Vices incômodos

Foi lembrado nos comentários os casos de José Sarney e Itamar Franco. Vices que acabaram assumindo o governo. Sarney não era o vice dos sonhos de Tancredo. Foi imposto pela Frente Liberal (na época, ainda uma dissidência do PDS - o partido nasce em janeiro de 1985). Mas era um político experiente. Tinha sido deputado federal, governador de estado, senador e presidido o PDS (comente este fato, com mais detalhes, no livro que vai sair ainda este semestre tratando da eleição de Tancredo pelo Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985).

Itamar virou vice de Fernando Collor na falta de outra alternativa. Durante a campanha fez corpo mole. Em certo momento, sumiu. Durante a presidência Collor, submergiu. Voltou a tona durante o processo de impeachment. Também era um político experiente. Tinha sido prefeito e duas vezes senador.

  1. gravatar

    # por Anônimo - 22 de julho de 2010 às 13:29

    Permita-me professor Villa, mas Índio pode cumprir a escrita de que não existe vácuo em política. Ao que dizem, vários não aceitaram. E que vários não aceitaram, sem sequer terem sido convidados. Índio estava lá, em algum lugar. Foi observado por algum motivo. E este motivo deve tê-lo colocado no centro. Foi convidado ou indicado ou convocado. Aceitou de pronto. Cedo, mostrou a que veio. Até agora, têm sido incômodo por quem andava tratando a eleição como um convescote no campo. E também por quem estava fazendo corpo mole, sumindo, submergindo ou chegando só na hora do cafezinho. Mas incômodo, mesmo, ele está sendo para a candidatura governista. Lembra um pouco a personagem "Ditão de Pinda", que Alckmin, em 2006 disse que, nos seus comícios em Pindamonhangaba sempre pedia: "bate Doutor, bate". Às vezes, é preciso aparecer um "Ditão de Pinda".

  2. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 22 de julho de 2010 às 16:45

    "Há males que vem para o bem" - pelo menos no caso do Serra é um fato. Esse "menino" caiu do céu! Está cumprindo com o seu papel de oposição, que até hj não existiu. Já o outro foi uma imposição que até dentro do pt tem muita gente que ainda não engoliu.

  3. gravatar

    # por barbarah.net - 22 de julho de 2010 às 21:46

    Anônimo e Ana, adorei os comentários.
    "Foi observado por algum motivo"
    "Foi convidado ou indicado ou convocado"
    E aprovado!