É hoje
Finalmente chegou o dia. A campanha foi ruim, uma decepção. Os debates foram inexistentes. Este modelo está falido. Culpa dos partidos políticos que votam uma lei eleitoral ruim e engessam os debates.
Dilma obteve uma vitória eleitoral mas não política. A forma como deve vencer e o engajamento de Lula enfraquece seu provável governo antes da posse. Foi mais que apoio, Lula instrumentalizou Dilma, transformando-a em uma boneca falante.
Não se sabe se teremos segundo turno. Havendo, Dilma sairá bem na frente. Mas acontecerá tudo o que Lula não quer: o confronto direto Dilma-Serra, governo-oposição.
O PSDB mais uma vez se dividiu, como em 2002 e 2006. Cada liderança cuidou da sua sobrevivência. O caso de Minas é o mais acabado. Aécio cuidou da sua candidatura em 2002 e 2006, abandonando Serra e Alckmin. Fez o mesmo em 2010. No Nordeste as lideranças do PSDB esconderam Serra. No Maranhão o candidato ao Senado pelo PSDB distribuiu material da propaganda com fotos ao lado e Lula e Dilma.
O pior, até agora, foi o silêncio em relação aos oligarcas que estão fortíssimos, mais fortes que em 2006. Volto a dizer: teremos o pior Congresso desde 1930. O Congresso não será de direita, centro ou esquerda. Será fisiológico, como sempre. A diferença será o número destes fisiológicos, sem esquecer os cacarecos. Sentiremos saudades do Congresso de 2010.
# por barbarah.net - 3 de outubro de 2010 às 07:41
Dia de eleição exige concentração!
# por barbarah.net - 3 de outubro de 2010 às 07:55
"Ouse, ouse...ouse tudo!!
Nâo tenha necessidade de nada! Não tente adequar a sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda... a roubá-la!
Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!"
Lou Andreas Salomé
# por Sandra - 3 de outubro de 2010 às 10:52
Assisti ao programa com a Monica. Eu também morro de inveja dos parlamentos espanhol e britânico, não que sejam perfeitos, mas são, veja só, políticos!
# por Anônimo - 3 de outubro de 2010 às 17:20
Desculpe professor, mas discordo com a sua colocação de "pior" congresso. Acredito que mesmo uma eleição cheio de cacarecos é algo positivo, não pela qualidade técnica dos eleitos, óbvio, mas porque representa a soberania do povo sobre o Estado, a vontade da maioria, que é marca maior da democracia. Mesmo que seja o pior candidato, o povo tem o direito de escolhe-lo seja por motivo de protesto ou afinidade. Muito tem se falado do Tiririca mas, como diz o ditado, "uma andorinha não faz verão". O que temos que observar são os candidatos que podem ganhar cargo no "voto que sobrou" no partido, os desconhecidos, os filhos de políticos, os demagogos e tantos outros que só estão esperando para "dividir o pão". Quanto ao povo, que aprenda com seus erros.
Obs: pelo menos o Tiririca não se disfarça, não se apresenta como candidato sério como algumas sub-celebridades. Sabemos o que esperar dele. Já do Netinho...
# por Ed Carlos Ferreira da Costa - 3 de outubro de 2010 às 17:50
HEHEHEHEHEHEHE, ao menos o abominável do Netinho se ferrou!!!!!!!
# por Ana Estrela - 3 de outubro de 2010 às 21:37
Marco Villa !!!
De fato com seu conhecimento, sinto que é sua responsabilidade esclarecer, informar e alertar. Mas confesso que causou impacto esta análise, porque além de forte e em tom definitivo, sentenciado nos apresenta um cenário construído diante dos olhos e com a contribuição de todos.
# por barbarah.net - 3 de outubro de 2010 às 21:39
Segundo turno com gosto de vitória!
# por Anônimo - 3 de outubro de 2010 às 21:47
Que venha o 2° turno...
Estou feliz pelo resultado. Nem tanto pelos candidatos, mas sim porque além de podermos ver um embate direto e um debate mais quente, é muito divertido acompanhar o presidente do Instituto Vox Populi,o Sr. João Francisco Meira, sendo desmentido ao vivo,com toda a sua prepotência, pela band em rede nacional.Parece que seu instituto, assim como o Ibope e a Folha, erraram,de novo...