Pobre América Latina
A política externa brasileira já cometeu nos últimos anos diversos equívocos. Na América Latina teve os casos de Honduras, Equador, Venezuela, Paraguai e Argentina (além das Farc e a posição dúbia do Itamaraty). Voltaremos diversas vezes ao tema. Hoje fico com a Bolívia, do incrível Evo Morales, e a Nicarágua, do não menos incrível Daniel Ortega. Na Bolívia está sendo realizada uma conferência internacional em Tiquipaya. Morales discursou. E como um bom caudilho latino-americano falou, falou e falou até à exaustão. A platéia internacional assistiu estupefada o discurso. Segundo Morales:
1. "Os direitos da Mãe-Terra são mais importantes que os direitos humanos."
2. "O frango tem hormônios femininos, por isso, os homens quando comem esse frango, têm um desvio em seu ser, como homens."
3. "A calvície que parece normal, é uma doença."
4. Atacou a Coca-Cola e os medicamentos ocidentais.
5. Criticou utensílios de plástico e afirmou que os utensílios feitos de barro, "quando quebram voltam a ser areia da Mãe-Terra."
Segundo "El Pais", na Nicaragua, partidários de Daniel Ortega atacaram a sede da Assembléia Nacional com granadas e pedras. Impedidos de continuar a sessão, os deputados transferiram a reunião para o hotel Holiday Inn. Voltaram a ser atacados pelos manifestantes sandinistas. Mesmo assim, conseguiram aprovar a revogação da medida de Ortega que mantinha na Suprema Corte e no Conselho Eleitoral, juízes que estavam com mandato expirado (evidentemente que estes juízes sempre votam com o governo). A Assembléia denunciou a OEA o grave incidente e permanecia cercada por manifestantes. O governo brasileiro manteve silêncio. Já em Honduras, no ano passado.......
- Comente