Que fazer?

Dilma tem uma ampla aliança de sustentação. Conseguiu arrecadar um volume fabuloso de recursos. Lula é o seu maior cabo eleitoral. E tem a máquina do governo para ajudá-la. Serra está isolado. O partido está na base do salve-se quem puder. Enquanto Dutra (presidente do PT) está no centro da campanha (e optou por não ser candidato), Guerra está perdido no meio do sertão pernambucano fazendo a "sua" camapnha para deputado federal. As outras lideranças partidárias estão cuidadando também das "suas" candidaturas. Qualquer crítica de Serra tem logo a resposta de uma dezena de lideranças governamentais (o contrário não existe).

Neste momento, só resta um caminho para Serra: politizar (como escrevi na Folha da última quarta) a campanha. Ou seja, não adianta ficar falando e falando do programa. Tem de centrar fogo na Dilma, explorar suas contradições, alianças, etc. É um equívoco apresentar o Lula na sua propaganda. É um erro primário. Ainda é tempo de mudar.

Dilma vai manter intocada sua campanha. Ela é um produto. Desta forma, João Santana a vê. Está muito bem embrulhada.

Marina hoje é a salvação de Serra. É ela que impede a vitória de Dilma no primeiro turno. Plínio já é coisa do passado. Alguns, após o debate da Band, imaginaram que ele poderia começar a crescer (na verdade, começar a pontuar). Doce ilusão.

  1. gravatar

    # por José María Souza Costa - 20 de agosto de 2010 às 09:01

    Professor, em Artigo publicado no Jornal O Globo, há mais ou menos 30 dias atrás, o jornalista Ancelmo Góis disse: " ...quando a turma do PT, que estava reunida, soube que Roberto Jefferson, apoiaria José Serra, gritaram gooool,quando o RJefferson, tuitou em seu microBLOG,sem consentimento que Álvaro Dias, era o vice tucano e deu aquele "bafafá",segundo o Góis, todo o Petismo levantou em peso e berrou "2x0" pra nós". Depois da tuitada do RJefferson de ontem, só faltou ele dizer, que nem o Serra, votará nele mesmo. Começo a crer que Ancelmo Góis, tem razão.RJefferson, não é arauto da moralidade publica. O que ele faz é desmoralizar o PSDB, que está de joelhos, nesta campanha.E Geraldo Alckmim,dá-lhe o mesmo tratamento que recebera quando foi candidato a prefeito( SP ), e Serra abraçou-se com Kassab.E outras priguitas más, com o DEM(leia-se) família Maia do Rio de Janeiro.
    Um abraço professor.

  2. gravatar

    # por Benedito - 20 de agosto de 2010 às 10:06

    Professor, acho que o Serra deve encarar essa eleição como perdida. Assim, não tendo mais nada a perder, poder fazer política com liberdade.

  3. gravatar

    # por Anônimo - 20 de agosto de 2010 às 11:38

    Concordo com o Benedito, e parar com esse negócio de criticar a Dilma por usar o Lula enquanto ele mesmo coloca o Presidente atual no seu programa, e esquece de mencionar o melhor Presidente que o Brasil já teve, o FHC.

  4. gravatar

    # por Anônimo - 20 de agosto de 2010 às 11:39

    Até um outro ex-presidente está confuso ...

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/blogs-do-alem-o-blog-do-ronald-reagan

  5. gravatar

    # por Anônimo - 20 de agosto de 2010 às 14:53

    Olha, a eleição não está perdida para Serra. Tanto quanto Dilma não venceu e Lula não é candidato. Aliás, Dilma vem "vencendo" desde quando assumiu o ministério de Lula, em 2003, que vem tendo trabalhada sua imagem. Primeiro no aspecto gerencial e depois no aspecto político-eleitoral. E só em agosto, há indicadores do que pode ser considerada alguma vantagem. Em contrapartida, na batalha da comunicação, parecia que, para Serra, só restaria aceitar a derrota antes do pleito. Um erro de prognóstico. Durante a pré-campanha, Dilma ficou em vários momentos sem ter o que dizer. Mesmo depois do lançamento oficial da candidatura, ficou um longo tempo na defensiva. Serra consegue manter em torno de 30% a 40% das intenções de votos em momentos das pesquisas. Isso mostra que, nos embates diretos, ficam claras as diferenças de preparo de Serra em relação a Dilma. Tanto que, se observarem, ela está a todo momento rebatendo aspectos das falas de Serra. Os espaços deixados por ela, são cobertos por débitos na conta da popularidade de Lula. Assim, não é tarefa tão fácil imaginar ascensão irreversível de Dilma, bem como contar com sua vitória iminente nesta altura da campanha. Logicamente, há necessidades de melhorar a campanha. Mas é evidente que Serra tem muito espaço para avançar. Tanto o primeiro debate televisivo,como as aparições no JN e o debate Folha/UOL deixaram isso evidenciado.

