BNDES

Se no Brasil tivesse oposição parlamentar, certamente teria questionado o BNDES. É muito estranho o valor dos empréstimos que promete conceder. Para o trem bala fala em 20 bilhões. Para a Copa, diz que cada estádio vai levar 200 milhões e por aí vai. Sobre o BNDES sabemos que:

1. Pertence à União;
2. Seu capital vem do Tesouro;
3. Cada aporte de capital é obtido via título da União colocados no mercado;
4. Para conseguir este capital precisa (a União) oferecer juros de mercado;
5. Os empréstimos do banco são oferecidos com juros subsidiados e a prazo longuíssimo (30 anos).
6. Claro que a conta não fecha.
7. Sem falar nos estranhos empréstimos para obras de empresas brasileiras no exterior (como na América Latina e África).

  1. gravatar

    # por Anônimo - 22 de abril de 2011 às 18:03

    O BNDES tem o seu papel no empuxe do desenvolvimento da economia, mas é preciso ser cauteloso no volume de recursos concedidos e na politização ou desvio dos projetos colocados em pauta. Uma diluição na fonte de recursos para o financiamento de longo prazo só é visível se a taxa básica de juros voltar a recuar com mais força, o que deve impulsionar a bolsa de valores, por exemplo, como importante fonte destes recursos. Assim esperamos!!

  2. gravatar

    # por Mateus Menezes - 23 de abril de 2011 às 19:46

    Como o BNDES pertence à União, o Brasil não poderia conceder empréstimos para obras de empresas brasileiras na América Latina e África.

  3. gravatar

    # por Anônimo - 23 de abril de 2011 às 20:06

    O BNDS, Petrobrás, BNB, BB e CEF.. fizeram da maior crise da história do capital, pós 29, uma MAROLINHA. Se tivéssemos a CNS, Vale e outras tantas, que foram vendidas a preços de banan, a crise não tinha nem chegado aqui.

    BNDS - Banco de fomento.. seu fim é esse... FHC transformou-o num banco com função semelhante aos de mercado.. Nosso BNDS só o segundo maior banco do mundo, só perde para o Banco chinês.