A condenação de Dirceu no STF.
Segue link do debate de ontem na Veja tratando principalmente do voto do ministro Ricardo Lewandowski:
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/25o-debate-lewandowski-absolve-dirceu
Segue link do debate de ontem na Veja tratando principalmente do voto do ministro Ricardo Lewandowski:
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/25o-debate-lewandowski-absolve-dirceu
Historiador. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel e Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em História.
# por Anderson Souza - 5 de outubro de 2012 às 13:57
Professor Villa, antes de mais nada parabéns pelo importante trabalho que você tem realizado durante essa fase de julgamento do processo do MENSALÃO. As suas análises e compreensão da história política Brasileira enriquecem e muito os debates. Aproveito a oportunidade para dividir com você algo que me deixou extremamente incomodado/inquieto no dia de ontem. Entre as várias incongruências e tentativa de desacreditar quase que o processo inteiro (isso porque por várias vezes se manifestou sobre a qualidade/relevância das provas presentes no processo)do Ministro Lewandowski, ouve um momento de sua fala que julguei de uma arrogância, de desprezo pelo próprio país, xenofilia pura e desfaçatez. Gostaria de ver o vídeo do voto dele pra ser fiel ao que ele disse, mas acredito que consigo traduzir a essência do que ele disse.
Ele comentou que quando era jovem ele teve um ótimo professor de Literatura, e que esse ilustríssimo professor o ensinou que TODAS (sem exceção) as teorias intelectuais chegam ao Brasil com 50 anos de atraso. Nesse momento o sempre sereno Presidente da Suprema Corte não aguentou e lhe respondeu: “Vossa Senhoria está sendo injusto com a intelectualidade Brasileira, inclusive com a corte”. O gesto dele em resposta as palavras do Ministro Ayres Britto foi de desprezo pelo comentário. E prosseguiu a sua leitura fazendo menções a literatura jurídica Alemã, a qual ele julga, pelo contesto da retórica, como uma literatura que está pelo menos 50 anos na frente da nossa.
Honestamente, acredito que seja necessária uma crítica contundente a essa afirmação e convencimento do Ministro Lewandowski. Ontem, tenho certeza (até pela feição e interpelação de vários deles) que foi um dia particularmente difícil para os Ministros, pois ouvir isso de um par, e ter que controlar as emoções diante do plenário e das câmeras do STF deve ter sido algo extremamente duro.
# por Anderson Souza - 5 de outubro de 2012 às 14:03
# por Anônimo - 5 de outubro de 2012 às 14:29
O pior dos mercados é aquele onde se vende a alma, a consciencia, a dignidade. Aquele que compra paga muito mais do possa valer o produto. Em contrapartida o produto vendido, por não valer aquelo que se pagou pode ser descartado a qualquer momento.
# por ubirajara araujo - 5 de outubro de 2012 às 15:51
Caro mestre, lamentável tudo que se viu ontem no mencionado voto, o que faltou foi o pedido de declaração de nulidade do processo; mas vale aqui lembar um velho dito popular, muito atual: "mostra-me teu ¨curriculum¨ e te direi o que sabes" .
# por Anônimo - 5 de outubro de 2012 às 16:44
E se Roberto Jefferson não tivesse denunciado o mensalão, como estaria o Brasil hoje?
Pelo que o julgamento do Supremo Tribunal Federal está provando, o PT teria a maior e mais fiel base de apoio do Ocidente, maior até do que a velha Arena da ditadura, presidida por Sarney.
Além dos cargos e boquinhas de sempre, os partidos aliados teriam suas despesas de campanha bancadas pelo PT. Assim, tanto nas votações no Congresso como nas eleições, não seria uma coalizão mas um rolo compressor. A democracia perfeita de Lula e Dirceu.
Texto de Nelson Mota
# por Ana Lúcia K. - 5 de outubro de 2012 às 18:51
Prezado Villa,
Ainda custo a acreditar no que está acontecendo. Quando parecia que elles tinham o controle sobre tudo, inclusive o STF com a vergonhosa atuação do Levand e Tof, eis que surge o competentíssimo Min. Joaquim Barbosa para lavar a nossa alma e elevar o nosso país à categoria de país civilizado.
"Daqui prá frente, tudo vai ser diferente"!
O julgamento do mensalão, e principalmente as condenações em curso, é a vitória da democracia contra o maior e mais ambicioso plano de domínio de poder engendrado contra um povo.
ACABOU! lula! lulismo! lulistas! ACABOU! pt! petistas! petralhas!
Quanta vergonha eu sinto por e de vocês!
FORA corruPTos!
# por Fernanda - 6 de outubro de 2012 às 00:46
Professor
IMPORTANTÍSSIMO, vindo de um historiador de respeito (e pensando-se no que significa o termo República - "res publica") o que você falou nesse debate: TRATA-SE DA REFUNDAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL. Respondeu uma dúvida que eu tinha: há, sim, uma luz no fim do túnel. Agora, clareando ainda mais o caminho, do que há alguns dias atrás.
Tenho imensa gratidão, Professor Villa, pela sua enorme contribuição nessa luta, no combate à "empreitada criminosa" do PT e de TODOS os seus comparsas. Que tenhamos, todos os brasileiros honestos, seus filhos e netos, o futuro que merecemos.