A importância do debate
Já é uma tradição o debate na televisão. Alguns ficaram célebres. Numa eleição tão disputada, como a atual, o debate assume importãncia ainda maior. A audiência nem sempre é grande. Porém, não deve ser esquecida a repercussão do debate durante a semana no noticiário eleitoral. Além da TV, estará nas rádios e jornais. E acaba sendo comentado nas ruas, sinônimo de que alcançou o seu objetivo.
Quando um candidato está liderando folgado as pesquisas, raramente vai a um debate na TV. Sabe que pode, se for mal, perder votos. Sinal de que o debate tem influência na decisão do eleitor.
Para que o debate tenha uma boa dinâmica é essencial que seja limitado o número de participantes. Quatro ou cinco é o número ideal. Desta forma também é evitada a participação do candidato nanico, aquele que está na eleição servindo aos interesses de um terceiro.
O primeiro debate será na Band, na próxima quinta-feira. Deverão estar presentes Serra, Dilma, Marina e Plínio. Evidente que a grande expectativa é sobre o desempenho de Dilma.
# por Anônimo - 30 de julho de 2010 às 12:56
É muito provável que no primeiro debate a candidata Dilma seja a poupada exatamente por ser o que muitos esperam que seja o alvo. Nenhum dos candidatos, ainda, deverá estar disposto a ser pintado como o carrasco. Pelo que se pode aquilatar, até agora, do desempenho da Dilma em termos de comunicação e temas, ela deve ficar na tecla do que entende serem os pontos fortes do governo. Uma vez que ninguém estará disposto a atacar um não candidato, no caso o presidente, o mais provável, assim, é que o alvo dos três seja Serra. Se assim ocorrer, ele terá a oportunidade de mostra a experiência política e habilidade para colocar-se bem diante de milhões de potenciais eleitores.
# por jose rufino - 30 de julho de 2010 às 18:55
anonimo repleto de razão. Ninguem quer bater em Lula, pois é tiro no pé. A tarefa de Dilma é "apenas" nao escorregar sozinha. Todos os nanicos tentarão tirar votos de José Serra que, pelo q temos visto, está abusando das escorregadas. Chance de ouro pra virar o jogo.
# por Ana Lúcia K. - 30 de julho de 2010 às 20:11
O debate vai ser muito bom para deixar bem claro a falta de preparo da dilma. Ela simplesmente não consegue articular um único pensamento lógico. Perde a linha de raciocínio com a maior facilidade; os vídeos de suas declarações estão no YOU TUBE para serem conferidos. Tem um, bastante didático, em que ela conversa com o seu assessor de comunicação, Marcelo Branco(o hippie que veio a pé de "Udistoki" para a campanha eleitoral) e tenta falar sobre o filme/livro "Vidas Sêcas" e sai um coisa mais ou menos assim..."aí eles, os imigrantes saem do nordeste e vem para o Brasil"....?????
O BRASIL PODE MAIS, AGORA É SERRA!
# por M.C. - 30 de julho de 2010 às 22:22
Professor, boa noite!
Esses debates são sempre enfraquecidos pelo medo óbvio de se falar abertamente, o que falamos em oculto, já que o medo de represálias é uma realidade.
Por ex: pode-se falar francamente sobre as verdadeiras intençoes do PNDH, e pedir à Dilma que nos explique o que esse plano que é tb de sua autoria, pretendia impor aos brasileiros? Se ela abominava a censura no regime Militar, como então quer nos impor no presente? Tb a política externa, ligada a tudo que nos soa como inaceitável, em especial grupos terroristas. Acho o tema mais preocupante de todos, pq me parece que a partir dessas ligaçoes, é que a criminalidade está fora de controle no Brasil. As facções criminosas brasileiras estão alinhadas com FARC's, cuja amizade com PT nos parece inequívoca? Duvido que falem nisso abertamente. Saudações.
# por M.C - 30 de julho de 2010 às 22:31
Na verdade nem tenho candidato. A Esquerda latina peca em tantos setores, distorce valores e tem um rancor doentio, uma necessidade de revanche pela derrota de 64, que perdeu o foco e faz tempo. Até gostaria que Dilma ganhasse, pq será de fato interessante observar como conseguirá manter sob controle os comunistas que a apóiam, na esperança de conseguirem finalmente seu intuito; e manter funcionando setores produtivos, já que deve ter percebido que não somos passivos como os venezuelanos. Se ousarem aqui o que Chàvez tem feito no país dele, com certeza o país pára.
Não vejo no serra a possibilidade de um grande governo. PSDB é um partido de vaidosos, mais discurso do que ação.
Veremos tb como Dilma se entenderá com Stédile e o agronegócio, já que ela é mais visceral do que lula e qdo tiver o poder na mão, acredito que mostrará quem é realmente.
Detesto PT, mas estou torcendo por ela, para que confirme tudo que vejo - ou desminta de vez. Tem hora que brasileiro médio pensa que virou paranóico, de tantas aberrações que o bolivarianismo comete na América Latina.
Saudações.
# por Anônimo - 31 de julho de 2010 às 02:50
O Agripino Maia , viu o quão ruim é o pensamento lógico de Dilma !
# por Ana Lúcia K. - 31 de julho de 2010 às 11:18
Prezada(o)MC,
Não entendi a sua colocação, pois ao mesmo tempo em que vc SABE que a dilma e o pt distorcem valores, ameaçam as liberdades com a implantação do PNDH3, sabe que eles "tem um rancor doentio", DETESTA O pt, conhece bem "as aberrações do bolivarianismo" na AL e mesmo assim, apesar disso tudo, ainda está torcendo para ela confirmar ou desmentir? Como? depois de eleita ELLES vão fazer o que bem entenderem e NÓS,simplesmente, vamos pagar MAIS ESTA CONTA! Os exemplos do que está acontecendo principalmente na Venezuela e na Bolívia já são uma resposta as suas dúvidas.
PENSE BEM. OU NÓS ACABAMOS COM A CORRUPÇÃO OU ELA ACABA COM O PAÍS.
O MOMENTO EXIGE MUITA REFLEXÃO E DECISÃO CORRETA.
# por Anônimo - 31 de julho de 2010 às 11:18
e a Dilma não ataca jornalistas
# por Anônimo - 31 de julho de 2010 às 11:19
pesquisa Ibope quentinha, nao vamos comentar?
# por Anônimo - 2 de agosto de 2010 às 20:00
Cara Ana Lúcia,
não tem como esquecer que o PSDB tb não é o ideal. A farra das indenizações/pensões milionárias a 'perseguidos políticos' começou exatamente a partir de José gregori (hj represent Serra), q era secretário de Dir Hum em 2002, Era FHC. O fato de eu torcer para que ganhe é para que finalmente caia a máscara, já que em lugar algum esses assuntos de extrema importância são abordados como se deve. Um ou outro jornalista ensaia, mas logo é visivelmente podado. Nas tvs abertas onde o gado eleitoral é manipulado, o que interessa mesmo não é dito.
No entanto, como o PNDH tentou tb nos tirar o direito à propriedade privada (e se mexe no bolso brasileiro entende, por mais burro que seja), acredito que se Dilma ganhar vai tentar de novo e aí sim a Esquerda será vista como é: farsante. Parafraseando um deputado federal: "inútil dormir que a dor não passa (em alusão a uma canção de protesto no tempo do Regime Militar) - e a dor deve ser LER (lesão por esforço repetitivo) de tanto contar dinheiro. Se referia ao lendário e surreal Greenhalgh, cujo histórico é conhecidíssimo por quem tem um mínimo de conhecimento da política nacional.
M.C.