Sempre a mesma coisa.
O governo Dilma é enfadonho. Vive emaranhado em atos de corrupção (agora o principal é o da Casa da Moeda) e marcado pela incompetência administrativa (o cancelamento da visita às obras da Trnsnordestina e da transposição do São Francisco são exemplares). E a vida segue. Logo vem o Carnaval, depois alguns feriados prolongados, etc, etc. Em abril deve cair mais um ministro acusado de corrupção. Isto depois de semanas de fritura e de paralisia administrativa no ministério. Outro será nomeado, já com muita culpa no cartório. E la nave va.
# por O Mascate - 9 de fevereiro de 2012 às 09:55
Villa, enquanto isso o povão estava com os nervos aflor da pele por conta da possibilidade de não haver Carnaval na Bahia. Enquanto o brasileiro se orgulhar de ser conhecido internacionalmente como um povo alegre e festeiro não iremos sair da mesmice. O Brasil só irá avançar de verdade no dia em que reconhecerem este povo como uma nação de plena cidadania.
Hoje pela manhã vimos no noticiário que deu um pane nos trens do subúrbio do Hell de Janeiro, pelo comportamento do povo se tem idéia de que cidadania no Brasil é uma utopia.
Então...Tome gente como Dilmas et Caterva nos governando.
# por yuri - 9 de fevereiro de 2012 às 16:26
Villa, estou tentando fazer uma pesquisa sobre os Governos do Estado de São Paulo da Primeira República, e não acho um livro que preste, imparcial, que fale sobre esses governos de maneira aprofundada. Se você pudesse gastar alguns segundos e me indicar um livro bom eu ficaria extremamente grato, porque simplesmente não acho. Diga-se de passagem, é sofrível a quantidade de livros que falam sobre a história Paulista... Bem que você poderia começar a escrever uma coletânea de livros que abordasse aprofundadamente a história de São Paulo desde o começo, e talvez com um livro específico que falasse sobre todos os Governos que SP teve até hoje, incluindo os mais importantes do império, como o de Tobias de Aguiar. Enfim, eu ficaria muito grato. Abs.
hiper_pc@yahoo.com.br
# por Rose - 9 de fevereiro de 2012 às 17:56
Cidadania só teremos no Brasil se tivermos um governo decente que invista em talentos e vocações, que não faça da educação um instrumento de doutrinação delinquente, porque o que temos são movimentos criminosos, não são legítimos nem representam a sociedade.
Mas para isso é preciso vencer, eis o dilema, como conquistar a vitória num país que despenca na ladeira da mediocridade?
Temos que ceder a certos conceitos como estratégia, não como ideal, mas não vejo outra possibilidade de livrar o país dessa turma que se instalou no poder a não ser pelo apelo emocional e com a união de esforços de pessoas combativas, mas que estão dispersas.
# por Lucas - 9 de fevereiro de 2012 às 19:23
Villa, não vejo um, unzinho comentário seu a respeito do Governo do Estado de SP e da prefeitura da capital. Imagino, então, que para você eles estão fazendo uma ótima gestão, já que não merecem nenhum apontamento ou questionamento. Imagino que você não os considera "enfadonhos". Os considera o que, então? Gostaria muito de ver artigos do Sr. a respeito dessas esferas do governo. Bem, o fato é que o Brasil é muito mal gerido, tanto pelo PT, PSDB, DEM ou seja lá o que for. Pouquíssimos políticos se salvam. Mas precisamos ser imparciais para analisar o que aconteceu de bom no país nos últimos anos: o governo do PT na presidência fez muita, muita lambança, mas por incrível que pareça fez muito mais pelo Brasil do que qualquer outro partido, basta analisarmos os dados estatísticos. E é inegável que o Plano Real ajudou e muito a economia. Agora, Villa, que tal ao invés de meter o pau em Dilma e em seu governo, apresentar propostas e soluções? Por que o Senhor não marca um almoço com Dilma e lance planos, idéias? Por que o Senhor não apresenta bases científicas para argumentação e solução para o que se anda fazendo no governo dela?
# por carlos - 10 de fevereiro de 2012 às 14:49
Lucas sugiro que vc estude o que é populismo. Esse "por incrível que pareça" que vc viu foi o consumo. Nos anos 70 foi assim. O pt enfraqueceu as instituições, inchou mais o estado, e o brasil esta gastando em consumo. Corremos sérios riscos de ver novamente a inflação. Educação, saúde e segurança melhoraram?
Mire a argentina, veja o que o populismo fez com o pais.
Seu papo é coisa de gente engajada.
