIVEIRA - 21 de junho de 2010 às 06:47

    Antes o Chile já tinha dado o exemplo; agora a Colômbia; não elegendo o que é um desafio à ciência: escrementos que falam, tal como Chaves, Morales, Lula, etc.

  2. gravatar

    # por Ed Carlos - 21 de junho de 2010 às 07:04

    E os verdes daqui diziam que podiam fazer como os verdes de lá e vencer a eleição, esqueciam de dizer que o verde de lá é um dos políticos mais conhecidos do país e era prefeito da principal cidade, e mesmo assim fez um papelão no segundo turno.
    Uribe foi um notável administrador e conseguiu fazer o país crescer, inclusive diminuindo e muito a participação do tráfico de drogas na economia, feito incrivel especialmente se comparado ao México onde a luta contra os cartéis esta se transformando quase em guerra civil.
    Serra devia sim discutir segurança (muito embora seu governo não tenha melhorado índices do governo Alckmin), é um tema importantissimo para os moradores das cidades grandes e médias e um setor onde o PT nada fez e nem tem intenção de fazer.
    Sem contar que o PT é visto por grande parte da população como leniente com a bandidagem, Serra deve estar guardando munição sobre o tema para a campanha, pois não foi atoa que tocou em um tema onde claramente não é sua área mais forte.