Segundo turno?

A oposição tem 17 dias para obter mais 7% de votos, aproximadamente. Com isso consegue levar a eleição para o segundo turno. Impossível não é. O escândalo Eunice Guerra pode ajudar. Mas o fundamental é conseguir estes votos onde a possibilidade é maior: o estado de São Paulo. Foi assim, em 2006, com os aloprados.

Minas é um caso perdido. É possível até encontrar propaganda do Levy Fidelix, mas do Serra... Sem campanha a possibilidade da oposição crescer é muito pequena.

  1. gravatar

    # por André Henrique - 17 de setembro de 2010 às 02:35

    Lamentável o comportamento de Aécio Neves. Sem partido não há política. Aécio fechou as fronteiras de Minas pensando apenas em seu projeto pessoal e esqueceu da política partidária. Como FHC disse no começo do ano, se Serra perder, ambos, verão o partido (PSDB) desidratar.

    Eis o que escrevi: http://blogdoandrehenrique.blogspot.com/2010/09/as-pesquisas-eleitorais-estao.html

  2. gravatar

    # por Anônimo - 17 de setembro de 2010 às 09:37

    Aécio Neves jamais será presidente da República pois não sabe pensar em conjunto, pensar em nível de partido. Será sempre um político provinciano. Não entende que, ao trair Serra e alimentar o sentimento anti-paulista em Minas, está automaticamente se excluindo da possibilidade de se tornar presidente, pois o eleitorado do PSDB é grande em SP e jamais se esquecerá da sua traição em 2010. E sem ganhar em SP...
    Fernando José - SP

  3. gravatar

    # por Anônimo - 17 de setembro de 2010 às 10:35

    Antes do escândalo da Casa Civil estourar, as pesquisas Datafolha davam estabilidade de Dilma e pequena queda de Serra dentro da margem de erro. Difícil saber se tais momentos serão alterados de forma radical. Não é impossível que tal ocorra. Dilma apresentou viés de queda em segmentos de maior renda e escolaridade. Também, no Estado do Paraná e na capital Curitiba. E no DF, por exemplo. Porém, está muito forte em estratos de renda mais baixa e no Nordeste e apresenta menor rejeição. Contudo, os fatos ocorridos estão vinculando-se a ela e talvez pela primeira vez na campanha, a repercussão a coloca na defensiva nos meios de comunicação. No momento, encontra-se na defensiva. Está no centro do caso na Casa Civil. Caso isso reflita-se em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, pode ser o princípio de uma reversão de expectativas.

  4. gravatar

    # por Cid Luis - 17 de setembro de 2010 às 11:38

    Urge que se crie o mais rápido possivel o Estado do Jequitinhonha de Montes Claros.

  5. gravatar

    # por Lucas - 17 de setembro de 2010 às 12:18

    Aécio será o governador de Minas em 2014, eleito no primeiro turno.
    Presidente jamais. Sua atitude nessas eleições definiu sua real estatura.

  6. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 17 de setembro de 2010 às 13:29

    O Aécio não vale nada! Aqui NÃO tem propaganda do SERRA! Fui ao comitê central e em mais dois(um do trio e outro só dos "amigos do anastasia") e me disseram que até que tem material mas não é distribuído porque o Serra não tomou as devidas providências, pode?! Me deram vários adesivos que fiz questão de colar nos "carros da campanha", pois neles não havia nenhum do Serra! É um absurdo! Eles só pensam em eleger o anastasia.
    O PSDB deveria mandar o aécio se filiar ao pt, expulsá-lo do partido. Eles não tem projeto nacional, só pessoal.

  7. gravatar

    # por barbarah.net - 17 de setembro de 2010 às 16:07

    Cadê FHC na midia, todos os dias, apoiando Serra (ponto de interrogação) Ainda é o político mais repeitado do país. Acho...

