Querem impor a mordaça
Saiu hoje n'O Globo:
Querem impor a mordaça
Marco Antonio Villa, O Globo, 27/12/11
Não é novidade a forma de agir dos donos do poder. Nas três últimas eleições presidenciais, o PT e seus comparsas produziram dossiês, violaram sigilos fiscais e bancários, espalharam boatos, caluniaram seus opositores, montaram farsas. Não tiveram receio de transgredir a Constituição e todo aparato legal. Para ganhar, praticaram a estratégia do vale-tudo. Transformaram seus militantes, incrustados na máquina do Estado, em informantes, em difamadores dos cidadãos. A máquina petista virou uma Stasi tropical, tão truculenta como aquela que oprimiu os alemães-orientais durante 40 anos.
A truculência é uma forma fascista de evitar o confronto de ideias. Para os fascistas, o debate é nocivo à sua forma de domínio, de controle absoluto da sociedade, pois pressupõe a existência do opositor. Para o PT, que segue esta linha, a política não é o espaço da cidadania. Na verdade, os petistas odeiam a política. Fizeram nos últimos anos um trabalho de despolitizar os confrontos ideológicos e infantilizaram as divergências (basta recordar a denominação “mãe do PAC”).
A pluralidade ideológica e a alternância do poder foram somente suportadas. Na verdade, os petistas odeiam ter de conviver com a democracia. No passado adjetivavam o regime como “burguês”; hoje, como detém o poder, demonizam todos aqueles que se colocam contra o seu projeto autoritário. Enxergam na Venezuela, no Equador e, mais recentemente, na Argentina exemplos para serem seguidos. Querem, como nestes três países, amordaçar os meios de comunicação e impor a ferro e fogo seu domínio sobre a sociedade.
Mesmo com todo o poder de Estado, nunca conseguiram vencer, no primeiro turno, uma eleição presidencial. Encontraram resistência por parte de milhões de eleitores. Mas não desistiram de seus propósitos. Querem controlar a imprensa de qualquer forma. Para isso contam com o poder financeiro do governo e de seus asseclas. Compram consciências sem nenhum recato. E não faltam vendedores sequiosos para mamar nas tetas do Estado.
O panfleto de Amaury Ribeiro Junior (“A privataria tucana”) é apenas um produto da máquina petista de triturar reputações. Foi produzido nos esgotos do Palácio do Planalto. E foi publicado, neste momento, justamente com a intenção de desviar a atenção nacional dos sucessivos escândalos de corrupção do governo federal. A marca oficialista é tão evidente que, na quarta capa, o editor usa a expressão “malfeito”, popularizada recentemente pela presidente Dilma Rousseff quando defendeu seus ministros corruptos.
Sob o pretexto de criticar as privatizações, focou exclusivamente o seu panfleto em José Serra. O autor chegou a pagar a um despachante para violar os sigilos fiscais de vários cidadãos, tudo isso sob a proteção de uma funcionária (petista, claro) da agência da Receita Federal, em Mauá, região metropolitana de São Paulo. Ribeiro — que está sendo processado — não tem vergonha de confessar o crime. Disse que não sabia como o despachante obtinha as informações sigilosas. Usou 130 páginas para transcrever documentos sem nenhuma relação com o texto, como uma tentativa de apresentar seriedade, pesquisa, na elaboração das calúnias. Na verdade, não tinha como ocupar as páginas do panfleto com outras reportagens requentadas (a maioria publicada na revista “IstoÉ”).
Demonstrando absoluto desconhecimento do processo das privatizações, o autor construiu um texto desconexo. Começa contando que sofreu um atentado quando investigava o tráfico de drogas em uma cidade-satélite do Distrito Federal. Depois apresenta uma enorme barafunda de nomes e informações. Fala até de um diamante cor-de-rosa que teria saído clandestinamente do país. Passa por Fernandinho Beira-Mar, o juiz Nicolau e por Ricardo Teixeira. Chega até a desenvolver uma tese que as lan houses, na periferia, facilitam a ação dos traficantes. Termina o longo arrazoado dizendo que foi obrigado a fugir de Brasília (sem explicar algum motivo razoável).
O panfleto não tem o mínimo sentido. Poderia servir — pela prática petista — como um dossiê, destes que o partido usa habitualmente para coagir e tentar desmoralizar seus adversários nas eleições (vale recordar que Ribeiro trabalhou na campanha presidencial de Dilma). O autor faz afirmações megalomaníacas, sem nenhuma comprovação. A edição foi tão malfeita que não tomaram nem o cuidado de atualizar as reportagens requentadas, como na página 170, quando é dito que “o primo do hoje candidato tucano à Presidência da República…” A eleição foi em 2010 e o livro foi publicado em novembro de 2011 (e, segundo o autor, concluído em junho deste ano).
O panfleto deveria ser ignorado. Porém, o Ministério da Verdade petista, digno de George Orwell, construiu um verdadeiro rolo compressor. Criou a farsa do livro invisível, isto quando recebeu ampla cobertura televisiva da rede onde o jornalista dá expediente. Junto às centenas de vozes de aluguel, Ribeiro quis transformar o texto difamatório em denúncia. Fracassou. O panfleto não para em pé e logo cairá no esquecimento. Mas deixa uma lição: o PT não vai deixar o poder tão facilmente, como alguns ingênuos imaginam. Usará de todos os instrumentos de intimidação contra seus adversários, mesmo aqueles que hoje silenciam, acreditando que estão “pela covardia” protegidos da fúria fascista. O PT não terá dúvida em rasgar a Constituição, se for necessário ao seu plano de perpetuação no poder. O panfleto é somente uma pequena peça da estrutura fascista do petismo.
MARCO ANTONIO VILLA é historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos (SP).
# por Anônimo - 27 de dezembro de 2011 às 13:17
Sidclei, sinto informá-lo de quem está mal informado é o senhor: acredita ainda no conto da carochinha de que o Globo é golpista (PIG) inventada pelo Ministério da Verdade para mentes infantilizadas. O PT nunca, desde sua origem, mas nunca foi democrata. Nasceu com Lula e morrerá com Lula. É um partido fascista. O seu tal diploma de datilografia (por mais digno que seja) não pode ser comparado de modo falacioso a um diploma de um historiador e jornalista competente e lúcido como Vila. O senhor inverte a ordem de tudo nesse seu cometário: É a norma Orwalliana, feio é bonito-escravidão é liberdade.
