O julgamento do mensalão
De acordo com a reunião de hoje do STF (importante: sem a presença do Lewandowski - sempre ocupadíssimo, estava viajando), o julgamento começa dia 1 de agosto.
Primeiro, Lewandowski, ministro revisor, tem de entregar o seu relatório. Diz que fará até o final do mês. fará no último dia último dia útil, 29, dia de São Pedro. Depois deve pular fogueira e dançar quadrilha. Conseguiu o que queria: atrasar o julgamento. Joaquim Barbosa, ministro relator, entregou seu relatório em dezembro. Lewandovski levou 6 meses para simplesmente fazer a revisão.
De a 14 de agosto serão 9 sessões para as sustentações orais. Uma só para a leitura do relatório de Barbosa. Gurgel deve ocupar 5 horas para sua sustentação. Sobram 7. São 38 réus. cada defensor pode falar até 1 hora. Se ocuparem todo o tempo serão 38 horas. Vão estourar em 3 horas, pois se sobraram 7 sessões e cada uma é de 5 horas, perfazem um total de 35 horas.
A segunda etapa começa no dia 15 de agosto. É o julgamento propriamente dito. Aí serão 3 sessões por semana. Não vai causar admiração de cada ministro ocupar uma sessão de 5 horas cada. Neste caso, o julgamento irá até a segunda quinzena de setembro. lembrando que Cézar Peluso se aposenta no dia 3 de setembro.
E Tofolli, vai votar? Não está impedido?
Certamente o julgamento e o resultado vai estar presente na campanha eleitoral municipal, especialmente dos grandes colégios eleitorais. Teremos muitas emoções até lá.
# por Mara Montezuma Assaf - 7 de junho de 2012 às 10:07
Talvez a falta de pressa de Lewandowski em revisar e entregar o relatório do mensalão se explique pelo fato dele ser oriundo de São Bernardo do Campo...e de ainda ter residência no mesmo município, tal como seu amigo de fé, irmão, camarada...Lula da Silva.
# por Anônimo - 7 de junho de 2012 às 11:40
Villa
Lewandowski está ocupado com a produção do relatório.Por isso não pode comparecer...[/ironic]
# por Mara Montezuma Assaf - 7 de junho de 2012 às 11:53
O que eu soube é que mais do que trabalho de revisão,ele está redigindo um relatório em paralelo ao do Joaquim Barbosa...com certeza para livrar a cara do Dirceu, Delubio et caterva! Para mim não basta que o julgamento se dê ainda este ano...mas que seja feito com um mínimo de isenção...hum...acho que é esperar demais!
# por Anônimo - 7 de junho de 2012 às 16:56
Tem gente comemorando a definição da data como uma derrota do Lula. Será??? Eu não consigo mais ser positiva em relação do Brasil pós-PT. Somando a "agilidade" do Lewandowski, com esse mistério todo sobre o que sairá dessa sua longa revisão, aposentadorias, falação pelos cotovelos... veremos que eles vão empurrar o julgamento para o ano que vem.
# por Anônimo - 7 de junho de 2012 às 18:58
Analisando o q vc MV fala e escreve e fato que vc tende politicamente pro lado da oposiçao. Tenta desmoralizar a justiça juntamente com o PT. As coisas erradas do PSDB vc nem toca no assunto. Assim, infelizmente, tendencioso como esta sendo, nao da pra ver o jornal da cultura mais, nao ha credibilidade em seus comentarios. Voce segue a imprensa suja. Adeus.
# por Anônimo - 7 de junho de 2012 às 21:09
Lula vive afirmando que o mensalão não existiu. Pois bem então por que tanto medo do julgamento? Se eles são inocentes deveriam querer que o julgamento fosse logo. As investidas para adiar o julgamento ´e sem duvida confissão de culpa. Resta a sociedade brasileira ficar de olho na isenção do julgamento, pois sem duvida os juizes soferão muitas pressões.
# por Mara Montezuma Assaf - 8 de junho de 2012 às 08:11
Qual é o problema de um cidadão tender politicamente para um lado? Nossas escolhas são definidas por quem , além de nós mesmos? Tachar de tendencioso quem não regurgita a cartilha do partido...que chama de imprensa suja aquela que não não diz amém ao PT/LULA, justamente alguém que se esconde atrás do anonimato #5...é meio paradoxal...Quem dá a cara para bater pode tender para o lado que bem quiser!E não sou advogada do MV...somente não consigo mais ficar calada depois de ver tanta desfaçatez por parte de uma militância covarde.
# por Anônimo - 8 de junho de 2012 às 10:03
NÃO ACREDITO QUE HAVERÁ PUNIÇÃO PARA QUEM REALMENTE MEREÇA. PURA ENROLAÇÃO, TEATRO MUITO BEM ARMADO. PODERÁ ATÉ SOBRAR DE FORMA LEVE PARA TERCEIROS, COM UM ÓTIMO DEPÓSITO EM CONTA CORRENTE.
HAVERÁ GRITARIA, AÇÕES NA JUSTIÇA, PASSEATAS(??) E TUDO CONTINUARÁ TRANQUILO, COMO SEMPRE. O MENSALÃO FOI UMA ILUSÃO DE ÓTICA DE ALGUNS. FIQUEM TRANQUILOS, A HISTÓRIA DO PT NÃO SERÁ MANCHADA.
AH...SENHORA MARA MONTEZUMA, SÓ UMA COISA. A SENHORA JÁ OUVIU FALAR EM LIVRE ARBÍTRIO? LIBERDADE? ENTÃO TÁ! EU PREFIRO O ANONIMATO, CERTO? ALIÁS, O SEU COMENTÁRIO, O QUAL EU RESPEITO, NÃO DISSE NADA SOBRE ESSA EMPULHAÇÃO. GOSTARIA DE SABER DA SENHORA A SUA OPINIÃO SOBRE O MENSALÃO, OK?