  8. gravatar

    # por barbarah.net - 17 de setembro de 2010 às 20:57

    ops mais respeitado

    "O PSDB é minha casa, e não apenas vou permanecer nele, como estou lutando para dar ao partido uma bela vitória em Minas".(Aécio Neves)

  9. gravatar

    # por Anônimo - 17 de setembro de 2010 às 21:02

    Assim como a Dilma não viu as barbaridades cometidas ao lado de sua sala de trabalho, Serra também não enxerga os traidores de campanha. Em qual dos cegos devo confiar meu voto?

  10. gravatar

    # por Anônimo - 18 de setembro de 2010 às 08:20

    O DEM está sendo extirdo, o PSDB está minguando... A saída de Aécio vai deixar o PSDB de São Paulo, e mais: comandado pelo Alckmim, político sem expressão nacional. A política é assim. Quando da criação do partido, do rompimento com pmdb quercista, o PSDB prometi ser algo inovador, de centro esquerda... Mas deu azar, o FHC, pavão com é, engoliu corda do Clinton, da onda globalizante e fez a inserção da economia brasileira de forma expúria, subserviente.. Pior, colada ao PFF e incorporando o ódio que esse partido tras consigo (resquícios da ARENA - saudades do regime dos milicos. Só que esses caras fizeram um pacto com a mídia. Só que a mídia tem os mesmos sintomas da arena/pfl, e agora, Dem. Só que de forma bransa, sutil.. travestido de intelectualidade.. Sempre que cria algo, alguma insinuação descabida... recorre a academicos, intelectuais com formação na mesma escola conservadora, etc. E foi isso que levou a oposição para esse fim. E é aí que entra o Aécio Neves, político inteligente que nunca fez parte desse grupo paulita psdebista, tampouco do grupo demista (acm, agripino maia.. jorge..)Porque ele é difente dessa turma. Aécio é o único com visão, que tem clareza para fazer uma oposição consistente... reconhecendo erros do passado.. Contrários a factóides, jogo baixo, e que pode ser o novo líder da oposição num país que mudou apartir do governo Lula. Isso é claro. Serra percebeu tarde. Até chegou ao extremo, colocou Lula em seu programa. Para o povo, isso ficou falso... porque a turma dele bateu demais (contra proune,bolsa família,Pac, minha casa, minha vida, trasposição do S. Francisco, usina hidrelétricas, aumento do SM, investimentos.. gastos do Estado [ esse gasto a mídia bate todo dia - deseja choque fiscal]). E isso o povo não que quer... Quer um Estado desenvolvimentista, com gastos.. diminuindo as desigualdades que são enormes.. Quer reforma tributária, corrigindo esse sistema peverso que penaliza os mais pobres e é gentil com os mais ricos.. Isso o Aécio sabe fazer.. Ele é maior que o FHC, SERRA.. E mais: tem que isolar o DEM.. Esse aí tem que ser satélite.. para que a oposição seja parida de novo.

  11. gravatar

    # por barbarah.net - 18 de setembro de 2010 às 16:06

    Aliados de Serra tratam derrota como favas contadas

    -Aliados do candidato descrêem na hipótese de segundo turno
    -Tucano fez a conta e concluiu que não há tempo para virada
    -Seria preciso 9,4 milhões de votos...627 mil votos por dia

    17-9-2010-Josias de Souza-Folha

  12. gravatar

    # por Anônimo - 18 de setembro de 2010 às 17:55

    Amigos, isso não pode acontecer. Alguém tem que fazer alguma coisa prá que tenha o 2º turno... Agora, estou chateado; tem que prender esse cara do PPS. Vejam só o que ele fez!
    http://www.youtube.com/watch?v=1vZixNlEyNI

  13. gravatar

    # por Anônimo - 18 de setembro de 2010 às 23:06

    Tiririca vira febre na internet e ultrapassa Dilma, Serra e Marina no Google

    http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D56901%26Editoria%3D1193%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D137406627856%26fnt%3Dfntnl

  14. gravatar

    # por Anônimo - 19 de setembro de 2010 às 09:23

    Vi o link acima.. Serra tem que corrigir isso aí. Tirar esse Albano Franco do PSDB. O cara é candidato a governador e faz uma safadeza dessa. Esse cara é safado demais. Caos de expulsão.

