Datafolha

O Datafolha de hoje deu Serra com 39% e Dilma com 38%. Estão empatados. Aquela conversa de que a Dilma ganharia no primeiro turno, como eu já tinha escrito, não passa de bobagem. Ninguém vai ganhar no primeiro turno. Teremos um segundo turno disputadíssimo e um vencedor por uma margem muito pequena.

A pesquisa pode representar uma virada de página, depois de dias e dias de enorme confusão entre os oposicionistas. Mas também não é para ser comemorada como uma grande vitória. Mostra que o candidato Serra é o único - no campo oposicionista - que pode enfrentar Lula. Pois, sabemos (e o próprio presidente disse), Dilma é o codinome de Lula na eleição de 2010.

Agora, a oposição tem de se convencer que a campanha começou, ainda que timidamente, e que não pode ser vítima de fogo amigo a cada semana. Dilma continuará seu périplo, evitando entrevistas e nem querendo saber de debates. Deve, nestes dias, colar a sua imagem a de Lula. vai tentar associar uma eventual vitória da seleção a Lula e a ela. Vamos ver várias fotos da ex-ministra "vibrando" com a seleção e até com a camisa "canarinho".

Analisando as regiões, a pesquisa reforça a interpretação de um país eleitoralmente partido. Serra tem 50% dos votos do Sul e 43% do Sudeste. Para ganhar tem de ampliar a diferença especialmente no Sudeste. Se passar dos 50% gahará a eleição independentemente da derrota no Nordeste e Norte. Concentrar a campanha no "triângulo de ferro" da política brasileira pode ser o segredo da vitória.

  1. gravatar

    # por Cristiano Rodrigues - 3 de julho de 2010 às 00:24

    Compartilho da análise e repito o que disse em Maio aqui no Blog nos comentários. Será uma disputa acirrada, e podem anotar. Lula teve 48% dos votos válidos no 1ºturno de 2006, ele mesmo, Lula. Agora, a Dilma nunca vai atingir esse patamar, porque não é Lula, mesmo ele achando que sim. Não existe transferência de votos unilateral para uma desconhecida. O teto dela já chegou há muito tempo - 37-40% no máximo. Se ela ganhar no primero turno, não só será uma surpresa estatística, como estará provado que o Lula não era o Cara, pois ele, o Cara, nunca ganhou no 1º turno. E olhem que o Lula disputou com o Alckmin que até hoje é um político provinciano. Serra é muito mais denso politicamente, e na minha visão mesmo que as circunstâncias favoreçam ao PT, não diria que é favas contadas. Agora o que mais me incomoda é ver "cientista político" de faculdades conceituadas falando cada asneira. Imaginem o que não estão ensinando nas faculdades...pobre ciências humanas brasileiras...

  2. gravatar

    # por Daniel Moreno - 5 de julho de 2010 às 10:14

    É engraçado como alguns jornais simplesmente "se esquecem" de dar destaque às pesquisas quando não trazem dados favoráveis a Dilma...