Rigor de Dilma é pura fantasia
Saiu hoje no Estadão:
Para historiador, rigor da presidente é 'pura fantasia'
Marco Antonio Villa diz que ritmo de projetos do governo deixa claro que fama de boa gestora de Dilma é só propaganda
A ideia de que a presidente Dilma Rousseff é uma boa gestora, como anunciam seus aliados e indicam as pesquisas de opinião, "decorre não de seus méritos, mas da baixa consciência política dos cidadãos", afirma o historiador Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Para ele, "não faz sentido considerar boa gestora uma presidente que está permanentemente em conflito com sua própria equipe, afastando auxiliares e, ao mesmo tempo, deixando de ir até o fim na apuração das denúncias".
Essa mistura de má gestão com alto prestígio ocorre, segundo ele, "porque o Brasil é um país que foge inteiramente dos parâmetros". A participação política dos cidadãos "é mínima e vive de espasmos, depois dos quais tudo volta logo à rotina", acrescenta. Villa entende que, à parte o ato formal de se votar em eleições, a democracia "ainda está muito longe de se consolidar no País".
Dizer que a presidente é uma grande gestora, diz ele, "é apenas mais uma invenção do PT". Sua visão do petismo é que, assim como o partido inventou a falsa ideia de que foi o primeiro partido de trabalhadores, agora inventou que Dilma é uma grande gestora. "O PT tem conseguido construir sua própria história política, porque é o partido das invenções", conclui.
Villa menciona desde iniciativas "importantíssimas" que foram para a geladeira, como o trem-bala, até projetos prioritários como a construção de creches, que praticamente não saiu do papel, além do ritmo lento do Minha Casa, Minha Vida, como "exemplos de uma gestão confusa e ineficaz", que deixam claro que "sua fama de boa gestora é só propaganda". A entrega das creches "revela, se não o desinteresse, a incapacidade do governo, e a construção de casas vai aos trancos e barrancos. Mas, do outro lado, o BNDES repassou bilhões a grandes empresas, para iniciativas nem sempre prioritárias".
O historiador descreve como "pura fantasia" a ideia de que Dilma é "muito rigorosa" nas cobranças. "Se fosse, já teríamos gente punida, e a punição tornada pública, na leva das demissões por escândalos que atingiram seis ministérios." Ao contrário, o que se viu, conclui, foram "elogios incabíveis aos demitidos" nas cerimônias de troca.
# por Rose - 30 de janeiro de 2012 às 13:22
Faço um apelo, vozes isoladas não resolve nada, quem está patrocinando um verdadeiro colapso na sociedade e nas instituições agrega grupos fortíssimos, organizados, unidos e preparados para vencer qualquer obstáculo.
Precisamos de um movimento que promova uma interação entre lideranças importantes e cidadãos que estão voluntariamente nesse combate, porém invisíveis.
O Brasil vai afundar não só por causa da corrupção, da banalização do crime e da contaminação da população a essas práticas, soma-se a isso a mediocridade generalizada.
Hora de colocar as palavras em ação.
# por Joaquim - 30 de janeiro de 2012 às 13:32
Leitores,
Dilma está aprovada de 60%, maior ainda que seu genitor
http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/01/dilma-tem-aprovacao-superior-de-lula-no-1-ano-aponta-datafolha.html
Brasil fica em 99º de 179 países em ranking sobre liberdade de imprensa
http://m.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-fica-em-99-em-ranking-sobre-liberdade-de-imprensa,827115.htm
Pronto. Ainda deixo um sorrizinho de brinde :)
E a Argentina, que está acima de nós no ranking? Aiaiai, tou é lascado!
# por Rose - 30 de janeiro de 2012 às 13:34
Não precisa publicar, mas apresento um movimento que está atuante na internet, mas nada que fazemos repercute, por isso fica a impressão que ninguém se importa: http://www.passeatavirtual.net.br/
# por Anônimo - 30 de janeiro de 2012 às 13:39
Uma hora esse castelo de areia (sem alusão ao Temer) vai cair, ou ser levado por uma onda, mesmo que fraca.