  15. gravatar

    # por Fabiano - 19 de setembro de 2010 às 10:29

    Professor: Uma coisa é sua torcida, legítima, outra são os fatos, se por um lado o Serra tem a imprensa a repercurtir as ilações da Veja, do outro Dilma tem a credibilidade de Lula e nessa eleição esse contraponto tem muito peso.
    Como eu havia postado anteriormente aqui, 2º turno na presidência está muito distante, até para o Estado de São Paulo, ainda que pese o efeito manada de apoio a Lula que poderia favorecer Mercadante.
    Um abraço!

  16. gravatar

    # por Anônimo - 19 de setembro de 2010 às 12:47

    Os casos quebras de sigilos e favorecimentos detectados na Casa Civil, longe de simples ilações e torcidas, estão sendo confirmados por investigações da policia. São aspectos que extrapolam o processo eleitoral. Por serem crimes, as quebras de sigilos. E por serem total desprezo à moralidade na gestão pública, no caso da Casa Civil. E manada é termo utilizado para animais e não eleitores.

  17. gravatar

    # por Anônimo - 19 de setembro de 2010 às 13:02

    #10 por Anônimo - 18 de setembro de 2010 08:20. Análise precipitada e cheia de equívocos. A inserção brasileira na economia mundial foi realizada com acertos, estabilzando a economia e provocando a modernização do País. Está sendo subserviente agora, com uma política externa errática. Na economia, além de ajustes no câmbio, haverá necessidade de ajuste fiscal. Os gargalos da infraestrutura não foram sanados, indicadores educacionais ainda são fracos. Assim, poderão existir fortes obstáculos ao processo de crescimento da economia ao longo do próximos anos.

  18. gravatar

    # por Anônimo - 19 de setembro de 2010 às 13:11

    Lutando para levar o PSDB a uma grande vitória em Minas Gerais e no Brasil todo estão os simpatizantes que não fazem afirmações cheias de dubiedades. Afirmações que deixam mais dúvidas do que certezas. Só deixam, aliás, certezas para a campanha governista.Falta trabalho de campanha em importantes colégios eleitorais. Em caso de vitória, de virada, Serra estará mais fortalecido do que nunca. As tendências de reversão já estão sendo detectadas. As eleições só ocorrerão em 03 de outubro. Cantar vitória antes do tempo é apenas açodamento.

  19. gravatar

    # por Anônimo - 19 de setembro de 2010 às 16:22

    É, perdemos mais uma. O partido tá fragilizado em todos os estados, até em S.P e MG. Agora, esse caso de Sergipe foi absurdo. Temos que fazer alguma coisa. Esperar baixa a poeira e fazer-mos uma oposição sem essa ilações que a população não entende e que deixam dúvidas na gente. Ela sabe que corrupção existe desde a colonia. E que 98% da população saõ corruptores na rua, na fila do banco, do supermercado.. Sempre avança-se no espaço do outro, então.. Temos que mostrar um projeto de nação; um projeto que distribua renda, que assegure o emprego, melhora na renda. Fortalecimento da Petrobras, BNDS, BNB, BASA, eletrobras... Temos que arrumar o time e tocar em frente. E o Aécio Neves é importante nesse projeto. Representa o novo, o diferente. Ele é capaz de dialogar, sem raiva, sem rancor. E assim, vencer o próximo pleito.

