Tragédias

A pobreza da discussão política é grande. Os trágicos episódios no Japão permitem relembrar o que aconteceu, em condições infinitamente inferiores, na região serrana fluminense. A contagem dos mortos parou perto dos 900 e os desaparecidos foram estimados em 400. Ninguém falou mais do assunto. Nos últimos 30 dias, nenhuma autoridade estadual ou federal foi vista na região. O governo esqueceu do assunto. Até aí - e pensando como as coisas são no Brasil -, nenhuma novidade. E a oposição, por que não fala mais na tragédia? Por que não cobra providências, planos e obras?

  1. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 17 de março de 2011 às 13:24

    Porque no meio do caminho há um "aécinho" muito mais preocupado em dividir do que unir e pensando em 2014.

  2. gravatar

    # por Jorge Machado - 17 de março de 2011 às 15:31

    Sim meu caro professor Villa.
    Esta é a comprovação de como o país trata os seus cidadãos.
    O que acontenceu no Japão foi uma manifestação da natureza a qual, por mais organizada e sofisticada que seja a sociedade, ela se torna impotente diante da proporção daquela catástrofe.
    Já no Brasil, a morte da imensa maioria daquela população poderia ter sido evitada. Os grandes responsáveis por aquela mortandade são os poderes públicos, nos seus tres níveis: Municipal, Estadual e principalmente o Federal.
    O que houve na região serrana do Rio de Janeiro não foram, como querem nos fazer acreditar, vítimas apenas de um fenomeno da natureza. Costumo dizer que aquilo foi um assassinato coletivo. Cujos assassinos são, repito, os poderes públicos e as pessoas que os representam nos seus tres niveis: Municipal, Estadual e Federal.

  3. gravatar

    # por Anônimo - 18 de março de 2011 às 09:30

    Bom dia!

    Os meios de comunicação também.O Jornal da Cultura do qual o senhor participa fez recentemente uma reportagem mostrando o total abandono por parte das autoridades públicas.Mas é muito pouco. Pior do que esse silêncio só o do paradeiro dos 4,5 bilhões do Panamericano.
    Saudações

  4. gravatar

    # por barbarah.net - 19 de março de 2011 às 07:31

    A matéria do Jornal da Cultura sobre litoral norte de São Paulo foi um alerta. A Mata Atlântica corre o risco de ser devastada.