# por Ana Paula Paiva - 30 de janeiro de 2012 às 15:02
O país que não tolera corruptos. Coisas assim saem na imprensa internacional. Recentemente, o periódico Fox News Latino exaltou a política anticorrupção da presidente Dilma Rousseff. O Brasil é visto de fora como um Estado social justo e exemplo de boa gestão macroeconómica. Sendo assim, tudo me leva a crer que eu vivo em Marte e não percebo absolutamente Nada de política. Pois o Brasil ético, justo e moral que enche os 'jornalões' não é a República Federativa do Brasil.
Verdade seja dita. Eu gostaria que o meu país fosse esse Brasil que a imprensa internacional, e não só, pinta. Eu gostava que a presidente Dilma Rousseff fosse a gestora linha dura que enche os tablóides do mundo. Mas infelizmente o meu país não é esse BraZil internacionalizado.
A República Federativa do Brasil se tornou um Estado débil, submisso a influência de grupos de interesses e incapaz de cumprir as suas funções sociais. Uma verdadeira partidocracia. Para não dizer Cleptocracia!
# por Anônimo - 30 de janeiro de 2012 às 16:29
Caro professor desde quando é função do Chefe do Executivo fazer apuração de denuncias??? existe outro poder chamado judiciario o senhor sabia?
# por Anônimo - 30 de janeiro de 2012 às 17:50
Realmente, o que exalta Dilma e a falta de politização do povo brasileiro. De outra parte as instituições são uma simples aparencia de democracia, diz representar o povoa, mas defende unicamente emendas que os beneficia.
Ainda hoje não entendo nessa democrocia a imprestabilidade do voto branco e nulo. Ora não existindo candiato com valores morais, eticos e de ficha limpa, não se vota no menos pior, vota-se em branco e convoca-se nova eleição.
# por Anônimo - 30 de janeiro de 2012 às 18:17
Se a Presidente Dilma fosse essa fonte de virtudes que se vende ao pobre e despolitizado povo brasileiro, a primeira coisa que deveria fazer é respeitar a CF, contudo não o fez, quando, ao tomar posse, nomeou como seu assessor, um representante do Ministério Público do Acre, ao arrepio do art. 128, paragrafo 5o. inc II, alineas D e E.
Cabe ainda indagar o que fez o CONSELHO SUPERIOR DO MINISTERIO PÚBLICO ? Resposta: alterou seu regimento interno, como se isso tivesse o poder de revogar a Constituição Federal.
QUE DEMOCRACIA É ESSA ?
# por Anônimo - 30 de janeiro de 2012 às 19:10
Os brasileiros que raciocinam, precisam ter em mente que se algum ministrinho incompetente, foi retirado do ministério que a madame satã compôs ou manteve, não foi devido a nenhuma atitude dela, e sim à ATITUDE DO POVO, que demonstrou TER O PODER e exigiu A RETIRADA DELES!!
Gente, raciocinem: essa mulher NÃO FEZ FAXINA ALGUMA, ao contrário: ela protegeu esses malandros disfarçados de ministros, enquanto LUTAVA CONTRA A OPINIÃO PÚBLICA, só cedendo quando se viu SEM OPÇÃO.
Não COROEM QUEM NÃO MERCE A COROA!!! Essa vitória FOI NOSSA!! NÓS VENCEMOS O PROTECIONISMO! ACORDEM PARA ISSO!! NÓS PODEMOS! NÓS TEMOS A FORÇA!!
# por José Carlos - 30 de janeiro de 2012 às 21:22
Olá Villa,
Encaminhei e-mail para um amigo nos seguintes termos:
"Política no Brasil funciona como o futebol.
O Executivo (Palácio do Planalto), cheio de bandido, chuta o escanteio. O Legislativo (Congresso Nacional) cabeceia na área, só cabeceia de leve. O Judiciário (Supremo Tribunal Federal), míope, leva um tremendo frango. A Mídia Marron/Chapa Branca grita Gooolaaççooo! E todos eles ganham salários de craques!!!!! Brasil !!!!!!!!!!!!