# por Otávio - 27 de dezembro de 2011 às 13:24
Ao "sidclei gondim"
Na história há exemplos de totalitarismos que chegaram ao poder democraticamente, ou com apoio popular, que seja.
As esquerdas teriam lutado pela democracia se ao invés de militar a ditadura tivesse sido comunista?
O PCdoB lamentando a morte do Kim Jong-il nos dá uma idéia sobre a resposta...
# por Anônimo - 27 de dezembro de 2011 às 14:22
Betinho escreve...
Villa, fascismo é de direita, para não dizer de extrema direita. Portanto, é tiro no pé que você dá. Fascismo é o que você escreve. Pela verborragia de baixo nível (historiador e professor???) mostra o quanto estão com medo da CPI da Privataria que vem ai, para "passar os tucanos a limpo". E não venha com esse mesmo trololó serrista de dizer que o livro A privataria Tucana é panfleto petista. A verdade é que Aécio vai fazer de Serra o "cavalo encilhado" para tentar chegar ao Planalto. É de Minas que vem o fogo amigo. Todos, inclusive Serra sabem disso, tanto é que semana passada tentou sair no "braço" com "aliados" tucanos de Minas.
Betinho
E vamo que vamo.
# por Anônimo - 27 de dezembro de 2011 às 15:21
Petista aparelha até comentário na internet...impressionante.
Livro está "bombando" em vendas ?? Cadê os números ?? Não está em NENHUMA lista dos mais vendidos (mesmo com o apoio da companheirada).
# por Anônimo - 27 de dezembro de 2011 às 17:01
Villa, os ptboquinhas estão por ai.
Esse é o ciclo vicioso da america latina. Populismo e ditadura, no meio disso tivemos um FHC, um estadista.
FHC fez reformas, enquando pt montou uma organização criminosa. Aparelhou o estado, enfiou dinheiro em ong$ fajutas e deixou j. dirceu e quadrilha ricos. Sua política é baseada no consumo e aumento do paternalismo e de cargos no estado. Agora quer censurar a imprensa.
INstituições fracas, estados ineficientes, caros e corruptos, fazem paises de terceiro mundo serem tão iguais.
# por Joaquim - 27 de dezembro de 2011 às 17:15
Resumindo os ''comentários'' aí de cima com o próprio corajoso artigo que deve estar doendo em cada coraçãozinho cego e anestesiado de quem o leu:
Na verdade, os petistas odeiam a política.
Fizeram nos últimos anos um trabalho de despolitizar os confrontos ideológicos e infantilizaram as divergências.
Na verdade, os petistas odeiam ter de conviver com a democracia.
Compram consciências sem nenhum recato
Compram consciências sem nenhum recato
Compram consciências sem nenhum recato
Compram consciências sem nenhum recato
VALEU, Villa!
# por Gustavo - 27 de dezembro de 2011 às 17:32
"...Foi produzido nos esgotos do Palácio do Planalto..."
Bela frase, meu caro.
# por Angelo Galvão - 27 de dezembro de 2011 às 17:44
De fato, é preciso reconhecer que Stalin foi um gênio da propaganda. É hilário ouvir ainda hoje alguém dizer com ar professoral que fascismo = extrema direita.
Segura aí, Zé Ruela:
"Na verdade, a ideia oficial de 'fascismo'que se transmite nas nossas escolas não tem nada a ver com o fenômeno que em ciência histórica leva esse nome. É uma repetição fiel, devota e literal das fórmulas de propaganda concebidas por Stálin no fim da década de 30 para apagar às pressas a raiz comum dos dois grandes movimentos revolucionários do século e atirar ao esquecimento a universal má impressão deixada pelo pacto germano-soviético. Nessa versão, o fascismo e o nazismo surgiam como movimentos 'de extrema-direita', criados pelo 'grande capital' para salvar 'in extremis' o capitalismo agonizante. É lindo imaginar aqueles banqueiros judeus de Berlim, reunidos em comissão médica em torno do leito do regime moribundo, até que a um deles ocorre a solução genial: 'É moleza, turma. A gente inventa a extrema-direita, ela nos manda para o campo de concentração, e pronto: está salvo o capitalismo'".
# por Otávio - 27 de dezembro de 2011 às 17:47
Ao Anônimo das 14:22
As características do fascismo podem perfeitamente ser usadas pela esquerda.
Vai dizer que o controle exercido pelo Estado em Cuba e na Coréia do Norte não é exatamente fascismo?
Socialismo e fascismo têm a mesma origem, o coletivismo. Suas diferenças são meramente teóricas, porque na prática são genocidas, totalitários, anti liberais, promovem censura, lavagem cerebral etc etc etc.
# por Nourmirio Tesseroli - 27 de dezembro de 2011 às 18:23
Excelente sua obra "A História das Constituições Brasileiras". Um material indispensável aos amantes do Direito Constitucional, que não fazem "ouvidos moucos e olhares poucos" à Constituição Federal, apesar dos pesares.
Prof. Nourmirio Tesseroli
Advogado e Professor de Direito Constitucional da PUCPR
www.professortesseroli.com.br
# por Robero Vieira da Costa - 27 de dezembro de 2011 às 19:35
De fato, o que se vê é que a petralhada e seus asseclas a soldo do ministério da verdade aparelham até blogs. Vivem vestindo a carapuça que lhes cabe, atochada pelo FHC que lhes disse: "O sujeito pode até ser de esquerda, mas não precisa ser burro"..
# por Abner Pinheiro - 27 de dezembro de 2011 às 20:55
PSDB não tem medo de CPI, quem tem medo de CPI é o Governo do PT que manda ministros embora pra que caiam no esquecimento, e que livro é esse que tá bombando diz que já vendeu mais de 15 mil cópias, se nem Jô Soares que tem uma audiência incrível na madrugada, é funcionário da Rede Globo, lançou seu livro em novembro de 2011 e até semana passada tinha vendido 12 mil cópias. Agora como pode um escritor desconhecido, sem propaganda alguma vender 15 mil cópias falando sobre política para brasileiros que leem pouco? Apesar que o Governo Federal tem 50 mil funcionários comissionados, se 15 mil deles comprarem ainda tem 35 mil que nem saberão oque o livro disse.
# por Fabricio - 27 de dezembro de 2011 às 23:31
Concordo 100% E a mais pura verdade tudo que diz do Pt e de seus, Mas gostaria de sugerir que escrevesse um pouco sobre a presidenta Dilma já que na pré eleição recebemos muitos e-mails falando sobre seu passado NEGRO ai vem um presidente de fora dizer que ela foi tortura gostaria de saber a verdade !