  6. gravatar

    # por Míriam Martinho - 20 de agosto de 2010 às 14:56

    Villa, tem que fazer as duas coisas: apresentar propostas mas também politizar ao máximo a eleição. Pelo menos perderá com dignidade, coisa que o PSDB parece que perdeu há tempos. E sem dignidade é que não se tem forças para qualquer tipo de oposição.

    Também concordo que a presença do Lula na propagando foi um erro, mas não é para tanta polêmica. Foram só 5 segundos. Não pode é repetir o erro.

    Aproveito para dizer que foi um prazer conhecer seu blog.

  7. gravatar

    # por Anônimo - 20 de agosto de 2010 às 16:00

    http://colunistas.yahoo.net/posts/4332.html

    Na TV, Serra gruda sua imagem com Lula

  8. gravatar

    # por Anônimo - 20 de agosto de 2010 às 20:46

    mas ja professor? e as eleicoes mais disputadas desde 1950?

  9. gravatar

    # por barbarah.net - 21 de agosto de 2010 às 00:48

    Serra está só na luta contra a máquina. Precisa reunir a oposição num pacto de colaboração e lealdade. É difícil, eu sei. Partir para o tudo ou nada. Ser agressivo! Denunciar TUDO. Desmascarar todas as irregularidades. Sem parar. Mostrar que a realidade do povo brasileiro é humilhante,que o povo vive de esmolas, de mentiras políticas, de jogos de interêsses. Provas não faltam. Basta ver os arquivos da Veja,etc. Partir para o confronto. Tentar nocautear todos os opositores. Parar de dar beijinhos em Dilma nos bastidores. É preciso ter mais amor próprio,querer ganhar. Uma conversa com um bom psicólogo é sempre útil.
    Villa,não entendo a razão de tanta apatia!

  10. gravatar

    # por Anônimo - 21 de agosto de 2010 às 03:04

    Prezado Marco,

    Tive o desprazer de ver algumas de suas colocações em canais de TV, em relação às eleições que ocorrerão dia 03 de outubro. Sem pestanejar, você assevera que a futura Presidente do Brasil arrecadou mais dinheiro do que seu adversário, afirma também que o maior cabo eleitoral dela (Dilma) é o Presidente Lula, discorre sobre os papéis dos Presidentes do PT e do PSDB, além de fazer a ilação de que há uso indevido da máquina pública em prol de Dilma, e fecha dizendo que qualquer crítica de Serra ao governo petista tem gente do governo para constestar o Serra.
    Para efeito de contraponto às ilações feitas por você, com a devida licença farei algumas considerações: 1)segundo o registro no TSE das candidaturas dos candidatos à Presidência da República, o PSDB arrecadou mais dinheiro do que o PT; 2) em passado não muito distante, era unânime a afirmação de que Lula não conseguiria transformar as eleições em plebiscito, tampouco conseguiria transferir votos para sua candidata, ou seja, calibre melhor seus argumentos, para que os mesmos não soem como incoerentes; 3)quanto ao uso da máquina pública, trata-se de denúncia grave que merece ser apurada, se você tem plena convicção do que está afirmando, por qual razão não formaliza a denúncia? Todavia, desde que haja como comprovar os indícios de materialidade e de autoria, caso contrário é afirmação caluniosa; 4)no que tange à postura dos Presidentes do PT e PSDB a explicação óbvia é que o PT é um partido que tem programas, eis que seus membros não colocam suas vontades pessoais acima do interesse do partido; 5)não é honesto afirmar que às críticas de Serra são somente contestadas por gente do governo, mesmo porque a impren$$$a venal é tucana, portanto os petistas têm menor espaço na mídia tradicional. Outrossim, é no mínimo piada dizer que a menos de 60 dias do pleito eleitoral, ainda, há tempo do Serra consertar a lambança que cometeu, ao tentar vincular a sua imagem com a do Presidente Lula.
    Por derradeiro, sejamos sinceros, se nem o próprio Serra e seus corregilionários acreditam na plataforma política do PSDB, quem haverá de acreditar? Aliás o grande dilema da oposição foi não ter identidade própria e, por sonceguinte, não ter condições de propor trocas de ideias em que se alegam razões pró ou contra, com vistas a uma conclusão.
    PS: Se o Serra entrar na seara das contradições, como você propõe não creio que irá mudar a situação do candidato tucano, pois ao mesmo tempo que quer vincular a sua imagem com a do Presidente Lula, é o Serra candidato que representa o neoliberalismo (Estado mínino).
    Cordialmente,
    Adilson.