Se tiver algum e-mail do historiador Marco Villa, por gentileza me forneça. Esse não leva frango. É goleiro dos bons!
Só não sei até quando vamos sobreviver dando bordoada desse tanto..."
Ele me forneceu este seu blog.
Mande bala daí que eu completo daqui!
Abraços,
José Carlos
Escritor e Blogueiro Zé Salamargo
Lages SC
# por Anônimo - 31 de janeiro de 2012 às 00:03
Villa,chega a ser patético o seu rancor contra a Presidente.Tenha coragem e diga alguma coisa positiva que Dilma fez.Chega de querer fazer da população manobra de massa,achando que quase 90%da população está errada e apenas10%esteja certa.Isso era possível na época da ditadura militar,com a imprensa cerceada de exprimir opiniões.Tá cansando este rancor que você tem contra Dilma.Afinal em sua opinião,ela não fez nada de positivo?A maioria esmagadora está equivocada?è impossível Villa!Tenha humildade e cite pelo menos uma coisa positiva na administração de Dilma.
# por Anônimo - 31 de janeiro de 2012 às 08:37
Corrupto não é só quem exige ou recebe dinheiro. É quem mente, inventa, distorce a realidade. Mas tambem quem violenta a etica a moralidade as leis, encobre a mentira o esconde a verdade.
# por Joaquim - 31 de janeiro de 2012 às 09:27
Anônimo #11, a Dilma fez algo muito positivo na minha modesta opinião sim: ela deixou de usar aquela peruca ridícula.
Estou falando bem sério, de verdade.
Veja bem: caiu mais um agora pouco e a madama deve estar brincando de tomar sol no balneário de Varadero, que é principal polo turístico de Cuba.
Tadinha!
# por Joaquim - 31 de janeiro de 2012 às 10:18
Ministros de Dilma gastam mais do que os de Lula com jatinhos
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1041575-ministros-de-dilma-gastam-mais-do-que-os-de-lula-com-jatinhos.shtml
Só o Haddad gastou 2,88 milhões com jatinhos em três anos...
# por Fernanda - 31 de janeiro de 2012 às 11:14
Joaquim #13
Você ainda achou alguma coisa. Eu não consigo achar nada de positivo, e olha que procurei bastante.
# por Anônimo - 31 de janeiro de 2012 às 11:19
Há vinte anos, o brasileiro não tinha segurança,justiça, educação e saúde pública. Hoje o brasileiro continua não tendo , mas tem em casa uma geladeira, uma tv tela plana e um micro ondas. Isso é populismo e seu final é economia capenga e alta inflação. Estamos seguindo os passos da argentina.
A dilma, assim como a cristina, fazem pose de estadistas mas, reformas estruturais que é bom, nada.
# por Dawran Numida - 31 de janeiro de 2012 às 15:29
Anônimo-31 de janeiro de 2012 00:03.
Interessante que os 10% estejam errados por não acharem certo a economia com inflação de 6,5% e evolução do PIB, no máximo, 3%, em 2011. E tais indicadores podem repetir-se em 2012. Ou os gargalos nos portos, aeroportos, deterioração das rodovias federais, malversação de recursos públicos? São aspectos que podem ser avaliados e criticados sim. Não há a menor possibilidade de ocorrer censura sobre quem não segue o ufanismo do governo. E não há mais lugar para culto à personalidade.
# por Anônimo - 31 de janeiro de 2012 às 18:39
Realmente Dilma tem lampejos de bom senso, de resto segue a cartilha do PT, que inclusive deixa de cuidar de nossos pobres para dar dinheiro a Cuba .
Só que o mundo esta mudando rapidamente, o avanço da ciência e da tecnologia vai reduzir cada vez mais postos de trabalho. Precisamos buscar meios para diminuir nossos custos públicos, entendo que deveríamos começar pelo legislativo, não permitindo que sirva de meio de vida. Nesta oportunidade aguardo uma visita ao site eustopia , e um comentário do Villa.