# por Anônimo - 8 de junho de 2012 às 10:20
Se os larápios do dirceu , dellubios e outros não saires presos, cabe ao povo brasileira sair as ruas. Não dá mais para sustentar essa corja de vagabundos estatais e ladrões nesse pais.
# por Mara Montezuma Assaf - 8 de junho de 2012 às 12:23
Escrever em caixa alta como se estivesse gritando...para quê? Não sofro de surdez. Meu comentário refere-se à sua crítica qualificando o texto de MV como tendencioso e sem credibilidade. Quanto ao que eu penso do mensalão ( que não é farsa)...ou sobre corrupção em geral, te afirmo que faço parte de um grupo apartidário cujo escopo é criticar corruptos onde quer que eles se achem. Os membros do grupo POR UM BRASIL MELHOR não privilegiam políticos segundo seus partidos...mas eu afirmo que quem institucionalizou a corrupção quem sempre existiu foi o PT quando Lula resolveu "legalizar" a impunidade.Este é o legado maior de Lula da Silva!
# por Carlos - 8 de junho de 2012 às 14:20
Parabens Vila,
E quero lembrar a leitora Mara Montezuma Assaf que petralhas são isso aí, mesmo. Verdades para eles ou são meras suposições ou são mentiras. Fato é que vivemos a falsificação plena da democracia. Perdeu-se o medo coletivo da tirania. Nem mesmo os exemplos históricos de saques ao patrimonio público, descuprimento de contratos, desrespeito às leis e das experiências tiranas de esquerdopatas parecem acordar essa massa ignara, militante ou dependente de politicas publicas escravagistas. Esse Brasil conduzido por Dilma e o PT do apeDELTA caminha para o mais abslotuo caos. Na economia apontam o dedo para o abstrato, criam oinimigos invisiveis e já fizeram soar os clarins dos apocalipse se auto-vitimando e com medidas pontuais de protecisonismo bocó que não se sustentam sequer no curto prazo . No plano das liberdades, as ameaças são antigas e continuadas. No da moral e bons costumes, temos visto a criminalização das virtudes e a autorização legal pró-prática dos vícios, numa abjeta inversão de todos os valores. Escrotismo puro. Vão livrar a cara dos mensaleiros, até por que o STF está coalhado de ministro petistas que, por origem e partidarismo, ignoaram a letra da lei quando o apelo social ou causas são mais nobres e de interesses coletivos e se sobrepõe a pequenos grupos. Já era.
# por Anônimo - 8 de junho de 2012 às 14:29
Senhora Maria Montezuma saiba que o melhor dia da minha vida ocorreu em 27 de outubro de 2002 quando o Lula enfim foi eleito presidente da nação brasileira. Como estamos em uma democracia exijo que a senhora respeite a minha opinião!
# por Ana Lúcia K. - 8 de junho de 2012 às 15:20
Prezadíssimo Villa,
Com sua licença, faço minhas as palavras da Mara e do Carlos.
Vcs escreveram tudo! Assino junto com vcs.
Quanto a frase "...a história do pt não será manchada" - é, com muita certeza, a melhor piada que leio desde 2003.
# por Blog Católico do Leniéverson - 8 de junho de 2012 às 18:07
Eu quero explicar ao anonimo, que o anonimato ou uso de pseudônimos é a forma mais covarde de debate.Se você quer defender um pensamento, bote sua cara a tapa, meu caro.Quem não deve não teme.Se você prefere continuar com essa questão, desde já saiba que perde muito com isso.Ninguém é obrigado a pensar como você, e me entenda, arrogância intelectual sugere que usa armas erradas para discutir um assunto.Entre a mediocridade e a petulância, entre a emburrescência do ser e a militância a uma causa de mau gosto, há uma distância muito próxima.Se você insiste com essa postura, não dê uma de que está crente que está abafando, pois isso é uma piada.Não me leve mal, mas existem coisas e comentários que beiram ao ridículo e tu faz parte disso com força.
# por Anônimo - 9 de junho de 2012 às 15:03
Ivan Lessa escreveu que a cada 15 anos o Brasil esquecia o que tinha acontecido nos últimos 15. Lessa é um otimista incorrigível.
Saudades dele...
# por ARIOVALDO BATISTA - 9 de junho de 2012 às 19:23
Apenas mais uma farsasinha do "faz de conta" que acompanha a história política do Brasil, desde a colonização pelos portugueses, que como os franceses e espanhóes, interessava mais as 'cortes' do que as próprias nações.
arioba
# por Anônimo - 10 de junho de 2012 às 11:44
O opçao em nao se indentificar ( ``anonimo ´´) é do dono do site. Cada um e livre pra escolher. O que vale sao as ideias defendidas por cada um e nao a autoria. Eu tbem acho esse cidadao mto parcial. Beira ao ridiculo seus comentarios.Cala-se frente as sujeiras de um partido que tambem e podre e joga no ventilador tudo de podre do outro partido. Claro que cada um tem liberdade pra escolher a bandeira politica, isso e justo.Na frente de uma TV que se nao me engano e Tv publica os fatos sujos devem ser comentados dos dois lados e isso nao e feito por esse sejeito.
# por Mara Montezuma Assaf - 10 de junho de 2012 às 12:37
Eu respeito quem votou no Lula.Só não respeito aquele que tenta tirar a credibilidade de um texto porque ele não bate com a ideologia da cartilha.
Respeito...mas exijo o mesmo respeito por não ter votado no Cara, por não me calar diante dos atos de corrupção deste governo...por exprimir minha opinião já que a Constituição me garante este direito. Pelo menos por enquanto...