Os sarneys entre o público e o privado

Deu hoje na Folha:


Roseana voou para os EUA em jatinho de empresário
Dono da aeronave possui universidade que tem convênio com governo do MA
Governadora, que teve agenda com Dilma em Washington, diz não ver problema em aceitar carona de um amigo
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA
ANDRÉIA SADI
DO PAINEL
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), viajou aos Estados Unidos em um jatinho de um empresário do Estado.
Um dos compromissos dela foi um encontro em Washington com a presidente Dilma Rousseff.
O avião foi cedido por Mauro Fecury, dono de uma gráfica e de uma universidade privada em São Luís que tem convênio com o governo.
A governadora embarcou no dia 4. O uso do jatinho foi confirmado pela assessoria do governo: "O avião que levou a governadora aos EUA faria a mesma viagem, na mesma data e no mesmo horário, vez que naquele período passaria por procedimento de manutenção". O governo negou irregularidades -"Não há problema em aceitar a carona oferecida por um amigo"- e disse que a viagem de Roseana foi oficial. "Não houve fretamento nem qualquer outro procedimento que gerasse despesa ao Estado".
Uma situação semelhante gerou polêmica no Rio de Janeiro no ano passado, quando o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) reconheceu ter usado um helicóptero da empreiteira Delta, pertencente a Fernando Cavendish.
Segundo a assessoria do empresário, o voo teve como destino o pátio de manutenção da empresa Raytheon, na Flórida (EUA).
Não foi informado como Roseana se deslocou da Florida para Washington, distantes cerca de 1,5 mil km.
A governadora encontrou-se com Dilma no último domingo e acompanhou a presidente em reunião com empresários brasileiros.
CONVÊNIO
Os primeiros quatro cursos da faculdade fundada por Mauro Fecury em São Luís, a Uniceuma, foram autorizados a entrar em funcionamento em 1990 por meio de um decreto assinado pelo então presidente da República e hoje presidente do Senado José Sarney (PMDB-MA).
A faculdade mantém convênio de cooperação com o governo maranhense há vários anos para utilização de hospitais do Estado em estágios educacionais.
Mauro Fecury foi suplente de Roseana quando ela se elegeu ao Senado, em 2002. Mauro também foi deputado estadual, federal e prefeito de São Luís nos anos 80.
Com a viagem da governadora, assumiu o cargo no Maranhão o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Caldas (PRB). Outras duas autoridades na linha de sucessão à frente de Caldas irão disputar eleições neste ano e, caso assumissem o governo, se tornariam inelegíveis.

  1. gravatar

    # por To Fora - 12 de abril de 2012 às 14:24

    A Universidade é do pai dela. Nada de Mauro Fecury, um testa de ferro.
    Todos no Maranhão sabem disto, só a PF que não.
    Mauro Fecury nunca teve dinheiro para ter universidade, mesmo levando o que levou.

  2. gravatar

    # por Anônimo - 12 de abril de 2012 às 15:51

    Essa familia é constituida de pessoas sem nenhuma vergonha na cara. Perderam completamente a noção do que é ser um politico com a mínima vergonha e respeito ao cidadão comum q paga com o suor de seu rosto a vida de milionários desses inuteis.

  3. gravatar

    # por Blogueiro Incidental - 14 de abril de 2012 às 19:29

    o fecury, além de testa de ferro, acerola dos sarney, tb é sombra...