Continua a indefinição
As pesquisas (e é sempre bom ficar com um pé atrás depois da eleição do primeiro turno, quando os institutos erraram feio) dão, em média, de 4 a 6 pontos a mais para Dilma. Lula fez ontem mais um comício na Zona Leste e durante a semana reapareceu na propaganda. Tudo indica que seja para ficar. Deve aparecer todo santo dia. É aquela história: pode ajudar ou prejudicar, neste momento da campanha (caso Dilma vença dirão que foi fundamental; se perder vão dizer que foi um excessivo protagonismo).
Já do lado de Serra foi crescendo o número de novos apoiadores. O candidato que parecia que seria derrotado no primeiro turno (no "Canal Livre" que participei, uma semana antes da eleição, o primeiro convidado, com base "em pesquisas", disse que ele seria fragorosamente derrotado......) transformou-se em participante no segundo turno em pé de igualdade com Dilma. Minas (e escrevi várias vezes sobre isso) é uma das chaves da eleição. O ato realizado esta semana em BH foi muito importante. Caso Aécio e seu grupo político consiga reverter (ou ao menos minorar) o quadro favorável a Dilma (no primeiro turno ela ganhou de 46 a 30), Serra já terá votos fundamentais. Em São Paulo, a diferença a seu favor tem de aumentar, para que ele tenha chance de vencer.
Seis pontos significam que basta crescer 3,1 para que suplante a adversária. Estas duas semanas serão de pura emoção. E o debate de amanhã, promovido pela Rede TV e Folha de S. Paulo, deve dar o tom desta fase final da campanha.
# por barbarah.net - 16 de outubro de 2010 às 09:12
Há um clima de comoção no ar!
Ainda bem que você existe.
# por barbarah.net - 16 de outubro de 2010 às 12:16
2005
Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto da nossa história nacional.
Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos.
Mangabeira Unger, ex-Ministro Extraordinário de Assuntos Extratégicos do Brasil
# por barbarah.net - 16 de outubro de 2010 às 14:54
Político e genial!
Youtube - TOMZÉ no programa do Jô - Atoladinha
# por Anônimo - 16 de outubro de 2010 às 15:03
Professor Villa, é muito importante que o Serra vença essa eleição. Caso a campanha terrível que Dilma Housseff, Lula e o PT estão fazendo saia vencedora, nunca mais conseguiremos ter uma vida institucional e política normal. Se o eleitor brasileiro aprovar o vale-tudo na política (mentiras, calúnias, baixo nível, uso de vida pessoal etc), esse será o padrão mínimo de campanha eleitoral daqui por diante. Quem não fizer o mesmo, jamais se elegerá para qualquer cargo executivo. O Brasil caminha perigosamente para uma crise institucional sem precedentes, com o apoio dos jornalistas pró-PT infiltrados na grande imprensa. Será que a Mônica Bérgamo não sabe que está fazendo jogo sujo para o PT publicando uma acusação sem provas, que pode ter sido plantada pelo PT?? Tomara que essa manobra de esgoto do PT se revele um tiro no pé, como o da Marta Suplicy colocando em dúvida a sexualidade do Kassab, na eleição para prefeito.
Fernando José - SP
# por Anônimo - 16 de outubro de 2010 às 20:09
É uma das coisas mais idiotas já realizada, dentro das idiotices já perpetradas. Já fizeram o mesmo com outras pessoas: quebra de sigilos, dossiês etc. É uma verdadeira usina de desconstrução. Mais uma vez cairão no próprio logro. Antes havia o medo da popularidade do presidente. Agora, não há mais medo. Assim, serão confrontados e perderão. Eles pensam que têm nas mãos os corações e mentes das pessoas. Vão saber, mais uma vez, que estão enganados.
# por Anônimo - 16 de outubro de 2010 às 20:11
A tática diversionista deles é desconstruir fazendo-se de vítimas de perseguição e de preconceitos. E logram transformar as vítimas em réus.
# por Anônimo - 16 de outubro de 2010 às 21:49
Toda a expectativa esta neste debate de amanhã. Tomara que nele seja possível ir além das denúncias, dos temas polêmicos, para apresentação das propostas, dos projetos político- social- econômico para o Brasil dos próximos anos. É bom acreditar no que disse...”duas semanas de pura emoção”, que seja pelo melhor para o povo brasileiro.
Quanto à presença do Presidente acredito continua "arriscado" para a campanha de sua sucessora. É algo novo na história política, portanto é vê para crê...
Não considero que Serra “transformou-se”, como disse e sim que “tornou-se” sem mesmo prever, fazer por onde, ter apoio necessário, mas de fato esta hoje é sua realidade, “participante no segundo turno em pé de igualdade” com possibilidade de ser eleito Presidente no próximo dia 31/10.
Minas - Aécio Neves tem e terá nesta reta final um papel bem maior que apoio ao candidato do PSDB e efetiva contribuição numa possível vitória.
# por Ed Carlos Ferreira da Costa - 18 de outubro de 2010 às 13:44
Villa não seja tão cruel com o Alberto Carlos Almeida, ele escreve uns artigos bons no excepcional caderno de cultura do Valor, mas como tem uma consultoria e até por obrigação junto aos clientes tornou-se um xiita em relação a pesquisas, afinal como é que ele vai vender seus serviços aos clientes??????????
Mais engraçado (tétrico na verdade) foi ver o Jairo Nicolau falando que a metodologia dele dizia claramente que Dilma seria eleita, e que seu sistema só não serve para prever a bolsa porque lá as mudanças são muito rápidas.
Não mostrei isso para as pessoas que trabalham em assets e corretora que conheço por pura vergonha, pois certamente EU viraria motivo de chacota.
Depois as pessoas perguntam porque as ciências sociais são tão desvalorizadas, também, ou são agroboys que nunca sairam de Ribeirão Preto e acham que conhecem o mundo, ou picaretas querendo vender serviços aos desavisados.
P.S: O melhor momento disparado até aqui foi ver a arrogância do dono do Vox Populi cair por terra.