O livro do Mensalão
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Deu na coluna "Radar", da Veja
7:07 \ Brasil
Historiador. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel e Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em História.
# por Anderson Souza - 31 de outubro de 2012 às 09:20
Professor Villa, parabéns pela iniciativa. Lembro que algumas semanas atrás sugeri (aqui no seu blog) que você em parceria com o Reinaldo Azevedo escrevessem um livro sobre o MENSALÃO. Quando será a noite de autógrafos aqui em São Paulo?
# por Eustáquio Rangel - 31 de outubro de 2012 às 09:45
Não tá faltando um aí nessa capa não? O que saiu na capa daquele outro livro que foi difícil pra chuchu de publicar?
# por Turíbio - 31 de outubro de 2012 às 10:06
Quando será a noite de autógrafos em Brasília?
Como faço para reservar meu exemplar antecipadamente?
# por Anônimo - 31 de outubro de 2012 às 11:52
Professor Villa, faltaram Lula e a estrela do PT no desenho da capa do livro!!
Fernando José - SP
# por Cris Azevedo - 31 de outubro de 2012 às 12:27
EBA, EBA, EBA! Por favor, avise logo que lançar!
# por Cris Azevedo - 31 de outubro de 2012 às 12:27
Vai ter noite de autógrafos em Floripa?! Vai, né? :oD
# por Teresa Leonel - 31 de outubro de 2012 às 12:48
Professor Villa, o senhor é mesmo uma referencia. Daqui de Petrolina/PE, tenho acompanhando sua participação na TV Cultura e amoooo suas análises. Estou esperando o livro Mensalão sair do forno. Será meu livro especial das férias. Não apenas pelo fato em si, mas pela narrativa exposta do seu trabalho. Aguardo com ansiedade...abs.
# por Lucas Bispo - 31 de outubro de 2012 às 14:16
Ôpa, Assim que for lançado avise-nos, que eu irei logo garantir o meu, parabéns pela iniciativa, Villa. Sem contar que a editora é ótima! att.
# por Zinha - 31 de outubro de 2012 às 15:17
Vou esperar ansiosamente! Deve estar ótimo!
Juro que se for possível,irei à noite de autógrafos em SP,pq nem sonho que vc lançaria um livro tão importante assim numa cidade do litoral norte! rsrs (brincadeirinha...mas se eu puder,irei a SP)
Boa Sorte! Estaremos à espera!
# por Sharp Random - 31 de outubro de 2012 às 15:45
Quando soube do lançamento a primeira questão que me veio à mente foi se não seria uma antecipação, sobretudo, vindo de um historiador.
Imediatamente a intuição me sugeriu que poderíamos ter o volume dois e, quiçá, o volume tres, referente ao chefão... rs.
# por Anônimo - 31 de outubro de 2012 às 16:20
Poderia esperar um pouco mais para incluir no livro alguma reflexão sobre o entendimento do PT de que a Lei não vale para todos, e que o estatuto do partido também não se aplica a todos.
http://oglobo.globo.com/pais/presidente-do-pt-diz-que-partido-nao-punira-mensaleiros-6594958
A perspectiva de permanência do PT até 2018 não me inspira. Menos, ainda, a idéia distorcida na classe política em geral de que eles compõem uma casta diferenciada da sociedade brasileira (e, infelizmente, são).
Uma pena a Consituição Federal permitir tantas brechas para que figuras como José Genoino retornem à Câmara dos Deputados.
# por Anônimo - 31 de outubro de 2012 às 17:21
As decisões do STF contra os mensaleiros foram acertadas. mas a exposição na midia...
Palavras do entrevistado: o próximo Ministro do STF, Teori Zavascki: ‘O excesso de exposição não colabora para as decisões (do STF). Esse sistema brasileiro é inédito. Em geral, nas Cortes de Justiça de outros países, as decisões são tomadas em sessões reservadas e depois são publicadas bem fundamentadas’. Assim procede o Tribunal Old Bailey: http://www.oldbaileyonline.org/.
E a Suprema Corte Americana: http://www.supremecourt.gov/ctrules/2010RulesoftheCourt.pdf
A exposição circense tinha a função de transformar algo que deveria ser sério, numa chanchada com torcida e tudo! Em alguns momentos parecia um Fla-Flu, noutros uma luta livre entre o Gigante Núbio e o Leão Polonês, com os demais como meros figurantes. Criou-se um perigoso precedente: Lewandowsky foi xingado e vaiado ao votar, até mesmo por um mesário que, se a lei fosse cumprida, deveria ser afastado e preso. Joaquim Barbosa tornou-se um herói, uma espécie de salvador da pátria, de que Brasil tanto gosta.
# por Anônimo - 31 de outubro de 2012 às 17:21
A causa é tudo, os militantes são descartáveis. A implantação do projeto revolucionário, financiada pelos cartéis bancários e grandes empresas que mamam no BNDES, segue impávida, sem sofrer nenhum abalo por esta farsa!
# por Anônimo - 31 de outubro de 2012 às 22:41
Villa, se raiva secasse o Joca Barbosa já teria se transformado em charque Pau neles.....!
# por Bento Negrini - 31 de outubro de 2012 às 22:42
Prof Villa parabéns pela coragem! A capa está ótima. Sou seu colega de UFSCar e não pude evitar um pensamento: Será que a EDUFSCar publicaria? rsrsrs. Aguardo para comprá-lo.
