Cenário de indefinição

A eleição está indefinida. A pesquisa IBOPE (da pesquisa Vox Populi nem vale a pena falar, tendo em vista o vexame do primeiro turno) mostra um cenário de queda acentuada de Dilma e crescimento de Serra. No fim de semana sairá mais um Datafolha e aí serám possível especular se está ocorrendo uma tendência de ascensão de Serra e de uma queda constante de Dilma.

Dilma perdeu o ar triunfalista. Lula está meio desaparecido. Os aliados regionais (fora do PT) estão com um pé atrás. Aguardam mais uma pesquisa para decidir o que vão fazer. São oportunistas, estiveram com ela pois imaginavam uma vitória fácil no primeiro turno. Podem abandoná-la se sentirem que vai perder. Daí que é ridículo imaginar que ela representa a "esquerda" e Serra "a direita". Bobagem. São dois projetos para o Brasil e que vão necessitar desta geléia geral que é o Congresso Nacional. A questão é como irão se relacionar com a turma do "é dando que se recebe".

Para Serra é vital uma grande vitória em São Paulo (bem maior do que os 3 pontos do primeiro turno) e uma virada em Minas, onde perdeu feio de 46 a 30. Neste caso, o "homem providencial" é Aécio. Caberá a ele comandar esta virada.

Neste cenário, o debate do próximo domingo da Folha/RedeTV será fundamental. Se Dilma mantiver o ar agressivo (e pouco propositivo) é um claro sinal de que a eleição pode estar indo para o brejo.

  1. gravatar

    # por Armando Andrade - 14 de outubro de 2010 às 10:16

    Se, veja bem que estou involuindo no tempo em que perguntas foram "doadas à candidata" por programa de tv... acontecer, ou se, a postura virar tema de concílio ecumênico, já que de políticagem (temas desde meus idos....tempos de menino), acredito piamente que não são as palavras e nem promessas que impelirão (é o termo em democracia minúscula mesmo) o povo marionete, colocando a palma da mão por ninharias, acreditando que existam diabitrices em forma de cordeiros, onde o pontificado de Sua Alteza Real e Única faz e defaz, com o mesmo prazer de doar nossas reservas. O povo é lúdico e parvo! Armando Andrade

  2. gravatar

    # por Anônimo - 14 de outubro de 2010 às 10:47

    Professor Villa, gostaria de propor ao senhor um post sobre o caso do engenheiro Paulo "Preto". Até agora pouco se ouviu ou leu sobre isso na grande mídia. Logo quando surgiram os primeiros rumores sobre o caso da quebra dos sigilos e, depois, sobre o caso Erenice, o senhor nem pestanejou a comentar. Pois agora é hora de analisar qual serão as consequências da exploração deste caso pelo comitê dilmista. Pois, ao que parece, isso pode levantar uma sujeira...basta ver as reações dos tucanos, e de Serra principalmente, quando Dilma lançou o assunto.

    Obrigado

  3. gravatar

    # por Ana Estrela - 14 de outubro de 2010 às 23:54

    Marco Villa !!!

    Sinceramente vendo a propaganda eleitoral destes dias (rádio e TV), de fato é pura verdade dizer “a eleição está indefinida”. Acho que a “tendência” sinalizada é pouco consistente, ainda muito “levada” pelo gesto e fala recente, pela nova denúncia, pelo tom, pela reação... ainda é tudo circunstancial.
    Alguns personagens ainda não “tomaram” lugar nesta disputa, passaram no primeiro turno como figurantes, mas não assumiram nada depois do “grito de alerta” das urnas. Estou com expectativa da presença do Aécio, o que neste momento pode significar “além de virada”, um efetivo posicionamento nesta disputa.
    Os próximos dias serão fundamentais, para verificarmos como será encaminhado os projetos dos candidatos e suas prioridades nesta reta final desta primeira etapa. Sim, já que o presidente eleito terá que ir além das propostas, dos compromissos, terá assumir seu lugar, desbravar o apoio de aliados para construir uma realidade melhor e mais justa para o Brasil. Isto é que é desafio...

    P.S. Confesso prefiro quando comenta com mais isenção o "cenário do dia", mas pelo respeito, confiança e admiração que tenho sei que sabe o que está fazendo.

  4. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 15 de outubro de 2010 às 01:43

    Prezado Villa,
    Hoje o Serra esteve aqui em BH para um encontro que reuniu mais de 450 prefeitos de todas as regiões de Minas. Estavam presentes Aécio, Anastasia, Itamar, o vice Indio, Rodrigo Maia/Dem, muitos deputados eleitos e ex, vereadores, várias autoridades, a filha de JK-Maristela, que falou em nome da família apoiando a candidatura Serra e muita, muita gente! Inclusive eu. Pelo visto, a campanha vai deslanchar com muito entusiasmo e alegria em Minas. O jingle "Serra é do bem" foi cantado o tempo todo. Serra falou sobre a importância dos princípios na vida das pessoas e principalmente na condução do país. O discurso do Serra foi aplaudidíssimo! E foi chamado de Presidente por todos, o tempo todo. Havia uma empolgação geral! Foi ótimo!
    Se todo o entusiasmo e empolgação for revertido em prol da campanha o Serra está eleito! É a virada! AGORA É SERRA! PRESIDENTE DO BRASIL!

    FORA lulla! FORA dilma! FORA pt!

  5. gravatar

    # por Anônimo - 15 de outubro de 2010 às 17:10

    #2 por Anônimo - 14 de outubro de 2010 10:47. Há uma extensa entrevista do Paulo Preto (sem aspas e não haveria motivo de colocar aspas se fosse negro, índio, cafuzo, mameluco, crioulo, branco, pardo, lusco-fusco), na Folha.com. Aliás, todos devem ter lido, pois os comentários que estão colocando em caixas de blogs são muito semelhantes. Só falta perguntar lá na fonte das informações para serem copiadas e coladas, se há alguma foto do Paulo Preto persignando-se.

  6. gravatar

    # por Anônimo - 15 de outubro de 2010 às 17:18

    #3 por Ana Estrela-14 de outubro de 2010 23:54. O post fala em indefinição da disputa eleitoral. O que seria ser isento ao falar de uma eleição indefinida? As pesquisas, as colunas, os comentários em blogs etc. estavam sendo isentos até que deu o segundo turno. Ai ocorreu uma decepção total. Ser isento é ser a favor de quem?