Debatendo a sessão de hoje do STF sobre o mensalão
Segue link do debate de hoje na Veja. Creio que o mais importante da sessão foi o debate sobre a lavagem de dinheiro: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/julgamento-do-mensalao-maioria-absolve-duda-mendonca
# por Ana Lúcia K. - 16 de outubro de 2012 às 02:27
Não gostei do resultado. Vai facilitar a vida de muitos corruptos soltos por aí envolvidos em "grandes negócios"...
# por Cris Azevedo - 16 de outubro de 2012 às 09:42
Villa
Acho que, mais ou menos, deu para "interpretar"nossa frustração com a absolvição de Duda.
Aquele momento em que ele confessa ter recebido dinheiro de campanha no exterior, lá na CPMI, foi o momento em que gritamos: "A casa caiu!". Óbvio, falávamos de Lula!
Se ele tivesse sido indiciado, aí sim, os "feitos"de Duda, a conta Dusseldorf, seriam da maior importância. No entanto, a partir do momento em que o deixaram fora da denúncia, Duda ficou "solto" no processo, sem muita "amarração". Ele era peça de acusação contra Lula!
De certa forma, sentimos ali, naquela hora, o peso que foi para todos o fato de LULA ter se safado.
Espero que o Procurador, na nova fase das investigações, perceba que tem sim muitos elementos ara indicia-lo. E lave nossa alma, finalmente.
# por Fernanda - 16 de outubro de 2012 às 16:27
Professor Villa
As exlicações do Miguel Reale Jr. foram perfeitas, coerentes com a legislação, OK. Só que me parece que tem a coisa do conjunto probatório, dos indícios para convencimento do juízo, etc. Isso tudo que temos aprendido esses dias.
Acontece o seguinte: o Fisco me multou por não ter declarado no meu IR 2011 um rendimento de aplicação financeira QUE JÁ TINHA SIDO TRIBUTADO NA FONTE (o banco onde fiz a aplicação). Achei que, por já ter sido pago esse imposto, não precisava mais declarar. Mas não, me enganei. Fiquei sabendo quando recebi notificação de multa de 6 mil reais pela falha imperdoável. Não foi muito o dinheiro aplicado, mas devo ter praticado uma ilicitude, um crime contra o sistema financeiro, ou algo parecido.
Vejo então que, para as pessoas comuns, como eu e mais a turma do flamengo, não tem essa de "nao saber, não sabia". Pois Duda não sabia que os 10 milhões eram de origem ilícita! Juízes botaram a mão no fogo: "ele não teria obrigação de saber...". Tá certo. E eu, que não estava fazendo nada daquilo, andando com bandido, tenho.
Celso de Mello, Ayres Britto, Marco Aurélio e Carmem Lúcia pisaram na bola feio. Não se pode elogiar. Os outros 3 (Lewando, Tofoli e Rosa) não são lá mesmo de muita confiança. Que decepção. Joaquim Barbosa não está mais aguentando, é visível. E a imprensa calou-se, que coisa triste.
Bom, mas poderão se redimir se acatarem a tese de formação de quadrilha, de domínio final do fato e mandarem a quadrilha do chefe Dirceu pagar, como diz a lei, "na medida de sua culpabilidade" (grande, enorme). Sim, pelo crime de formação de quadrilha ou bando, art. 288 do CP. Pois o bando não quis - e deu - um golpe na democracia?? Além de roubar dinheiro e vidas, é certo.
Se não fizerem isso, podem jogar a toga no lixo, junto com o Código Penal. E tacar fogo.