# por Fernanda - 31 de outubro de 2012 às 23:43
Oba! Quando será o lançamento no Rio?
# por Anônimo - 1 de novembro de 2012 às 00:23
Uma notícia esperadíssima, professor. Parabéns. Que seja traduzido, brevemente, para todas as línguas... O mundo precisa saber como agem os que se intitulam "progressistas" na sofrida América Latina. E que vire filme, tambem, como foi com "Watergate". A propósito, não posso deixar de lembrar o título do filme: " Todos os homens do presidente ". Bonito, não ? :)
# por Ana Lúcia K. - 1 de novembro de 2012 às 01:51
O lançamento deste livro eu não perco nem se cair neve ou acontecer um terremoto aqui em BH!
O livro deve estar fantástico!, ainda mais por ser de um historiador que conhece profundamente toda a nossa História.
Desde já receba meus cumprimentos! Parabéns!
Por favor, avise tão logo tenha uma previsão das datas para o lançamento
do livro. Vai ser mais um sucesso!
Aguardo anciosamente, um grande abraço!
# por Anônimo - 1 de novembro de 2012 às 02:15
O lançamento antes do desfecho sugere uma segunda edição que virá recheada dos desdobramentos desse julgamento histórico.
# por Joaquim - 1 de novembro de 2012 às 08:18
DAY ONE!
# por Anônimo - 1 de novembro de 2012 às 10:33
Estamos aguardando sessão de autógrafos em Porto Alegre. Dica: procure ser o mais didático em como se deu o assalto aos cofres públicos, de preferência usando figuras e desenhos. Forte abraço
# por Vinicius Rocha - 2 de novembro de 2012 às 03:20
Parabens Villa. Tenho 19 anos e venho acompanhando os debates do mensalão no site de Veja.
Apesar dos meus país serem militantes do PT, sei que estão "cegos" de paixão, assim como meus tios e os país de alguns amigos.
Fale sempre a verdade para que eu possa sempre te admirar.
Sucesso com seu livro.
Abraço
Paulo Jr
# por Anônimo - 2 de novembro de 2012 às 11:21
Digno Prof. Villa
Com o devido respeito ao seu conhecimento histórico, envio o seguinte link: http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/227390,(O crime do Catu : o desapparecimento do processo do Catu e os responsaveis por este facto) para demonstrar como no Brasil as práticas das esquerdas são tão similares àquelas que negaceardamente tanto combateram.
# por Luis - 2 de novembro de 2012 às 11:45
A capa tá incompleta !!!!!.Susseso com o livro.
# por Anônimo - 2 de novembro de 2012 às 16:53
Villa, veja essa "charge":
http://haluch.com.br/imghost/di/NTVF/31034_504710106207778_676808385_n.jpg
Genial. kkkkkkk
# por Historiador paulista - 3 de novembro de 2012 às 16:50
Prof. Villa,
Parabéns pela excelente iniciativa de escrever um livro tão importante simultaneamente ao julgamento do caso.
É um documento histórico e historiográfico da maior impotância para o país.
O seu livro sobre o Mensalão e o "País dos Petralhas II", do Reinaldo Azevedo são, possivelmente, os fenômenos editoriais mais importantes de 2012 sobre a triste realidade política e cultural de nosso país.
Faço votos de que ambos os trabalhos ajudem a despertar a planície contra o Planalto neste verdadeiro processo de saneamento e refundação da República.
E que, na segunda edição ampliada do livro, haja mais um personagem na capa. Afinal de contas, ainda falta o protagonista dessa esbórnia.
# por Anônimo - 4 de novembro de 2012 às 00:14
Parabéns pelo lançamento! Não vejo a hora de tê-lo em mãos. Se for possível, por favor não deixe de fazer uma sessão de autógrafos aqui em Santos. Grande abraço!
# por Anônimo - 4 de novembro de 2012 às 23:16
Parabéns Villa. Como sempre um grande trabalho, baseado em fatos e evidências. E muita pesquisa para se chegar perto da verdade. O papel do historiador é isso mesmo, eternizar a história. Pelo número de escândalos, corrupções, sonegações, etc., o Brasil é um pais riquíssimo para os amantes da historiografia. Abraço. fulvio
# por Ataque Aberto. - 5 de novembro de 2012 às 21:35
Professor, parabéns pela iniciativa de detalhar este que parece ser um dos episódios mais importantes (ainda que tristes) da história do Brasil. Não perco nenhum dos seus debates no site de Veja. Espero que venha a Porto Alegre para autografar este livro que, tenho certeza, vai se tornar obra de referência no estudo desta organização criminosa chamada Partido dos Trabalhadores.
# por Anônimo - 6 de novembro de 2012 às 02:17
Já estou lhe parabenizando pelo lançamento do livro, e eu vou comprar o seu livro.
# por Rodney - 6 de novembro de 2012 às 20:47
Prof. Villa, infelizmente informo um erro na impressão da capa de seu livro: o "Chefe" do Mensalão está ausente! :-)
# por Alberto - 8 de novembro de 2012 às 15:21
Prof. Marco,
o livro aparenta estar interessante. Porém, não gostei nenhum pouco da capa. Ela tem um estilo de gozação quase que infantilizada, que nada reflete o conteúdo do livro. Acredito que muitos designs (provavelmente foi ideia deles)deveriam melhor tentar passar de forma instigante, através da capa de um livro, o seu conteúdo, e não fazer esse estilo de "brincadeira", ainda mais sendo um livro de caráter histórico.
Abs.