Oposição sem rumo - Comentários dos leitores do Estadão


‘OPOSIÇÃO SEM RUMO’

Certamente grande parte dos leitores e eleitores, como eu, concordam com a opinião do historiador Marco Antonio Villa sobre a falta de rumo da oposição, no artigo de 28/1/2012 (página A2). É desalentador ver políticos importantes permanecerem omissos e sem atitude no campo da oposição, como por exemplo, o ex-governador Aécio Neves, mesmo com tantos indícios e provas de má gestão administrativa nesses últimos 9 anos de governo petista. Lembro que há bem pouco tempo atrás, estes que hoje governam o país, por muito menos aterrorizavam o governo com CPIs, mobilizavam a população e sindicatos com protestos e paralisavam o Congresso Nacional. E conseguiram o poder. Parece que o PSDB não exerce sua função oposicionista por algum pacto secreto com o governo ou por alguma razão obscura a nós simples cidadãos. Será que o PSDB tem algo muito grave a esconder? PSDB, esqueceram que foi no governo do PSDB que as condições básicas necessárias de governança do atual governo foram criadas? PSDB, esqueceram a vergonha do mensalão? PSDB, esqueceram do Brasil? O pior de tudo é que não vejo surgir novos políticos que possam exercer com dignidade e de forma salutar o papel da oposição numa democracia. Só nos resta se indignar.

Fernando Henrique Moura taicoca@hotmail.com
Aracaju

*
ALTERNATIVAS POLÍTICAS

Até concordo com a opinião e os fatos narrados pelo prof. Marco Antonio Villa, em artigo de sábado no Estado, em que constata a obviedade de que a oposição política está sem rumo no Brasil. Ocorre que ele centra seus comentários sobre Fernando Henrique Cardoso (talvez o político responsável pela perplexidade atual em face de sua luta pela própria reeleição quando presidente da república, com a aprovação da emenda constitucional, o que abriu a possibilidade para que o PT dela soubesse se aproveitar muito bem). Mas FHC está fora da política e sua influência é cada vez menor, de maneiras que a oposição hoje dele não pode depender. A verdade é que não há oposição porque não há líderes que consigam minimamente empolgar nem sequer a parcela esclarecida da população, e, obviamente apresentar alternativas de política para o País.

Ademir Valezi valezi@uol.com.br
São Paulo

*
MARCO ANTONIO VILLA

De forma resumida e serena, fez um resumo do previsível futuro do Brasil.

Gilberto Magnani gilmagnani@hotmail.com
Santos

*
DECEPCIONADO

Excelente análise do prof. Marco Antônio Villa sobre o PSDB que perdeu seu rumo faz tempo. Faltou acrescentar que FHC não conseguiu sequer encaminhar sua sucessão pelo excesso de vaidade. E o Serra, nos seus artigos, só destila ressentimentos. É um partido que só tem "cardeais". Falo na qualidade de quem votou, por muitos anos, nos seus candidatos. Estou profundamente decepcionado como muitos outros.

Renato Bernhoeft renato@hoft.com
São Paulo


  1. gravatar

    # por GRAÇA NO PAÍS DAS MARAVILHAS - 31 de janeiro de 2012 às 14:09

    PROF Marcos VILLA, PSDB-PT são duas faces da MESMA MOEDA. Lembrar que foram FHC E AECIO, conforme BOB JEFFERSON, e não desmentido, que EVITARAM O impeachment do LULA...
    Gosto muito desta definição de tucano : " Tucano é um petralha que conseguiu ler um livro até o final e entendeu o conteúdo".
    FHC- LULA-AECIO assinaram o DIALOGO INTERAMERICANO, um tipo de carta de corso..É TRISTE mas é isto!

  2. gravatar

    # por Dawran Numida - 31 de janeiro de 2012 às 15:16

    A julgar bem, pelo fato de que, se não encontra obstáculos, o governo é que está na berlinda. Na economia, inflação e baixo crescimento. Na politica externa, indefinições. Na Saúde e na Educação, fracassos no SUS e no Enem. Na Infraestrutura, gargalos em portos, aeroportos e deterioração da malha rodoviária federal. Isso só para ficar em poucas áreas onde há inoperância. Exceto em situações imediatistas de alocação de áreas sensíveis do Estado: 38 ministérios e mais de 20 mil assessores de administração superior, resultando uma máquina pesada e cara.
    As oposições precisam realmente representar mais de 40 milhões de votos. Os votos que foram dados à chapa de oposição em 2010. Embora caiba a elas entabular e mostrar rumos, esclarecer os cidadãos que respondem por uma forte carga fiscal e têm grandes demandas insatisfeitas, quem precisa de rumo é o governo.

  3. gravatar

    # por Ricardo Carvalho - 31 de janeiro de 2012 às 17:08

    Coloca o comentário do Graziano!!!

  4. gravatar

    # por Anônimo - 1 de fevereiro de 2012 às 15:16

    Prezado Villa, Hj vc tem que escrever algo sobre o Judiciário, vez que já se iniciou o circo, quer dizer, o julgamento do STF sobre a extensão dos poderes conferidos ao CNJ.

  5. gravatar

    # por Anônimo - 2 de fevereiro de 2012 às 10:53

    Prezado Prof. Villa,
    Quais obras e autores o Sr. recomenda para os que desejam estudar a história do Brasil, principalmente por um enfoque político? Um abraço.