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 04:11
Falar que fascismo é direita é algo completamente ridículo.Benito Mussolini era do Partido Socialista Italiano, foi expulso por ter idéias imperialistas.Saiu e criou sua ideologia fascista (que pouco tem de diferente do socialismo real), que mais tarde foi a grande inspiração para Hitler criar o nazismo e o seu projeto de Nacional Socialismo (também de esquerda).
Fascismo e nazismo são ideologias baseadas no anti-capitalismo, anti-liberalismo, culto à personalidade, Estado forte, autoritarismo e coletivismo.
Como da para se notar, ambas ideologias em nada tem a ver com a direita (nem os ultraconservadores do Tea Party falariam que são anti-capitalista).
Entretando o socialismo de Lenin, Fidel e Mao Tse Tung são bastante parecidos com as bases do nazifascismo (basta lembrarmos da morte do ditador norte-coreano -que o PC do B lançou nota, em seu site, lamentando a morte e elogiando o déspota- e veremos que todo aquele choro coletivo nada mais é do que uma demostração de culto à personalidade).Há teorias que dizem que Stalin era antissemita e a URSS nunca foi um exemplo de xenofolia.
Sobre o livro, o Marco Antonio Villa disse tudo.Quem acompanhou o caso sabe que o autor já vinha falando que ía lançar esse livro (panfleto) desde 2010.Decidiu lançar agora, justamente e coincidentemente, no momento em que estão aparecendo denúncias nos ministérios (sendo que o mais novo é da conta da Dilma e não do Lula).Eu vejo isso como uma cortina de fumaça.
Os militantes petistas, ao invés de argumentar, preferem criticar e xingar o professor a ponto de falarem que ele "recebeu" dinheiro das privatizações e do PSDB para escrever o texto (como bem disse a sr. Maria Amélia Martins Branco no portal Brasil247).
A propósito, chega a ser engraçado (para não dizer ridículo) os petistas falarem que o livro está sendo "pouco divulgado" pela mídia (o que é mentira).O livro teve a mesma divulgação, por parte da mídia, que o livro "O que eu sei de Lula", do jornalista José Nêumane Pinto (livro que a máquina petista andou criticando).
Os petistas nem podem usar o argumento de que o livro está entre os mais vendidos para justificar sua teoria, já que os livros "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" e "Guia Politicamente Incorreto da História da América Latina" também estiveram entre os mais vendidos e não houve alarde por parte da "grande mídia" (muito menos da mídia petista, que só soube reclamar dos livros).
Como bem disse o professor, esse é só mais um "livro" que vai cair no esquecimento.Talvez tenha alguma utilidade nas escolas do MST, onde reina o proselitismo político pro-PT.
# por Ana Lúcia K. - 28 de dezembro de 2011 às 04:25
Sidclei, assim como o ex-presidente, que se gabava por não ter um "diproma" mas morria de inveja por não ter um, vc também está com inveja do diploma do Professor? Presta atenção! Vai estudar, para entender os fatos como eles são, e não como essa "organização criminosa", segundo o MPF, quer que sejam. Deixa de ser massa de manobra e burro de carga para a "zelite" petralha. Enquanto vc trabalha elles estão tomando todos os "red/black 12 anos" na praia.
Quanto ao livro, primeiro, só serve para dar mais uma "rasteira nus cumpanherô" em cima de "inocentes úteis" como vc, que vão correndo comprar esse lixo para pagar o "adevogado" do autor, que já responde na justiça por vários processos; segundo, tentar desviar a atenção da corrupção que tomou conta do desgoverno dilmá. Lembre-se de que vc também está sendo roubado.
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 08:15
Prezado Prof. Villa,
Gostaria que o Senhor tivesse mais atenção relativamente à manobra ILEGAL e INCONSTITUCIONAL dos Ministros do STF em limitar a publicidade dos processos envolvendo autoridades públicas. A Constituição, pretendendo ressaltar o princípio republicano, traz preceitos expressos que impedem esta prática do STF. Veja-se, diretamente sobre o ponto, os artigos 5, XXXIII, e 93, IX, da Constituição. No mesmo sentido, confira o artigo 155 do Código de Processo Civil. Todos os documentos legais estão disponíveis na internet. Muito embora seja verdade que existe discussão na doutrina quanto à interpretação e amplitude que merecem estes artigos, predomina a posição de que todos os atos processuais - INCLUSIVE O NOME DAS PARTES E O CONTEÚDO DO PROCESSO - são públicos e devem ser públicos. A idéia seria, justamente em atenção ao princípio republicano e democrático, que o povo pudesse fiscalizar a aplicação da lei e do Direito (que ele - O POVO - seria o autor e o maior interessado). Como decorrência dessa medida do STF, tomada por um tribunal em que quase a totalidade dos integrantes foram nomeados pelo PT, temos a esdrúxula situação: processos referentes a cidadãos comuns, MESMO RELATIVAMENTE À ÁREA CRIMINAL, estão amplamente franqueados à vista da população, sendo possível, inclusive, o acesso via internet e pelo nome das partes das causas que correm em face de suas pessoas. Distintamente, autoridades públicas, que deveriam desempenhar suas atividades à luz do sol e sobre todas transparências necessárias à administração de interesses alheios e gerais, são PRIVILEGIADAS com um ilegal e inconstitucional sigilo processual. Quer dizer, cidadãos normais, que não desempenham nenhum múnus público e que nada interessa as ações que ajuízam ou lhes são ajuizadas, têm seus dados feitos públicos; autoridades que exercem poderes na administração pública - regida pelo princípio da PUBLICIDADE, do art. 37 da Constituição - e que deveriam ter seus atos e responsabilidades amplamente publicizados, são detentores de uma privacidade e sigilo diferenciados. Quem exerce cargo público, assim, tem uma privacidade e intimidade maior que o cidadão comum? Estranho, mas eu aprendi o contrário. Uma verdadeira esquizofrenia, paradoxal e conflitante com qualquer sentido de República...
