Partidos
Tem sido feito várias (boas) piadas sobre o PSD, o partido criado por Kassab. estranhamente (mas é comum no Brasil, mas só aqui). Nas entrevistas o prefeito de São Paulo disse que o programa vai começar a ser elaborado. Fantástico, você cria um partido, recebe adesões e não tem um programa, por mais sintético que seja.
Não é exceção, infelizmente. Os partidos brasileiros (mesmo aqueles que nasceram com um perfil ideológico) foram perdendo ao longo das duas últimas décadas suas identidades. Isto explica a formação de alianças esdrúxulas sem que as lideranças partidárias fiquem incomodadas. A maioria do eleitorado não tem a mínima idéia do conteúdo programático dos principais partidos, No máximo, o eleitor responde, quando perguntado, que um defende mais os pobres que outro, como atestam pesquisas feitas recentemente. E mesmo esta identificação (primária) é mais por mera inferência, sem uma justificativa mais elaborada.
A crise das ideologias é evidente. O que difere ideologicamente o PMDB do PR? E o PP do DEM?Onde estão a direita e a esquerda? Por que todo mundo se coloca no centro? O centro não acaba sendo uma saída para evitar uma clara definição ideológica?
# por Anônimo - 23 de março de 2011 às 00:40
Belas observações, Villa. Mas fazer o que? Vivemos em um país que exibe dança de capoeira a estrangeiros como se isso representasse a população. Temos o chorinho, vários intelectuais, mas é a capoeira que representa TODAS as regiões do nosso país. Em um lugar desses é de se esperar que os partidos não tenham ideologia alguma.
# por Ana Lúcia K. - 23 de março de 2011 às 12:21
A inversão de valores agora é descarada, é mais um exemplo da herança maldita deixada pelo pt.
Esse "novo" partido é mais um para fazer parte da velha boquinha.
# por Antônio Sérgio Martins - 24 de março de 2011 às 13:42
Tomamos a liberdade de publicar a nota em www.pitacos-politicos.com.br. Bate na mosca na caracterização de praticamente todos os partidos brasileiros.
# por Anônimo - 24 de março de 2011 às 16:43
Não é a dança de capoeira que pode trazer tal sentimento. Poderiam ser apresentações de viola de coxo, pantaneira. De música caipira de raiz. Servir mingau de farinha de milho em flocos branca, com cambuquira. Omelte com flor de abóbora. Quibebe, cuscuz, barreado, virado à paulista, leitão pururuca, boi no rolete...O que realmente define o País, senão todas essas coisas? Sim. Há um exagero em apresentar aos visitantes e levar ao exterior sempre as mesmas manifestações culturais ou de folclore. Mas, afinal, o que define melhor o País? Obama poderia trazer uma banda de jazz de New Orleans, banjos das montanhas de Kentucky e potes de frangos fritos de lá. Ou um coral de Igreja Batista dos EUA. Ou caipiras dos pântanos da Pensilvânia. E...???
Dawran Numida
# por Ed Carlos Ferreira - 27 de março de 2011 às 05:53
O que define melhor o brasileiro é a subserviência em relação ao estrangeiro "desenvolvido", claro que não apregoo o complexo de superioridade lulista que só criou problemas ao Brasil na seara externa, porém a Dilma e nossos políticos só faltaram pedir autógrafo a Obama.
Concordo com o último anônimo, definir cultura é algo subjetivo, mas creio que se a capoeira fosse uma "arte" de brancos seria mais valorizada.
Quanto aos intelectuais do primeiro anônimo, pega todos os que o PT considera intelectuais e presenteie o Obama, fariam nos EUA um trabalho terrorista digno do Bin Laden.......
# por Anônimo - 10 de abril de 2011 às 01:36
Prezado Marco,
Não sei qual sua posição ideológica no que tange ao espectro político, mas parece que no Brasil, os políticos e os partidos têm medo de se classificarem como sendo de direita ou centro-direita.Isso parece ser um crime aqui!Preferem a autodenominação do social-democratas ( PSDB), centristas - PMDB ( na verdade são fisiológicos) ou liberais-socias ( DEM, PR). Ninguém se afirma abertamente como pertencente à direita política.
O mesmo não se dá em relação à esquerda. Temos vários partidos que se autocassificam como sendo esquerdistas e até marxistas-leninistas.
Vai entender o porquê da omissão da direita.......