  11. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 21 de agosto de 2010 às 22:00

    Adilson,
    É a democracia que nos permite ligar/mudar/desligar os canais de tv. NINGUÉM é obrigado a nada. Eu SEMPRE MUDO o canal de tv assim que o lula e sua candidata aparecem. Simples. Assim garanto o MEU LIVRE ARBÍTRIO, o MEU DIREITO DE ESCOLHA. Preservo os meus ouvidos de dois incomodos: um é o tom irritante da voz de ambos, o outro é não escutar a avalanche de presepadas, imoralidades e ilusões que pregam. Dispenso tb os palavrões do lula, os erros de português da dupla e a falta de coerência e de raciocínio lógico della. Afinal de contas ninguém merece um prizidenti e um desgoverno como esse.
    Mas vamos ao que interessa, as ilações(esta o lula aprendeu(?) e adora):
    1- os valores declarados referem-se ao custo das campanhas e não ao que foi arrecadado; o total da arrecadação só se saberá após as eleições. Por enquanto sabemos que a dilma guarda R$130mil debaixo do colchão, sem declaração(IRPF)e sabemos tb que o SOCIALISTA Plínio, possui em dinheiro mais de R$1 milhão e um patrimônio de R$2,7 MILHÕES;
    2- apesar do mensalão, do não sei, não sabia, não vi, dólares na cueca, na mala, dossiês,etc.etc, esperava-se, no MÍNIMO, um comportamento DECENTE desse prizidente na condução do processo eleitoral. Elle, que "si acha" o tal, deveria agir democraticamente, como fêz recentemente a Presidente do Chile, que tinha 80% de aprovação e se manteve ISENTA em todo o processo. Esta é a diferença entre quem preza e zela pela DEMOCRACIA e quem é populista, personalista, e topa tudo pelo "PÛDER";
    3- por que perder tempo, dinheiro e amolação com um prizidenti que descaramente descumpre as leis e não respeita nem o Judiciário? Nunca antes na "isstóriadessipaíz" um Presidente da República recebeu tantas multas quanto este. É disparado o maior infrator de todos: assassina a língua portuguesa, comete crimes eleitorais, burla a legislação fazendo
    "coincidir" sua agenda com a da candidata e assim utiliza seguranças, carros, comitiva, avião, tripulação,etc, tudo com DINHEIRO PÚBLICO, NOSSOS IMPOSTOS, em seu benefício e de sua sombra;
    4- se o partido tivesse um PROGRAMA, Não teria ocorrido aquela palhaçada do "NÃO ASSINOU,SÓ RUBRICOU"(duas vezes)com o tal programa protocolado no TSE. E vem aí a versão nº3, aguardem , o zé dutra já avisou; você tb já "esqueceu"(essa doença pega,cuidado) que "O PREDILETO",o chefe da sofisticada organização criminosa, o zé dirceu, SÓ não é o candidadto porque tem ficha suja e que para assumir esta candidata o lula passou por cima de tudo e de todos porque os outros "da lista" tb estão envolvidos com o esquema? O partido teve que ENGOLIR a "muié do lula" porque não havia gente "DE CONFIANÇA" para ocupar o posto;
    5- devo concordar que a impren$$A é venal,comprada,cooptada, patrocinada pelo pt por milhões de reai$$$. Basta ver o montante de dinheiro gasto com propaganda governamental em toda a mídia e bancada pela CX Econômica, BNDES, BB, órgãos do governo,etc.). Continua no próximo comentário:

  12. gravatar

    # por Ana lúcia K. - 21 de agosto de 2010 às 22:39

    Continuação do anterior:
    Concluo afirmando que o SERRA é disparado o melhor candidato, o mais coerente e defensor da liberdade e da democracia, o mais preparado, o mais educado. O pt/lula/dilma e seguidores deveriam ser mais educados e menos vingativos - vingança é prova de atraso, de subdesenvolvimento, de gente mesquinha. Reconheço que no pt(seita) existe união, posto que seus seguidores agem como cabrestos obedientes aos mandos e desmandos do chefe, seguem, como uma manada, seguem...sem saber aonde vão parar porque NÃO OUSAM questionar,só obedecem.
    Se o SERRA não vencer, perderemos nós, o progersso, os direitos humanos, o meio ambiente, o respeito pelas idéias e pelo contraditório. Mas deixará um grande exemplo - o de "ter lutado, até o fim, o bom combate" com MUITA DIGNIDADE. lula, que não disputa esta eleição, e dilma contribuirão, cada vez mais, para que o país continue sua amarga sina, a de ser o país do atraso, de terceiro mundo, amigo de ditadores irresponsáveis como Chávez(a Venezuela está acabada) e perversos como Fidel e Ahmadinejad.
    Só a história vai mostrar a verdade.
    A outrora poderosíssima URSS mudou, o muro de Berlim caiu, a China já é a 2ª economia do mundo, quem diria, héin?! Só aqui, os ATRASADOS do pt insistem nos mesmos erros. Deveriam aprender que a evolução está na EDUCAÇÃO, povo instruído tem discernimento, faz críticas, questiona. Povo sem instrução aceita qualquer besteira, como faz hj.
    Infelizmente, se SERRA perder, vamos regredir porque tudo o que está aí é fruto de uma GRANDE FARSA! Acabei de ver, no JN, ella reconhecendo as mentiras do Pac e fazendo mais promessas sobre a falta de saneamento e habitação. Vi tb o prizidenti fazendo comício, é vergonhoso e imoral. Este é o maior "roubo democrático" já praticado contra um país e seu povo. Atenciosamente, Ana Lúcia K.
    Fora lula!!! Fora dilma!!!
    O BRASIL PODE MAIS !!!!! SERRA 45 SERRA 45 SERRA 45 SERRA 45