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 08:15
Prezado Prof. Villa,
Gostaria que o Senhor tivesse mais atenção relativamente à manobra ILEGAL e INCONSTITUCIONAL dos Ministros do STF em limitar a publicidade dos processos envolvendo autoridades públicas. A Constituição, pretendendo ressaltar o princípio republicano, traz preceitos expressos que impedem esta prática do STF. Veja-se, diretamente sobre o ponto, os artigos 5, XXXIII, e 93, IX, da Constituição. No mesmo sentido, confira o artigo 155 do Código de Processo Civil. Todos os documentos legais estão disponíveis na internet. Muito embora seja verdade que existe discussão na doutrina quanto à interpretação e amplitude que merecem estes artigos, predomina a posição de que todos os atos processuais - INCLUSIVE O NOME DAS PARTES E O CONTEÚDO DO PROCESSO - são públicos e devem ser públicos. A idéia seria, justamente em atenção ao princípio republicano e democrático, que o povo pudesse fiscalizar a aplicação da lei e do Direito (que ele - O POVO - seria o autor e o maior interessado). Como decorrência dessa medida do STF, tomada por um tribunal em que quase a totalidade dos integrantes foram nomeados pelo PT, temos a esdrúxula situação: processos referentes a cidadãos comuns, MESMO RELATIVAMENTE À ÁREA CRIMINAL, estão amplamente franqueados à vista da população, sendo possível, inclusive, o acesso via internet e pelo nome das partes das causas que correm em face de suas pessoas. Distintamente, autoridades públicas, que deveriam desempenhar suas atividades à luz do sol e sobre todas transparências necessárias à administração de interesses alheios e gerais, são PRIVILEGIADAS com um ilegal e inconstitucional sigilo processual. Quer dizer, cidadãos normais, que não desempenham nenhum múnus público e que nada interessa as ações que ajuízam ou lhes são ajuizadas, têm seus dados feitos públicos; autoridades que exercem poderes na administração pública - regida pelo princípio da PUBLICIDADE, do art. 37 da Constituição - e que deveriam ter seus atos e responsabilidades amplamente publicizados, são detentores de uma privacidade e sigilo diferenciados. Quem exerce cargo público, assim, tem uma privacidade e intimidade maior que o cidadão comum? Estranho, mas eu aprendi o contrário. Uma verdadeira esquizofrenia, paradoxal e conflitante com qualquer sentido de República...
# por sidclei gondim - 28 de dezembro de 2011 às 09:10
Não sei o porquê, mas minhas respostas não foram publicadas. Vou tentar novamente.
Ao Otávio,
Concordo contigo. O Totalitarismo não é exclusividade da direita ou de regimes antidemocráticos, PORÉM, no nosso caso (foi o que disse) é sim. Afinal quem efetivamente deu o golpe no Brasil foram setores conservadores e direitista, isso é fato e histórico coisa que qualquer historiador tem a obrigação de saber e dizer ao invés de confundir o povo atribuindo viés antidemocráticos a um partido q nasceu por força da democracia, como o PT. Qto às suas indagações, vamos a elas!
As esquerdas teriam lutado pela democracia se ao invés de militar a ditadura tivesse sido comunista? Não sei, pois o que não houve, não houve. TODAVIA, creio que os jovens que lutaram naquele período merecem, no mínimo, respeito pela sua coragem e por estarem do lado certo da luta. Quem esconde o rosto na foto em que a atual presidenta aparece, jovem, e sendo interrogada? A imagem diz tudo!
O PCdoB lamentando a morte do Kim Jong-il nos dá uma idéia sobre a resposta... O PCdoB tem o direito de lamentar a morte de quem quer que seja (sei q vc não questiona isso). Qto à figura "lamentada" só tenho a dizer q não sei quase nada dela! O q sei é o q me dizem seus adversários ideológicos (não quero dizer q estejam mentindo). Interessante as contradições da mídia qdo fala desse Senhor. Primeiro dizem que não sabem nem a idade direito do futuro novo ditador do país, dada a obscuridade das informações do sistema; na mesma matéria afiança-se coisas íntimas e pessoais do ditador q morreu: gosta de vinho francês, filmes estadunidenses etc. Como assim? E a obscuridade das informações não chega a coisas tão particulares do indivíduo ditador?
Qto a relação atitude do partido e militantes antiditadura é preciso lembrar q o PCdoB, ESPECIALMENTE hoje, não representa, nem representou à época, a visão de todos os que combateram a boa luta contra a canalhada milico-civil apátrida (ops, correção: a pátria deles era a euroestadunidense), portanto, se à época o PCdoB não representava a totalidade dos combatentes antiditadura que dirá atualmente. Incabível, por conseguinte, sua ilação qto a "lamentação" da morte do líder coreano feita pelo Partidão refletir a possível tendência totalitária dos combatentes de 64.
# por Licinio Miranda - 28 de dezembro de 2011 às 09:19
Este texto foi fantastico!
# por Henrin - 28 de dezembro de 2011 às 10:21
Perfeito texto.
PT é puro fascismo sendo uma Organização muito perigosa.
# por barbarah.net - 28 de dezembro de 2011 às 10:29
Texto para não deixar pedra sobre pedra.
# por João - 28 de dezembro de 2011 às 12:31
"E um livro que está "bombando" em venda, não merecer matéria em jornais como o Globo e ou na própria TV do grupo não é fascismo não?"
Não. Fascismo é usar o tentáculos paraestatais do partido no poder para tentar forçar a imprensa a publicar o que ele acha que deve ser publicado. Como disse Angelo Galvão, "De fato, é preciso reconhecer que Stalin foi um gênio da propaganda. É hilário ouvir ainda hoje alguém dizer com ar professoral que fascismo = extrema direita".
# por João - 28 de dezembro de 2011 às 12:39
Só uma dúvida, professor, quando à afirmação de que "não tomaram nem o cuidado de atualizar as reportagens requentadas, como na página 170, quando é dito que “o primo do hoje candidato tucano à Presidência da República…” A eleição foi em 2010 e o livro foi publicado em novembro de 2011 (e, segundo o autor, concluído em junho deste ano)".
Não seria a reportagem de 2002 quando Serra também era o candidato tucano à Presidência da República? As ivestigações citadas são dessa época. Requentadíssimas. E concluídas sem que nem sequer colocaram a ele nem à filha como réus, ao contrário do que simulam os difamadores stalinistas do pt.
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 13:13
Os fascistas se incomodaram...rsrs
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 14:04
O "professor" Villa incentiva seus alunos a pesquisar, ou os proíbe, para fazer deles pequenos fascistas?
Te encontro em sala de aula, professor Villa, me aguarde.
Betinho
e vamo que vamo.
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 14:05
"Querem impor a mordaça"...eu diria, o "historiador Villa impõe a mordaça em seu blog fascista.
