Caminhos para a oposição
O resultado não foi ruim para a oposição. A vitória em vários estados foi muito importante (São Paulo, Minas, Paraná, Pará, Goias, etc). O problema maior é a pequena reporesentação no Congresso Nacional, especialmente na Câmara onde faltam deputados com perfil oposicionista (com raríssimas exceções).
A aliança conservadora que sustentou a candidatura Dilma (oligarcas - velhos e novos -, máfia sindical, oportunistas de todos os matizes, etc) deve começar agora a briga de foice pelos cargos ministeriais e das empresas estatais. teremos, certamente, muita emoção.
Como informei na primeira postagem, o papel deste blog era de acompanhar o processo eleitoral. Desta forma, vou escrever mais alguns textos no decorrer desta semana e depois deixar o blog mais uma semana no ar. É muito difícil atualizar diariamente o blog tendo em vista os inúmeros compromissos que tenho.
Para fazer uma boa análise é necessário estudar os dados do TSE. De pouco em pouco - ainda nesta semana - vou comento o que acho de mais relevante.
# por Anônimo - 1 de novembro de 2010 às 11:44
O nível de importância do Serra após a eleição pode ser medido por isso: a Globonews cortou a transmissão na cara dele.
# por Anônimo - 1 de novembro de 2010 às 11:51
Sai fora o café amargo de SP, que seja bem vinda o queijo e o leite mineiro!
# por Anônimo - 1 de novembro de 2010 às 12:17
Foi ruim sim, Villa. Não tente tapar o sol com a peneira. Acharam que ganhariam em São Paulo com 2/3 dos votos, que reverteriam Minas, que diminuiriam um pouco a vantagem no Nordeste. Nada adiantou. A verdade é que MG e SP decretaram a derrota do Serra. Como dizia a hashtag do twitter ontem: #perdeuplayboy
# por Oswald - 1 de novembro de 2010 às 13:25
A vitória da oposição em Minas é muito suspeita...
# por lugudeno - 1 de novembro de 2010 às 13:49
Deixo aqui meu pedido para que o blog continue. O Brasil precisa mais que nunca deste espaço, já que poderemos estar entrando em um período de trevas...
# por Anônimo - 1 de novembro de 2010 às 14:44
Professor Villa,
Venho aqui lamentar sua decisão de abandonar o blog. E, se me permite, fazer um apelo para que continue.
Farei um testemunho da importância e amplitude de um trabalho como esse.
Defini meu voto levando em conta vários fatores, mas especialmente seus posts e os comentários de leitores aqui revelados.
Se avaliado meu perfil, incluindo aí escolaridade e renda, tudo indicaria meu voto em Serra. Porém, minha decisão (sem entusiasmo, é verdade)foi votar em Dilma. Explico:
Me assustou tremendamente o posicionamento de alguns tucanos, e entre eles a leitora Ana K (é isso?). Ela representa a miopia dos tucanos. Miopia, quase cegueira, que não deixa enxergar que os mesmos erros do PT foram cometidos pelo PSDB. Ou os tucanos não andavam de braços dados com ACM e tantos outros, como agora faz o PT? Quem não se lembra de FHC abraçado com Covas em uma foto e com Maluf em outra? Quem não se lembra que os tucanos também se envolvem em corrupção e têm seus Dirceus, como Azeredo e Cassio Cunha Lima? Ou que barra CPIs na Assembléia de SP. Ou que tem escândalos como o do metrô recém revelado pela Folha. Que tem governador do partido querendo controlar a imprensa. E que Serra pede sistematicamente a cabeça de jornalistas que o criticam. E impede publicação de dados desfavoráveis, como revelou o Estadão. Ou seja, infelizmente, todos chafurdaram na lama.
Mas essa miopia se transformou em preconceito contra os pobres e mais necessitados do nordeste. Eles não têm direito a defenderem o que acreditam ser melhor para suas vidas? Eles não sabem nada e nós, a elite, temos que ensiná-los? Sim, a leitora é pródiga em preconceitos contra os mais pobres e em sarcasmo contra Lula. Discordo do presidente inúmeras vezes, mas o respeito como meu presidente e acredito que não devemos debochar da falta de educação formal dele e de milhares. Em uma comparação entre ele e o professor FHC, fica claro que erudição não significa necessariamente inteligência. Os números da economia e de aprovação popular estão aí para mostrar.
Que triste esse pensamento que parece estar na alma da maioria dos tucanos. Não quero viver em uma plutocracia. E enquanto imperar esse pensamento elitista e esnobe nesse partido, me recuso a ajudá-lo a chegar ao poder. Todos chafurdam na lama, PSDB e PT, infelizmente, mas a sensibilidade social parece ainda estar mais forte na alma petista, enquanto a alma tucana está toda contaminada pelo esnobismo mais tacanho.
Peço que continue com o blog, professor, pois sua contribuição é inestimável ao país. E sonho com o dia que poderemos defenestrar da política os corruptos, todos eles, os que estão no PT e no PSDB, assim como os autoritários disfarçados de democratas, como parece ser o caso ainda de muitos tucanos.
# por Rose Perito - 1 de novembro de 2010 às 15:09
Compreendo que o professor tenha muitos compromissos e a atualização de um blog seja trabalhosa. Entretanto, acredito que um governo Dilma, diante da incognita que se apresenta (tanto quanto às características pessoais como profissionais da presidente - afinal ninguém sabe exatamente o que ela pensa sobr os mais variados temas) é material muito rico para as suas análises.