  20. gravatar

    # por Anônimo - 19 de setembro de 2010 às 20:18

    Muito truncada a análise 17. A inserção da economia brasileira na nova divisão internacional no início da década de 90 foi expúria mesmo! O FHC, pavão... Achou que iria reescrever a história, ele e o Faleiros, e confirmar a tese maluca, de pseudo intelectual da teoria da dependencia... Pensava como no início do sec XX (marxismo primário) centro-periferia...e que países como o nosso estavam condenados a serem periferia. Então, surfou na onda globalizante, do mercado financeiro e acabou com pais... A herança é tão maldita que vai precisa mais 16 anos (nosso projeto era de 20). Mas já temos 12 e vamos necessitar de mais 16 anos prá arrumar a casa. Tal é a falta de infra, problemas seculares no sistema de saúde, educação, saneamento, mercado de trabalho.. Etc. Mas, o melhor foi a Política internacional desempenhada pele Itamarati. Digna de um prêmio NOBEL da paz para o metalúrgico que somente com o curso primário e de torneiro mecanico fez várias revoluções: diminuição da pobreza; mobilidade social; educação; emprego e melhora no poder de compra da população brasileira. Nas universidades pelo mundo afora, da Sorbone a Havard tem mais de 30 títulos de Dr honoris causa para Lula da Silva. O homem ainda faz outro feito: elege a primeira mulher presidente do Brasil. Vai ficar na história como o presidente que mais construiu universidade, escolas técnicas, tirou 50 milhoões da probreza; passou 40 milhões para classe "c"; dobrou o SM; fez o maior programa de moradias da história; Petrobrás (3ª maior empresa mundial - faturamento maior que o PIB argentino); revolução na agricultura familiar; melhorou o poder compra do brasileiro que viaja de avião, usa celular, anda de carro novo; BNDS, 2º maior banco estatal do mundo (perde para o chinês) gerou 14 milhões de postos de trabalha com carteira de trabalho assinada (inversão do projeto fernandista que precarizou o emprego e colocava a culpa pelo desemprego no trabalhadou - chegou a cunhar um conceito europeu, "empregabilidade" para explicar tal malvadez do modelo que excluia o trabalhador do mercado de trabalho). Olha, tem tanta coisa.. que eu passaria o dia todo. Mas o povo, o brasileiro é sabedor disso, e por isso o elegeu duas vezes e agora elege Dilma com a maior maioria, desde a primeira república. Nunca visto antes da história desse país.

  21. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 20 de setembro de 2010 às 03:36

    Prezado Prof. Villa,
    A corrupção está no DNA do pt, não tem solução! Este caso é "apenas" mais um dentre vários já acontecidos e que "para azar delles" tomamos conhecimento. A culpa pelas propinas não é delles ,é da imprensa golpista e de "denuncismos" da oposição. Estou morrendo de dó da ereni6%! Tadinha, né! A família toda vai ter que passar a viver do "bolsa família", pois estão todos desempregados. E o golpe do maridão, viu só que jogada de mestre! O cara entra sem um tostão e sai com 100MILHÕES! Na casa covil só têm gênio, dentro e fora da garrafa de 51...Essa gentalha têm que ir é para a cadeia. No Planalto, o lulla proibiu aquela música..."se gritar pega ladrão! não fica um meu irmão"!

  22. gravatar

    # por Anônimo - 20 de setembro de 2010 às 11:12

    #20 por Anônimo - 19 de setembro de 2010 20:18. Não precisa ficar o dia todo. É desnecessário, pois, não teria muito assunto a colocar, exceto uma catilinária salvacionista e fora da realidade. Agora é o momento. E muita gente está-se perguntando o que realmente mudou. Por exemplo, os recursos utilizados em consumo e alardeados como salvadores da economia, têm fonte em financiamentos e empréstimos pessoais onerosos. Terão de ser pagos. O mesmo para a produção: os recursos do BNDES tem grande parte transferida pelo Tesouro, aumentando a dívida e seu carregamento. Terá efeitos fiscais fortes e ainda não foram explicados e dimensionados pela Fazenda e Tesouro. Assim, na realidade, há mais coisas a serem explicadas do que comemoradas. E todo mundo sabe disso.