Betinho
e vamo que vamo.
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 14:07
Rumo ao Diogo Mainardismo!!!!!!!!!!!!!!!!
VocÊ é uma piada Villa, quanta verborragia. Então sobre as contas em paraiso fiscal do Marido da prima do Serra é lenda?! A consultoria que o Serra e sua filha tinha enquanto ele era ministro é historia da carrochinha!!! Falar que não tem verdades naquele livro chega a ser ridiculo!!!! Uma pena vocÊ se intitular professor!!!!
Não nego que o PT tenha seus defeitos...
Mas defender com tanto entusiasmo o PSDB.. só me lembra uma frase do Maluf no roda viva...
" Você esta a mando do seu patrão!!!!"
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 14:20
Blog do Villa ... boin ...
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 14:24
Que vergonha "historiador" Villa, se esconder no poder ditatorial da censura, de tão triste memória nesse país.
Betinho
e vamo que vamo.
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 14:57
Villa, seu blog é que vai bombar. O livro pt (privataria tucana) teve tiragem de 15000 exemplares porque ongs bancaram a edição. Vai acabar sendo distribuído de graça.
Na minha visão, essa conversa de esquerda e direita já era. Coisas dos séculos 19 e 20.
Atualmente, a nova "ideologia" é ser pais de primeiro mundo. Se dividirmos o mundo em quatro, tendo paises como a suiça ou finlândia na cabeça do primeiro mundo e, somália e haiti no rabo do quarto mundo, podemos concluir que o brasil esta com um pé no segundo mundo (iniciativa privada) e outro no terceiro mundo (estado). A culpa de nosso atraso e de todo terceiro mundo, é o estado caro e ineficiente.
Concluindo, o segredo para ser primeiro mundo é fazer o estado funcionar e o pt esta fazendo o contrário, aparelhando e corrompendo o estado para que continuemos seguindo o caminho do populismo.
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 17:28
Quem acompanha com regularidade os artigos do professor Villa pode achá-los repetitivos, e o são. Mas há uma razão elementar para isso: os fatos sobre os quais ele se debruça não mudam há séculos. Continuamos uma sociedade mal governada, que vive sob o patrimonalismo, o paternalismo e a canastrice. Muitos ascenderam economicamente, mas a riqueza econômica não foi acompanhada de educação, maior discernimento e incremento cultural. Em uma palavra: o atraso é de séculos. O Brasil, parece, será em alguns pontos eternamente o "país do futuro". E, quanto a especificamente o livro de Amaury Ribeiro Jr- "A privataria tucana"-, li algumas páginas, e, pelo baixo nível delas, não pude levar o livro a sério e completar a leitura. É uma obra que tem vendido muito, né? Isso diz por que ainda vai demorar pro senso crítico nosso se refinar.
André Moreyra- São Paulo/SP
# por José Pereira - 28 de dezembro de 2011 às 18:19
Eu estive aqui, quando havia apenas dois comentários bem cafajestes.
Agora, estou aqui, feliz c/ a ampla presença de cérebros pensantes, comentando e interagindo c/ o grande Historiador Sr. Marco Antônio Villa.
Artigo excelente, verdadeiro presente de fim de ano!
Parabéns!
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 18:33
Prof. Villa:
Concordo com seu comentário. O PT não está afim de largar o "osso" do jeito nenhum. Vão fazer qualquer negócio para se perpetuar no poder. Pode esperar que vem ai mais medidas e projetos populistas . Estou até pensando em me filiar no PT ...quem viver, verá...
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 18:39
A Coreia do Norte deveria convidar o ex - presidente Lula para dar umas aulas para combater a linha de pobreza naquele pais. Assim, exportaríamos Bolsa Família, Sem Terra, Sem Teto, ...podia levar uns ex ministros pra dar umas aulinhas lá ...
# por Anônimo - 28 de dezembro de 2011 às 20:43
Uma ressalva. Não é o PT que não quer largar o "osso". Qualquer um, mas qualquer um mesmo que sentir o gostinho da TETA nunca mais quer largar.
Roubar dinheiro público é fácil e vicia.
As pessoas entram no poder, começam a se sentir um Deus, e decidem ser assim por toda a eternidade.
Dinheiro fácil e ainda ser o todo poderoso, é isso.
# por Otávio - 29 de dezembro de 2011 às 00:25
Novamente ao "sidclei gondim"
tsc tsc tsc
Você misturou terroristas com gente "comum" que lutava por meios pacíficos pela democracia (a luta armada tinha alguma chance?).
Se você tem alguma dúvida sobre as intenções dos guerrilheiros, por que não vai direto à fonte, os documentos deles próprios, seus manifestos, a origem dos seus financiamentos.
O próprio Fernando Gabeira já cansou de dar entrevistas dizendo com todas as letras que não lutavam por democracia nenhuma.
Alguém que fez atentado vitimando civis totalmente alheios à política está reivindicando democracia? Só na cabeça de um comunista. Aliás, socialismo/comunismo democrático? hahahaha
Quanto aos seus "argumentos" sobre Kim Jong-il, iria responder mas, como você o chamou de "líder coreano" ao invés de DITADOR COMUNISTA, acho que seria inútil.
# por Elah - 29 de dezembro de 2011 às 02:22
Pela primeira vez, leio um texto completo, sobre as verdades que estão determinando (e destruindo) as escolhas de uma sociedade que ainda mal se acostumou com a democracia, e que se não arregaçar as mangas, erguer a voz, voltará a ser escrava das vontades impostas pelo estado (nesse caso, um partido).
Quem se iludiu achando que o PT tinha Marx como mentor ideológico, caiu do cavalo. É o que Orwell escreveu que fascina os tubarões do PT. Nunca foi tão fácil: povo manso e ignorante, pagador de altos impostos para uma minoria comprar o que e quem bem quiserem.
Hora de começarmos a buscar uma saída, antes que seja tarde demais.
Parabéns pelo post, Marco Villa! Estou repassando aos meus contatos.
# por Anônimo - 29 de dezembro de 2011 às 05:16
P/sidclei gondim
Em nenhum momento desse texto o Professor falou que o golpe de 64 não foi praticado por direitistas conservadores.
Vale lembrar também que nesse período foram perseguidos pessoas de centro-direita.
Se o partido nasceu pela "força da democracia" isso não significa que ele vai ser sempre democrático.Hitler chegou ao poder em uma eleição democrática.
