O que sempre passa despercebido.
Em São Paulo foi muito alto o número dos votos em branco (308.407), dos nulos (516.384) e das abstenções (1.522.792), perfazendo um total de 2.490.190 eleitores. Representa 31,26% dos eleitores aptos a votar na capital paulista. Qual o significado destes números? Lembrando que nenhum candidato obteve este número de votos.
# por Lucas - 8 de outubro de 2012 às 06:58
Caro professor Villa, esses números são decorrentes de uma legislação que OBRIGA o cidadão a votar. Caso o voto fosse facultativo, passaria dos 50% facilmente.
A reforma política tão falada, e nunca executada, deveria deveria mudar essa obrigatoriedade urgentemente.
Tenho certeza que o país melhoraria muito!
# por O Mascate - 8 de outubro de 2012 às 08:11
Villa, acontece que o brasileiro médio que pensa está farto do modelo eleitoral e dos políticos de sempre.
E sabedores disso os políticos não fazem uma reforma eleitoral decente, onde o voto se torne facultativo e não obrigatório.
Com o voto obrigatório, a classe politicanalha sabe que se o eleitor vai às urnas, ele sempre acaba votando em alguém. Muito poucos anulam o voto por conta da cultura burra que se anular o pior pode ganhar, mas com esse modelo de coeficente, quanto mais se vota contra os piores, mais eles são eleitos.
O dia em que o povo perceber que se não comparecer a eleição, ou se votar nulo é uma forma de protestar sériamente, muito pode mudar, mas por enquanto, o povo vota na ignorância, por obrigação e sem compromisso ideológico ou propgramático algum.
# por Altamir Gomes Bispo Junior - 8 de outubro de 2012 às 12:48
Com os arroubos anti-conservadorismo e politicamente corretos de Alckmin (v. leis "anti-homofobia" e congêneres), já era de se esperar que parte do eleitorado paulistano simplesmente ignorasse Serra, mesmo ele sendo a melhor das opções com as demais "estrelas" abaixo do patamar aceitável.
# por Zinha - 8 de outubro de 2012 às 16:07
Acho engraçado algumas pessoas que detestam o "voto obrigatório"! Mas é o "obrigatório" mais fajuto que há! Quem não quiser votar,não vota,oras! É só justificar e pagar uma taxa baixíssima!
Quantas pessoas vêm aqui p/ o Litoral Norte,justificam o não-voto e vão para a praia...rsrs
Acho uma tremenda falta de civismo,pois deveríamos fazer questão de votar! E Graças a Deus há eleições! Será que essas pessoas prefeririam viver na Coreia do Norte,ou em qualquer outro país onde não há democracia?
O que é urgentemente necessário é modificar o formato de nossas eleições! É a "casa da mãe joana",extremamente confuso,onde um Tiririca bem votado,por obra de engraçadinhos paulistas, e que arrastou consigo um monte de "sem-voto", para completar a desgraça do circo eleitoral!
Há que se mudar este sistema! Do jeito que está,não dá mais! Já saturou e não deu bons frutos.
Enfim,sonha-se com isto uma boa reforma,mas,como sempre, quem a fará?
Zinha Bergamin
# por Lucas - 8 de outubro de 2012 às 19:39
Prezada sra. Zinha, a senhora já parou para pensar que se o voto não fosse obrigatório, milhões de miseráveis que recebem bolsa família não se dariam ao sacrifíçio de ir votar?
E que só iriam as pessoas realmente preocupadas com os destinos da nação/estado/minicípio?
Pense um pouco...
# por Anônimo - 9 de outubro de 2012 às 15:31
Depois ainda há quem se espante com o número crescente de brancos, nulos e abstenções.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1166371-acordo-encerra-cpi-do-cachoeira-sem-investigar-politicos.shtml
Fala sério...