# por Anônimo - 31 de janeiro de 2012 às 18:46
O pt não deu continuidade ao modelo do PSDB, isto não é verdade, mudou completamente os rumos que os liberais tucanos implantaram no seu governo que era pautado pelo pensamento do estado mínimo, mudou radicalmente sua política de comercio exterior ampliando o leque com paises ate então menosprezados, deu ao banco central autonomia e poder regulatório que foi fundamental em época de crise, não deu sequencia em privatizações com valores absurdamente baixos em licitações no minimo suspeitas, e enterou uma politica cambial irresponsável ao extremo, iniciou uma valorizaçao do salário mínimo que fortaleceu o mercado interno há muito não visto, numca fui petista mas entendo que eles acertaram mais que o governo tucano, na verdade o PSDB esta morrendo agonizando na sua arrogancia ja conhecida e a falta de rumo alternativo a um governo com bom apoio popular, O virtuoso homen público que foi Franco Montoro deve estar se remoendo no Túmulo
# por Anônimo - 31 de janeiro de 2012 às 19:13
Caro professor Villa gostaria que o senhor que é um estudioso sobre o Brasil cite um chefe do executivo que tratou denuncias de corrupção com rigor, só um! FHC tratou? e o Lula tratou? e nas esferas estaduais, o senhor Alkimin foi rigoroso com alguma das inúmeras denuncias de corrupção em são paulo, e o Kassab na prefeitura pediu apuração de alguma coisa! talves em outro estado, município ou planeta! diga apenas um!!
São todos engessados por um sistema politico leviano, anacrônico e sem pudor algum
# por Joaquim - 1 de fevereiro de 2012 às 13:58
AO #19, Mr. Anônimo.
Países menosprezados? Filhão (ona), o Brazilzão ULTRA NEOLIBERAL fascista do titio Lulla só quer os mineirais africanos, como qualquer outro país do nosso naipe.
Essas chamadas "alianças" que o bandidaço foi lá cultivar são puramente comerciais e, porque não, imperialistas. Só você e uma massa anestesiada e cega que não enxergaram e conseguiram fazer um esforço meteórico e enxergar o mallandro do sertão como um novo messias.
E espere até o seu amado pt privatizar os aeroportos porque não darão conta jamais da demanda. E eles tão privatizando deus e o mundo aí fora, jovem, é só ler as notícias como essas abaixo. É só desejar ver.
http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/2010/10/16/as-privatizacoes-do-pt-e-as-demais/
http://rio-negocios.com/com-privatizacoes-dilma-quebra-tabu-no-pt-2/
# por Anônimo - 2 de fevereiro de 2012 às 19:25
Para O Sr Joaquim; Acompanho o blog á algum tempo e concordo com várias análises do professor Villa, mas nem todas. As prerrogativas fascistas foram apresentados na última campanha pelo candidato Serra isto é fato, levantou tópicos como aborto, flertou com radicais da igreja católicas e seus santinhos, etc. Quantos as relações comerciais somente um ingênuo neste campo pode achar que os interesses nacionais de qualquer pais envolvido numa negociação não seja defendido, não existe benevolência nesta área é assim em qualquer pais do mundo, vide o protecionismo dos EUA ou União Europeia, Numca amei o pt, não análiso politica de forma apaixonada ou partidária, apenas enxergo que o PT acertou mais do que os tucanos em áreas como política economica, social e comercio exterior mas deram continuidade ao fracasso dos tucanos em educação fundamental e infra-estrutura, também não sou contra as privatizações desde que não seja feita de formar irresponsável como as considero no período Collor e FHC, tambem não gosto de tratar um chefe de Estado com termos chulos principalmente quando este nunca teve uma condenação criminal como é o caso do Lula ou FHC, por fim não sou seu filhão, não sou jovem e também não leio o estadão, prefiro outros veículos que considero mais antenados com o panorama atual