O PT adora falar de democracia, mas na prática é um partido que tentou criar um terceiro mandato, quer impor limites na imprensa e defende Estados párias, como Irã, Cuba, Líbia (Lula chamou Kadaffi de amigo e irmão) e Venezuela.
Ser democrático é muito mais do que apoiar eleições.Ser democrático é respeitar a laicidade do Estado (coisa que o PT não fez quando assinou um acordo com o Vaticano), valorizar as instituições públicas (muito diferente do que o Lula fez na última campanha, quando fez desdém de uma multa que recebeu), respeitar as opiniões diferentes (não custa lembrar que o Lula expulsou um jornalista norte-americano, por causa de uma matéria do NYT -típico de ditador de uma República das Bananas-) e fazer negociações em prol do país (diferente das negociatas que o PT faz -a política do toma lá, da cá-).
É de notório saber que grande parte dos grupos de esquerda (principalmente os da luta armada) não queriam uma democracia, mas sim uma ditadura de esquerda.Prova disso é que foram financiados por países ditatorias, como Cuba, Coréia do Norte e a antiga URSS.
Respeito por quê?Por que eu sou obrigado a pagar grandes indenizações a pessoas que pegaram em armas por conta própria?
Eles sabiam o risco que corriam, mas mesmo assim fizeram (agora querem passar a falsa imagem de vítimas).
Você diz que devemos ter respeito por pessoas que são responsáveis pela criação de facções criminosas que temos hoje.Vale lembrar que grupos como o Comando Vermelho nasceram por causa de presos políticos que ensinaram suas táticas de guerrilha a presos comum, na insana idéia de que estes ajudariam a fazer uma revolução socialista no país.
O próprio Comando Vermelho, na época, se chamava Falange Vermelha e tinha idéias iguais ao do socialismo real (qualquer semelhança com as FARC não é mera coincidência).
Quer dizer que quando é de esquerda pode lamentar a morte de quem quiser, mesmo que esse seja um déspota?
Curioso isso vir de uma pessoa que diz que deveriamos respeitar os jovens que "lutaram" pelo lado "certo".
Nota-se que a extrema-esquerda ainda pratica o velho hábito de dois pesos e duas medidas.Criticam aqueles que chamam a ditadura de ditabranda, mas dizem que os "cumpanheiros" tem todo o direito de lamentar a morte de um ditador que matou mais do que 21 anos de ditadura brasileira.
Não há nada de contraditório nisso.Serviços de inteligência servem para isso.O mesmo vale para os refugiados desse país (muitos militares -logo tinham algum contato com o antigo ditador e seus costumes-).
Assim como se sabe das bailarinas suécas nuas, que o ditador morto gostava.
O que seria um ato patriótico?Votar a favor do aumento da energia de Itaipu (em nome da falácia da integração latino-americana), como o PT fez?Tentar voltar com a CPMF?O que você vê de patriótico em um partido que te obriga a trabalhar cinco meses, só para pagar impostos, e não te dá o básico em educação, saúde e segurança?
Não é questão de "ilação", mas sim um fato.
Muitos grupos daquela época tinham como objetivo implantar uma ditadura de esquerda no país (e pelo o que está acontecendo na América Latina tal desejo ainda existe -vide Argentina, Equador e Bolívia-).
# por Anônimo - 29 de dezembro de 2011 às 10:59
Villa, jader barbalho uso o filho menor para tirar uma com nossa cara (vide estadão de hoje).
O foco das críticas e da pressão devem ser sobre o judiciário brasileiro. Caro, corrupto, lento e ineficiente.
Onde estaria jader se estivéssemos nos eua...
# por nivaldo alves da silva - 29 de dezembro de 2011 às 11:37
Prof. Villa,
gostei muito de seu artigo "Querem impor mordaça". É uma clara tomada de posição contra as tentativas fascistas-esaquerdistas de desmoralizar as enfraquecidas oposições. Nossos acadêmicos devem fazer o mesmo, sair pra criticar abertamente essa prática fascista que o PT vem implementando no sentido de destruir quem lhe faça oposição. É o DNA das esquerdas esmagar as oposições e calar, quando não, esmagar a imprensa que não lhe bajular.Prá, esse artigo foi a melhor coisa nesse fim de ano. Parabéns, professor!
# por Anônimo - 29 de dezembro de 2011 às 15:10
Parabéns por mais um incrível texto, mestre Villa.
Refleti muito sobre o trecho que diz que o PT "usará de todos os instrumentos de intimidação contra seus adversários, mesmo aqueles que hoje silenciam, acreditando que estão 'pela covardia' protegidos da fúria fascista".
Acho que estou entre os "covardes" que silenciam, mas, o que posso fazer? Falar mal do PT no Brasil significa comprar briga com amigos e tornar-se inimigo do Partido. Não é à toa que você citou Orwell neste magnífico texto. É bom lembrar que Winston, acreditando que estava fazendo a coisa certa, entregou-se à luta contra o poder dominante de corpo e alma e acabou sendo traído.
Acredito que o melhor que os indignados podem fazer é apoiar pessoas de projeção que já estão engajadas nesta causa - analisar criticamente esse governo medíocre.
A revolução deve ser feita na Rede. O Partido já entendeu isso e mantém uma rede de petralhas a soldo, cujo objetivo é poluir blogs decentes como o seu. A oposição deveria cuidar disso ao invés de suicidar-se com as ideias de Aécio Neves e companhia.
Continue firme, Villa! Muita saúde e realizações em 2012!
Abraço
# por O Questionador - 29 de dezembro de 2011 às 20:39
Professor, Parabéns pelo seu comentário. Não votei na Dilma mas até tenho tido simpatia com a forma dela atuar. Espero que o Ministério Público de sequencia às investigações sobre Palocci, Orlando e que tais.
Estou lendo o livro, que também não teve apoio da "grande mídia", como dizem os petistas, O que sei de Lula, para mim, o MAIOR Comunicador vivo no Brasil e o Maior Embusteiro também vivo no Brasil.
Outra coisa interessante é que os petistas não suportam um diálogo argumentativo e sempre vem com a frase - Não dá para discutir com vocês.
Parei até de escrever em meu blog por estar cansado de malhar em ferro frio.
Um grande abraço e um feliz 2012
César
# por sidclei gondim - 30 de dezembro de 2011 às 18:48
Anônimo, vou tentar, em vão te responder, pois a maioria dos meus textos não tem sido publicada. Vamos lá!