# por Lucas - 13 de fevereiro de 2012 às 01:20
Carlos, entendo perfeitamente sua colocação e concordo, em partes. Vivemos num país onde todo mundo pode comprar carro, mas que não tem estradas nem sistemas inteligentes de ruas e rodovias; onde as classes sociais mais carentes podem, finalmente, viajar de avião, mas que não tem aeroportos; um país que gasta bilhões com estádios para uma Copa desnecessária, mas que não tem dinheiro para construir hospitais e escolas. O que falta ao país é o mesmo que falta ao povo: infra-estrutura. Ainda temos muito o que fazer, e não é Lula, Dilma ou muito menos FHC, Aécio ou Serra que vão salvar as coisas. Enquanto investimento em Educação, por exemplo não for uma meta de ESTADO, e não de GOVERNO, nada irá mudar. Só que vamos pensar numa coisa: não é inteligente negar que, nos anos Lula, o Brasil se tornou um país socialmente mais justo e menos desigual. Isso é negar os fatos. E negar os fatos nunca é inteligente. A taxa média desemprego foi de 7% (era 12% nos anos FHC), 16% é o percentual da população abaixo da linha da pobreza (28% nos anos FHC), 16 universidades federais foram criadas (FHC não criou nenhuma), 15 milhões foram os empregos gerados (FHC gerou 5 milhões). Não tenho saudade nenhuma das privatizações escusas, da quebradeira econômica do Brasil na era FHC, do desemprego recorde, dos 54 milhões de miseráveis, do FMI mandando e desmandando na nossa economia nem de toda aquela ineficácia e falcatrua. Mas por conta disso também não posso ser conivente com o mensalão, afinal aquilo não foi invenção. Não dá pra lutar pra tirar o PT do poder, só pra entrar o PSDB. Como também não dá pra tirar o PSDB do poder do governo de SP pra botar o PT. Entende a minha colocação? Apesar de acreditar por A + B que o PSDB é muito mais podre e nocivo ao Brasil. Educação e segurança melhoraram com o FHC? Quase nada. E nos ano Lula? Houve um investimento um pouco maior nessas duas esferas e houve alguma (veja bem, "alguma" melhora). Villa, por exemplo, acha que o PT é uma ameaça à democracia brasileira, mas não faz um comentário a respeito do PSDB no poder de SP, há quase 20 anos no poder -- não vejo nada mais antidemocrático do que isso.
# por Anônimo - 13 de fevereiro de 2012 às 19:32
Enfadonho, meu caro professor Villa, é o sistema politico nacional que engessa qualquer governo, seja o seu PSDB seja a outra porcaria que é o PT, um sistema politico onde sem alianças absurdas é praticamente impossível eleger um presidente,ai fica este amontoado de corruptos pleiteando cargos de primeiro e segundo escalao (È ai que rola a grana)e o presidente fica na mao dos caciques politicos em nome da governabilidade, foi assim no governo do PSDB, o senhor lembra quantos ministros passaram nos seus oito anos de poder? pois é, um numero bem próximo da éra Lula, lembra de suas alianças enfadonhas, ACM, PFl, Sarney etc, pois o PT continuou com esse legado maléfico, não queira me convencer que corrupção comecou na éra lula que eu não sou burro
# por Anônimo - 14 de fevereiro de 2012 às 15:30
Lucas, o segredo para ser primeiro mundo é fazer o estado funcionar. Gosto de repetir isso.
Fhc para estabilizar a inflação teve de tomar medidas antipopulares. Lula fez uma distribuição de renda, concordo, mas porque a economia (assim como nos anos 70) estava estabilizada e crescendo.
Com esse sistema que temos, não adianta investir mais em educação ou saúde. Vão continuar não funcionando. Falta gestão. Faltam metas e cobrança de resultados e sobram direitos adquiridos e estabilidade total.
A situação da educação esta tão ruim que para os alunos de primeiro e segundo grau, melhor seria se o governos pagasse para estudarem em escola particular, uma espécie de prouni universal. alguem escreveu isso na folha de domingo.
O problema do pt é o namoro com o populismo.
# por Anônimo - 14 de fevereiro de 2012 às 18:27
Pra o anonimo 08: os rumos da politica economica no governo lula foi completamente diferente do periodo FHC, O tucano fazia um chororo tremendo e culpava as crises externas para seu fracasso nas politicas economicas duarante seu segundo mandato, a maior crise economica desde 1929 foi enfrentado no governo Lula, acontece que este fortaleceu o mercado interno com politicas de distribuicao de renda nunca antes feito nesta república, amplio os laços comerciais, mudou a politica cambial desastrosa do governo anterior, não realizou privatizações lesa patria, investiu na petrobras que de 16 bilhoes que valia no governo tucano passou a 160 bilhoes no governo lula. O Brasil não é uma maravilha, longe disso, falta educação de qualidade, seguranca, um sistema de saúde pública eficiente, mas na aéra economica afirmar que Lula deu continuidade a politica economica de FHC é desconhecer os fatos, se tivesse continuado com aquela irresponsabilidade o Brasil tava quebrado e rezando a terrivel cartilha do FMI como nos velhos tempos dos liberais tucanos, PSDB vade retro!