Que tal considerar não acabar com o blog? Sugiro postagens esporádicas, do tipo análise do que ocorreu na semana.
# por Anônimo - 1 de novembro de 2010 às 17:16
Prezado Villa,
Perder (e não ser derrotado) está difícil de digerir, agora, perder a companhia cotidiana de tua honestidade intelectual, lucidez, clareza, é demais.
Sei que tens muitos afazeres e responsabilidades, contudo, pense: àqueles (como eu) que não desfrutam de teu saber nas aulas e orientações , sofrerão com o apagar do seu blog.
Espero que reflita e não abandone uma das formas mais democrática forma de atingir as pessoas: a internet.
Abraço e Boa Sorte,
Paulo R. Marques da Silva - pauloararaquara@gmail.com
# por barbarah.net - 1 de novembro de 2010 às 17:28
Espero um novo blog, o mais rápido possível. Um espaço sobre História, Política, Arte, etc. Não é preciso atualizá-lo diariamente. É importante alguém com o seu conhecimento e serenidade para analisar os fatos. Você norteia, Villa.
# por Ana Lúcia K. - 1 de novembro de 2010 às 20:00
Ao anônimo, "dazeliti", das 14:44,
Presta atenção! Além de ser "anônimo" ainda quer me culpar por ter votado nella? Quer se fazer de vítima, agora?! O lulla adora esse papel....
Vc deveria ficar "tremendamente assustado" é com o posicionamento deste governo em relação ao PNDH3, à Hugo Chavez, Fidel, Ahmadimejad, Renan Calheiros, Collor, Sarney, Evo Morales, zé dirceu, palocci, zé dutra, genoíno, jader barbalho, marco aurélio garcia, franklin martins e muitos outros mais, todos aliados e cúmplices desse desgoverno. Inclusive, sendo muitos deles denunciados pelo MPF como integrantes de uma "sofisticada organização criminosa".
Quanto ao meu preconceito em relação aos pobres vc está tomando as dores de graça, pois destes tenho é muita pena por serem tão manipulados por esse prizidenti. E desse, eu não debocho, tenho vergonha e nojo dos espetáculos de embriaguês e de palavrões que elle cometeu em público ao longo destes 8 anos! Dá uma olhadinha no YOUTUBE, é só pesquisar. Só porque é o lulla,"coitadinho", não posso fazer críticas?! Esse sujeito não merece nenhum respeito pela forma desrespeitosa como sempre tratou o país acobertando todas as mazelas praticadas pelo seu governo.Elle jamais poderia se esquecer do cargo que ocupa e do exemplo que deveria dar para todos, principalmente para os jovens - "Quem pode mais, pode menos"!Pense nesta frase e talvez possa entender as minhas razões.
# por Ana Lúcia K. - 1 de novembro de 2010 às 20:08
Prezado Villa,
Espero que continue com o blog para trocarmos idéias e aprender muito com você. A minha admiração pelo seu trabalho vem de longa data e não gostaria de ficar sem poder ler as suas valiosas opiniões. Ainda mais agora, que cancelei a FSP e um novo governo se inicia.
Um grande abraço, Ana Lúcia K.
# por barbarah.net - 1 de novembro de 2010 às 21:18
...nem pensar em te perder.
Um blog também pertence a seus leitores...
# por Anônimo - 1 de novembro de 2010 às 22:17
Fala a verdade, professor, você não terá mais tempo em cuidar do Blog pois será Secretário do Alckmin no governo de SP, ou candidato a reitor da UFSCar? É o que a boca pequena está falando por ai ...
# por Leandro Firmino - 1 de novembro de 2010 às 22:20
Faço coro aos colegas. Poderia manter o Blog com atualizações esporádicas mesmo, suas análises são muito lúcidas e à luz da História. No ambiente intelectualmente degradante que temos, esse blog é uma voz importante. Espero que não acabe o blog.
# por Anônimo - 2 de novembro de 2010 às 01:51
Villa
Sugestão de tema para essa análise pós-eleição: como tem evoluído o eleitorado do PT?
Qdo dizem que um terço sempre vota no PT, acho que há um fator sendo desconsiderado: qdo o Lula perdia, dizia que o adversário ganhava nos grotões e que ele ganhava nos centros urbanos modernos. O PFL era tachado de partido dos grotões. Agora é o PT q merece esse título (mas ninguém fala pq seria "preconceituoso"). Conheço mta gente de classe média que votava no PT mas não vota mais.
Ou seja, pode ser que o PT tenha um terço de votos cativos, mas não é o mesmo terço de antigamente. O eleitorado do PT mudou mto. Não acho que haja 1/3 de voto de esquerda, ideológico.
Abs
Eduardo
# por Anônimo - 2 de novembro de 2010 às 12:11
#6 por Anônimo-1 de novembro de 2010 14:44. Por esse discurso, acho que, infelizmente, pouca gente será comovida. É muito sutil, entende? Algo parecido com que pode ser o novo governo. Parabéns pela tentativa.
# por Anônimo - 2 de novembro de 2010 às 15:10
O Prof. Marco Antonio Villa é um ícone na luta pela democracia e liberdade neste país! Restam poucos como ele! Obrigado.
# por barbarah.net - 2 de novembro de 2010 às 15:26
-- "Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado,
o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento
suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)