"Em nenhum momento desse texto o Professor falou que o golpe de 64 não foi praticado por direitistas conservadores." Nem ele falou, nem eu disse que ele falou. Fato.
"Se o partido nasceu pela "força da democracia" isso não significa que ele vai ser sempre democrático." Verdade. Nem que não será, né?
O PT tentou criar um terceiro mandato?! Qdo o partido disse isso? O partido. O PSDB criou a reeleição e nem por isso foi anti-democrático tendo em vista q o fez dentro das regras previstas pela Constituição (apesar das estórias das propinas, 200 contos etc). O PT quer regulamentar o que É URGENTE E NECESSÁRIO pois precisamos da LIBERDADE E DA PLURALIDADE DE IMPRENSA, só temos a primeira no país. Qto aos tais Estados párias (pra quem, cara pálida?) faltou incluir Egito, Arábia Saudita, Israel, não? Pq? Pq esse quem defende é os esteites?!"Lula chamou Kadaffi de amigo e irmão", posso te garantir q muita gente fez isso, viu? Sarkozy por exemplo. Talvez não com essa palavras, mas em sentido muito parecido.
"Ser democrático é muito mais do que apoiar eleições". Concordo plenamente. Qto a laicidade do Estado, vai reclamar do Serra q se atracou com a igreja conservadora contra o aborto! Lula realmente poderia ter sido menos infeliz na questão lá da multa, concordo.
"o Lula expulsou um jornalista norte-americano, por causa de uma matéria do NYT -típico de ditador"!!! Aqui, cara, acho q c pirou! O irresponsável "inventou" uma preocupação nacional q nunca existiu (só no preconceito da zelites zelite) desrespeitando a instituição presidente do Brasil, fiquei triste pq o Lula não o expulsou, o vagabundo deveria ter levado um belo chute na bunda para aprender a respeitar o Brasil q não é "uma República das Bananas". Apesar dos colonizados q nele vivem.
"E fazer negociações em prol do país." O crescimento enorme do país em nivel internacional já diz o q faz as negociações do PT e aliados (diferente das negociatas tucanas q venderam empresas estatais e continuaram devendo na bodega quebrando o país 03 vezes).
É de notório saber que grande parte dos grupos de esquerda. Isso pra vc e pros q em vc acreditam. Eu não afirmo isso, não estava lá e não tive a coragem q eles tiveram. "foram financiados por países ditatorias, como Cuba, Coréia do Norte e a antiga URSS". Pirou de novo!!!
"Respeito por quê?Por que eu sou obrigado a pagar grandes indenizações a pessoas que pegaram em armas por conta própria?" Por conta própria e em defesa do país q tinha sido usurpado por golpistas!
"Você diz que devemos ter respeito por pessoas que são responsáveis pela criação de facções criminosas que temos hoje".????!!!!!! DEsculpa, mas aqui só gargalhando. C desandou de vez!!! kkkkkkkkk. Teoria interessant[ssima!!!
Não disse q todos são obrigados a lamentar a morte do ditador, disse q o PCdoB tinha direito de fazê-lo e ele o tem.
Insisto com o lado certo e insisto com a prova da foto pq os dois milicanalhas esconderam o rosto? eles não estavam julgando uma terrorista? Ela q se escondesse, né não?
Os serviços de inteligência sabem tudo da intimidade, menos as coisas públicas, tipo, por exemplo a idade do ditador? Estranho, sim.
O q c chama de "falácia da integração latino-americana", está escrita, tal falácia, na nossa CF-88 como objetivo da República Federativa do Brasil, pode ler q tá lá viu?
# por nivaldo alves da silva - 31 de dezembro de 2011 às 12:39
Fiz um comentário sobre seu artigo prof, e faço votos que nesse ano que se inicia pessoas como o senhor redobrem a luta pela democracia, pela moralização publica. O ex-presidente Lula tem o próposito de esmagar as combalidas oposições. O PSDB e o DEM tem se mostrado fracos e até covardes em assumir tais tarefas. Acredito que cabe e nós,também, pessoas conscientes dessa ameaça, entrarmos nessa briga. Não é possível que assistamos impassíveis o ex-presidente corromper partidos fisiológicos, fazer o que bem entender, para a petralhada se manter no poder. Temos que reagir. Contamos com o seu empenho, professor Villa.
# por José Pereira - 1 de janeiro de 2012 às 14:43
Pedro - 31/12/2011 às 0:44
Resoluções de Ano Novo para os Tucanos:
01) Honrar as dezenas de milhões de votos dos antipetistas;
02) Fiscalizar o governo, ao invés de fingir que fiscaliza;
03) Cobrar o governo, ao invés de fingir que cobra;
04) Reagir quando o PT roubar ideias/planos/projetos dos outros;
05) Expor os crimes do PT;
06) Mostrar as incompetências/mentiras/promessas não cumpridas do PT;
07) Atacar petistas, ao invés de atacar membros do próprio partido;
08) Não fazer uma campanha covarde como a de 2010;
09) Assumir o seu legado antes que o PT roube o pouco que ainda não roubou;
10) Agir como… OPOSIÇÃO!
(Decálogo excelente de um dos leitores de Reinaldo Azevedo)
# por Anônimo - 2 de janeiro de 2012 às 16:18
(Parte 1)
Me admira muito, Professor, o Senhor falar tanto em democracia e censurar meu comentário, fazendo uso da arma que o Senhor condena nos outros. Vamos ver se agora ele é postado. É o seguinte: viver em um sistema democrático nos obriga a conviver com ideias e pensamentos com os quais não concordamos. Acho isso importante e válido, desde que eles tenham algum embasamento. Assim sendo, sempre confiro os comentários e os textos do Senhor, apesar de não concordar com a grande maioria deles (porém digo que o texto sobre o STF foi muito bem pontuado). Mas me espantei ao ver o de agora... que coisa descarada, cara. Que pouca vergonha!
Eu explico. Primeiro de tudo: acho inaceitável vivermos num país dividido entre dois partidos igualmente sujos e corruptos, onde a população é praticamente obrigada a escolher um lado. Você, Villa, já escolheu o seu. São duas torcidas organizadas de futebol, onde nenhum dos lados tem razão. Tenho vergonha das briguinhas políticas que vejo nos noticiários e que demonstram que todos estão mais preocupados em dominar o país do que em melhorá-lo. Eu esperava mais de um Professor, Historiador e Sociólogo. Como já conheço sua posição, não esperava que o Senhor defendesse o "Privataria Tucana". Mas confesso que esperava, no mínimo, que o Senhor dissesse algo como, "as denúncias do livro são graves e devem ser investigadas". Villa, o Senhor está se portando igualzinho ao outro lado! Está negando as acusações e denúncias feitas contra o PSDB, igualzinho o PT faz quando é acusado de alguma coisa, ao invés de defender-se com provas. A lavagem absurda de dinheiro das privatizações não está provada. Até aí, o mensalão também não. Que tal investigar os dois lados? Que coisa maluca e aloprada achar que o livro é "obra da máquina petista", faz o favor!