  13. gravatar

    # por Anônimo - 22 de agosto de 2010 às 17:39

    Estimada Ana Lúcia K,

    É conpreensível o seu desespero, afinal a eleição será decidida no 1º turno. Entrentanto o que não é compreensível são argumentos infundados, movidos pela paixão.
    Você menciona o "Mensalão", com a devida licença, preciso esclarecer um fato e relembrar outro, vejamos: - o esclarecimento - o "Mensalão" que foi denunciado pelo Roberto Jefferson encontra-se no STF, especificamente, com o Ministro Joaquim Barbosa que é Relator do processo. Ocorre que no Direito Penal uma denúncia pode ser aceita quando o juiz percebe que há indícios de autoria e materialidade, porém não significa que o juiz tem o fato como consumado, mesmo porque o Princípio da Presunção da Inocência determina que uma pessoa tem direito ao devido processo legal e somente depois do trânsito em julgado poderá afirmar que a pessoa é culpada. Porém a única materialidade do tal "Mensalão" é o depoimento do Jefferson que não é o arauto da ética e dos bons constumes, muito possivelmente, o processo será arquivado, em razão da impossibilidade de apontar os autores e a materialidade do crime. - a lembrança - Já no caso do Mensalão do DEM do DF, irmãos siamesês dos tucanos, que não sei por qual razão você não mencionou, existe um conjunto probatório vasto, há prova de materialidade e de autoria, inclusive com inúmeros vídeos gravados pelo delator Durval Barbosa, assim, não se surpreenda se alguém for preso, como foi preso preventivamente, o ex-Vice do Serra, José Roberto Arruda (lembra da história? Vote num carreca e leve dois).
    Percebo que você é ótima articulista, todavia não incorra no erro de se pautar em ilações, uma vez que, se você sabe que a candidata Dilma e Plínio não declararam o que receberam e guardam dinheiro debaixo do colchão, vá às instâncias pertinentes e maneje o instrumento jurídico adequado, afinal trata-se de denúncia grave.
    Impulsionada a falar por meio de ilações você comete um erro crasso que, "os erros de português da dupla e a falta de coerência e de raciocínio lógico della"(sic), não cometeriam, qual seja, na sua concepção o Presidente Lula interfere no Poder Judiciário, não há como, haja vista que segundo a teoria da tripartição dos poderes de Montesquiel os Poderes são harmônicos entre si e independentes. Ademais, veja que quimera é a sua inferência: imaginar que o Presidente Lula tem capacidade para interferir no Processo eleitoral, é afirmar que os Ministros do TSE Ricado Lewandowski, Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Hamilton Carvalhido e Aldir Passarinho Júnior, além do Ministro Substituto do TSE Gilmar Mendes, jogariam na lata do lixo o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Interesse particular. Ao passo que você se diz a favor da democracia é, incoerentemente, contra o Presidente externar a sua preferência.
    De tudo que você falou, temos um ponto em comum, eu também desligo a TV quando o seu candidato preparado, aparece na TV, aliás aquela ideia da favela cenográfica foi o cúmulo do político preparado. Outrossim, o culme do seu candidato preparado foi a tentativa de colar a sua imagem à imagem do melhor Presidente que o Brasil já teve nos últimos 50 anos - Presidente Lula.
    Depois de tudo posto, você tem o meu respeito por divergir dos meus pontos de vista, quero ser merecedor do mesmo sentimento, de mais a mais, como você vota no "Jênio" e eu voto na futura Presidente do Brasil - Dilma Rousseff, tenho essa discursão por encerrada.

    Cordialmente,

    Adilson.

  14. gravatar

    # por Anônimo - 24 de agosto de 2010 às 16:05

    Adílson,
    enganos seus:
    1) O jornal Valor de hoje registra que a campanha de Dilma arrecadou mais que o dobro do que a de Serra (até agora);
    2) Vc. ameaçou o professor de calúnia, mas se esquece de que ftos notórios dispensam provas. Só as multas que Lula já recebeu do TSE por ter feito campanha antecipada e por ter usado indevidamente o cargo de presidente da república para apologia política já são mais do que suficientes para dar razão ao prof. Villa. Fora a s declarações de Franklin Martins a favor de Dilma, fora as informações distorcidas da CEF sobre a entrega das casas do Minha Casa Minha Vida, fora as delcarações erradas do Mantega - desmascaradas pela imprensa (que o Lula diz ser contra ele). Isso não basta?
    3) Vc. diz que o mensalão do PT não existiu. Felizmente, a justiça apreciará as provas disponíveis conforme a consciência de cada juiz. Não se prendem pela sua reles avaliação, aliás a mesma de J.Dirceu, seu guia.
    4) Lula interefe tanto no judiciário que já se pensa em mudar a forma de nomeação dos ministros das cortes superiores. A indicação pelo Senado parece ser mais adequada. O princípio de separação dos poderes já foi pro brejo com o mensalão, quando Lula comprou sua base aliada. Ah, esqueci que para vc. o mensalão não existiu. Talvez o Celso Daniel ainda esteja vivo também...
    5) Vc.considera Lula o mlehor presidente dos últimos 50 anos. Fico pensando, por que não dos últimos 100 anos? Getúlio foi melhor que ele? Não entendi. JK teria sido melhor? Ora, perca de vez essa inibição. Diga logo que Lula é o maior presidente da história universal. Pudor não é o seu forte, rapaz.
    Interessante que até o blog do professor Villa seja alvo de patrulhamento. Essa turma do PT não dorme no ponto. Ao contrário dos tucanos...
    Sds.,
    de Marcelo.