Corrupção

As manifestações de ontem (principalmente em Brasília) foram importantes. Agora, o desafio é saber se o movimento continua e se expande. Indignação popular é que não falta.

  1. gravatar

    # por Lucas - 8 de setembro de 2011 às 15:10

    Crescerá, professor. Apesar da imprensa comprada liderada pela Rede Globo.

  2. gravatar

    # por Anônimo - 8 de setembro de 2011 às 18:33

    Está na hora do povo ir além da indignação. Ficar só reclamando dos políticos, só falando, sem por em prática nenhuma ação, mesmo essas manifestações públicas perdem o efeito. Os políticos até usam isso para tema de campanha, tentam tirar proveito da situação, mas mudar mesmo... nada.
    Vejo que a população está mais consciente. Mas ainda não achou o caminho, continha elegendo os mesmo bandidos. Continuam colocando lobos para cuidar de ovelhas.
    É preciso apurar a consciência de cada um, é preciso lembrar em cada momento que as dificuldades de cada dia da população, com relação a seguranda, saúde, educação, transporte, empregos, salários, etc... É culpa desses corruptos.

  3. gravatar

    # por Ana Rita - 9 de setembro de 2011 às 13:06

    Professor Villa,
    É interessante notar que a MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO, realizada no 7 de setembro, foi mobilizada por cidadãos brasileiros, não por entidades que, supostamente, alegam representar a sociedade civil brasileira. Tá na cara que o crescimento desse movimento depende de cada um de nós. Mais cedo ou mais tarde, os outros atores, outrora "protagonistas",mas atualmente acomodados, não terão outra alternativa, a não ser engajar-se nessa luta. Aproveito para pedir aos leitores de seu blog para assinarem a petição dirigida à Presidente Dilma que nomeie para o STF, em substituição à Ministra que ora se aposentou, alguém comprometido com a Lei da Ficha Limpa. Do contrário, poderemos sofrer grande frustração. A petição está no site de uma organização internacional (http://www.avaaz.org/po).

  4. gravatar

    # por Anônimo - 9 de setembro de 2011 às 13:37

    Há um problema sério que até agora ninguém percebeu: não há um alvo específico nas manifestações.

    Realizar uma manifestação "pela paz", "contra a corrupção", "contra intolerância" é um verdadeiro tiro no pé. Alvo genérico como estes mencionados não ajudam. Pelo contrário, atrapalham. Qualquer político ou partido irá apoiar tais manifestações, inclusive (e principalmente) os que possuem culpa no cartório.

    A razão pela qual as manifestações no Chile, Egito e outros países deram certo é por que cada uma delas tinha um alvo bem definido: o governo. Se os brasileiros não atacarem especificamente o governo do PT (e consequentemente, Dilma e Lula), de nada servirá todo o esforço.

    Não ficarei surpreso se a Dilma aparecer apoiando as manifestações, assim como a UNE, CUT, etc...

  5. gravatar

    # por Anônimo - 9 de setembro de 2011 às 13:43

    Aliás, me faz recordar do movimento "Cansei" que teve há uns anos atrás. Inventaram de fazer uma manifestação contra a corrupção (mais uma vez, sem um alvo definido) e acabou ridicularizado e desmoralizado pelos grupos ligado ao PT. Acusaram o movimento de ser reclamaçõs hipócritas e sem sentido de uma burguesia cheia de vontades. No final, quem participou do movimento pediu desculpa! Patético!

    Ora, façam um movimento contra o Lula, que apoia ditaduras atrozes, que´tem uma relação ainda não muito explicada com todos os escândalos de corrupção. Aí sim o negócio vai pra frente. Tem que derrubar o mito desse Vargas II, a Missão, para começar a resolver os problemas do país.

  6. gravatar

    # por Anônimo - 10 de setembro de 2011 às 15:11

    Uma forma de fortalecer o estado de espírito contra o que ocorre, é chamar as coisas pelo nome correto.
    Ou seja, corrupção é crime. Corrupção não é malfeito. Corrupção não é um mero erro. É crime.
    Há várias tipificações de crimes de corrupção:

    - Suborno ou Propina
    - Nepotismo
    - Extorsão
    - Tráfico de influência
    - Utilização de informação governamental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes
    - Compra e venda de sentenças judiciárias
    - Recebimento de presentes ou de serviços de alto valor por autoridades
    - Peculato-apropriação
    - Peculato-desvio
    - Peculato-furto

    Se crimes forem chamados de crimes, com certeza, muita coisa ficará mais clara e menos gente será enganada.