Vamos a alguns fatos: o resultado das privatizações acabou sendo um imenso prejuízo ao Brasil. As dívidas interna e externa aumentaram, pois o governo assumiu os encargos das empresas públicas a fim de facilitar as vendas aos seus compradores. Para compensar o prejuízo, pegaram empréstimos internacionais, o que ajudou a aumentar ainda mais a dívida externa. A Companhia Siderúrgica Nacional foi vendida a empresários por 1,05 bilhão de reais, dos quais só chegaram aos cofres públicos 38 milhões, que ainda foram financiados pelo BNDES (banco público) com a facilidade de se pagar esse valor em 12 anos. Ou seja, quase um bilhão de reais desapareceu. E tudo está bem. E sim, eu confirmo: o livro não traz uma acusação direta a Serra. Mas... Verônica Serra é acusada, entre outras coisas, de ter empresas em paraísos fiscais em sociedade com Verônica Dantas, irmã de Daniel Dantas, do Banco Opportunity. Há vários documentos que relatam as atividades de diversas pessoas intimamente ligadas a Serra, como a filha, Verônica, o marido dela, o empresário Alexandre Bourgeois, e o empresário espanhol Gregorio Martin Preciado, amigo de Serra e casado com sua prima. Não é pouca coisa. Alguma semelhança de Serra e Lula no caso mensalão? Enfim.
Para mim esse livro não é so argumento contra o PSDB. Esse livro mostra as atrocidades das privatizações de um partido neoliberal, isso não garante que o PT não está sendo tão liberal assim, não garante que ele seja tão diferente na questão de estupro ao povo brasileiro.
# por Anônimo - 2 de janeiro de 2012 às 16:18
(Parte 2)
Votei nulo para a grande maioria dos cargos em todas as eleições em que participei, porém votei no Lula no segundo turno em 2006 e em Dilma no segundo turno em 2010. Villa: Serra, Alckmin, e toda a turma que o Senhor defende, eu não engulo. Por vários motivos. Corrupção, claro, e pelas ideologias, projetos, política higienista e ineficácia extrema que todos eles têm e conduzem as coisas por ondem governam. Quer dizer, Villa, que o PT é antidemocrático? Nem mesmo o FHC sustenta que o Lula é stalinista – só aloprados como Olavão e o Tio Rei é que alimentam besteiras assim. Se, como você diz, o PT censura a imprensa a seu favor e coloca um monte de jornalista chapa-branca nas redações de todo o país, olha, então o PT tem que aprimorar seus métodos. Dê uma olhada nas últimas capas da revista semanal de maior circulação do país, ligue a TV no principal canal, leia o jornal que essa Rede publica (ops!) ou visite um dos blogs políticos mais acessados e veja (ops!) se há algum indício de que o PT tolhe quem fala mal dele e quem aponta as lambanças do partido.
E será que o PSDB é tão comprometido assim com a democracia constitucional e com a liberdade de expressão? E os arapongas da Abin na gestão FHC? De qual partido é Eduardo Azeredo, que propôs uma lei de controle da internet que é carinhosamente chamada de AI-5 digital? De qual partido é Yeda Crusius, que mobilizou a PM gaúcha para espionar uma deputada de oposição, inclusive suas crianças (via Idelber)? De qual partido é Beto Richa, que censurou sete pesquisas eleitorais, um blog e até um twitter? E o que dizer do Serra, que telefonou a Gilmar Mendes para que ele tomasse a decisão que o PSDB preferia, no que diz respeito aos documentos necessários à votação: isso é respeito às instituições democráticas? Os caras estão no poder do Governo do Estado de São Paulo vai fazer 20 anos. VINTE ANOS, Villa. Eles podem, né? Tá tranquilo, então.
Claro, é preciso ser imparcial ao analisar as - poucas - coisas boas que aconteceram nos últimos anos. Não dá para negar que o plano Real do então Ministro da Fazenda FHC ajudou a colocar o país nos trilhos, e que a economia do país melhorou durante o governo Lula. Segundo os dados oficiais, o governo Lula fez muito mais que o governo FHC. Apenas um fato: entre 2003 e 2008, foram 21 milhões de brasileiros que deixaram a miséria e outros 32 milhões que ascenderam à classe média. Não é inteligente negar que, nos anos Lula, o Brasil se tornou um país socialmente mais justo e menos desigual. Isso é negar os fatos. E negar os fatos nunca é inteligente.
Por fim, coloco aqui as palavras de Vladimir Safatle, a partir de um texto bem mais sensato que o do Senhor, Villa: "agora volta a discussão sobre o processo de privatização do governo FHC. Na época, as denúncias de malversações se avolumaram, algumas apresentadas por esta Folha. Mas vimos um festival de "engavetamento" de pedidos de investigação pela Procuradoria-Geral da União, assim como CPIs abortadas por manobras regimentais ou sufocadas em seu nascedouro. Ou seja, nada foi, de fato, investigado. O povo brasileiro tem o direito de saber o que realmente aconteceu na venda de algumas de suas empresas mais importantes. Não é mais possível vermos essa situação na qual uma exigência de investigação concreta de corrupção é imediatamente vista por alguns como expressão de interesses partidários. O Brasil será melhor quando o ímpeto investigativo atingir a todos de maneira simétrica".
# por nniero - 11 de janeiro de 2012 às 17:35
Belo artigo. Só nos resta resistir à máquina.
# por Anônimo - 28 de março de 2012 às 11:18
Puxa vida ! Como é lindo as pessoas ficarem destilando conhecimento, erudição! Bacana. Todos usam argumentos à ótica de cada um, como os senhores da razão. Chique. MAS O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.
E quem tem um mínimo de discernimento, enxerga o que essa quadrilha que se instalou no poder está fazendo. Mas uma coisa é certa, para o sr. luiz e todos que compactuam, participam, e acham ele o máximo: Salmo 37:1 e 2: "Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde". O que será que é isso aí te roendo as entranhas, amigo ?