# por Anônimo - 15 de fevereiro de 2012 às 09:19
Concordo com o anomino 9. As politicas foram diferente, enquanto fhc fez política de primeiro mundo o lula fez o populismo. Comparar a crise de 2008 com a de 1929 é brincadeira. Na crise de 2008, paises como o brasil, que vivem de comoditeis, sairam ganhando. A china cresceu 9%, a argentina 8%, a coréia 7%.
A política de lula vai mostrar seus efeitos em pouco tempo. Inchou o estado, corrupção a todo vapor, volta da indexação da economia, falta de infraestrutura. Saúde, educação e segurança nada mudou, e agora, privatização de aeroportos com dinheiro público.
# por Anônimo - 15 de fevereiro de 2012 às 15:17
O Anonimo 10 tá certo Foi uma politica de primeiro mundo mesmo, explosão de desemprego, juros extratosférico, privatizações criminosas, redução do salário mínimo nunca antes visto no pais, sucateamento de empresas públicas pra vender barato, a pior politica de educação já feita onde crio-se uma geração de analfabetos, esfacelamento da polícia federal, O governo FHC terminou agonizando de tão ruim, entregou o pais como a décima primeira economia quando recebeu como oitava, realmente ele fez uma politica de primeiro mundo tanto é que o primeiro mundo ta quebrando
# por Anônimo - 16 de fevereiro de 2012 às 09:43
Amigo 11, o bom do villa é que ele deixa rolar. Seu papo é de petista que decorou a cartilha. As pessoas que frequentam esse blog são esclarecidas, não são doutrinadas.
Fhc pegou o pais com uma inflação de 80% ao mes. Para estabilizar precisa falar "não". Isso só estadista faz. Imagine o lula governando com essa inflação.
Graças as privatizações o lula teve dinheiro para gastar.
O governo fhc incluiu 97% de alunos no ensino básico. O que mudou depois?
A questão do ranquing na economia mundial é outra piada. Com o dolar a 3 reais, o brasil será o décimo. Com o dolar a 1, o brasil passa ao quinto ou quarto. Sacou?
O primeiro mundo não esta quebrado. Estamos presenciando uma crise de estados. Estados como o da grécia, portugal, espanha ,itália, nessa ordem, são caros , inchados e pouco eficientes e como na europa existe o euro, portanto não podem mais rodar a maquininha da inflação, ou mudam ou quebram. Não se engane amigo, teremos que fazer essas reformas também.
Vou citar 3 reformas impostantes que fhc fez. 1 - Fim da inflação - 2- Lei de responsabilidade fiscal - 3 - Agencias de regulamentação. todas estão sendo sabotadas pelo pt.
Pois bem, quais reformas o lula fez?
# por Anônimo - 16 de fevereiro de 2012 às 19:26
Concordo com o anonimo 11, este cidadão anonimo 12 apresenta argumentos que não se sustentam, Quer dizer que petista é burro e tucano é inteligente? política não é tão simples assim, a arrogancia do PSDB é o principal motivo de sua derrocada, O motivo das "crises de estado" que o anonimo mensionou é que todos praticaram a cartilha neoliberal implantadas aqui pelo principe FHC, felismente abortadas pelo seu sucessor, afirmar que o ranking da economia não diz nada é justificar o fracasso dos oito anos tucanos na área econômica e justificar o dolar é desconhecer politica cambial praticada nos dois governos, outra coisa o lula não viu um centavo da grana das privatizações, alias nem o FHC viu, toda a grana foi torrada pra pagar juros, felismente para a nação Lula se livrou do FMI. Falar bem da educação no periodo tucano só pode ser brincadeira, eles apenas maquiaram os dados implantando uma boa ideia que é a aprovação continuada, mas de forma desastrosa, e falar bem de agencia de regulamentação na época de FHC ou mesmo do Lula só mesmo quem nunca presisou de uma, foram criadas pra ingles ver, visto que a telefonica é a pior empresa prestadora de serviço do pais e a anatel finge que não é com ela, agora vamos fazer justiça, a lei de responsabilidade fiscal foi um grande avanço e o primeiro mandato do FHC ele conseguiu consolidar a inflação baixa, não tenho nenhum comprometimento com siglas partidárias analiso fatos
# por Anônimo - 20 de fevereiro de 2012 às 22:37
Triste Brasil.
Em pleno carnaval a greve dos militares já vai caindo no esquecimento.
Para quem não é folião, e a despeito do fato de que greve é expressamente proibida para os militares (PM, Bombeiros e Forças Armadas), vale lembrar do vergonhoso julgamento dos Mandados de Injução 670, 708 e 712, ajuizados, respectivamente, pelo Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do ES, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará: no dia 25 de outubro de 2007 o STF decidiu, por unanimidade, declarar a omissão legislativa quanto ao dever de editar lei que regulamente o exercício do direito de greve no setor público (Art. 37, VII, CF/88) e, por maioria, aplicar ao setor (no que couber) a Lei nº 7.783/89.
O Brasil dá sono...