Temas da campanha.

Em meio as fofocas, boatos e piadas, alguns temas da campanha começam a aparecer. Segurança Pública é um deles. Serra propôs criar um ministério exclusivamente para esta função. Dilma discordou e disse que é tarefa do Ministério da Justiça. Esta discussão deve seguir até outubro. Segurança é uma das maiores preocupações da população. Quem conseguir apresentar as melhores propostas (e neste ponto Serra, tomou a iniciativa), vai ganhar a preferência popular.

Diversamente do que afirmaram diversos analistas, a política externa vai ser tema de campanha pela primeira vez. Já tinha apontado na Folha de S. Paulo de 4 de outubro de 2009 que "um dos grandes desafios para o século XXI brasileiro é a construção de uma política externa global que enfrente os desafios da nova ordem internacional. Um bom caminho para dar início a essa discussão é aproveitar a próxima eleição e, pela primeira vez, transformar a política externa em tema eleitoral."

  1. gravatar

    # por Anônimo - 29 de abril de 2010 às 10:54

    Gostei do formato do Blog, queria apenas saber se os comentários, hipóteses e divagações se concentrarão apenas nos três primeiros candidatos (Dilma, Serra e Marina) ou se haverá a tentativa de incluir-se nessa lista uma quarta personalidade, no caso refiro-me ao candidato Plínio (PSOL)... Digo isso pq a candidatura dele surge após a fragmentação de seu partido e não realização de alianças 'tradicionais' com partidos 'de esquerda' (PSTU, PCdoB).. Me parece que já sabemos o que ocorrerá com os dois primeiros candidatos da lista, mas ainda instaura-se um mistério com relação às propostas e estratégias eleitorais dos dois últimos candidatos.
    O que eu queria entender, em meio à confusão de minhas ignorâncias, é o por quê de tantos partidos 'nanicos' lançarem candidatos próprios à presidência. O que buscam eles com isso?
    Desculpe a curiosidade e a visível ignorância, mas encontrei o link do blog na web e, mesmo não sendo dessa área, estou numa tentativa empírica de compreender algumas inquietações.
    Grata.