É o dia.

Finalmente chegou o dia do debate. É o primeiro de uma série de cinco. A expectativa é sobre o desempenho de Dilma. Está sendo treinada (como os outros candidatos). Dos quatro debatedores, é a mais inexperiente. Se não comprometer, já será uma vitória.

Marina e, principalmente, Plínio vão cumprir tabela. São figurantes.

Para Serra, o debate é mais importante do que para Dilma. Tem de ganhar e ficar claro para o telespectador que ganhou. Isto vai fortalecer a sua candidatura neste momento importante da campanha. Os apoios estaduais ainda estão frágeis. O seu eleitor é mais fiel do que os apoios que recebe dos políticos.

A influência incial do debate é sobre o eleitorado mais politizado. Depois, como uma onda, a repercussão vai se espalhando. Muitas vezes, a repercussão é mais importante que o debate propriamente dito.

A maior audiência e a influência pós-debate deve chegar primeiro no Sul e Sudeste. Especialmente no Sudeste, Serra tem de voltar a crescer. Daí, como disse, para ele o debate é muito mais importante do que para a candidata oficial.

  1. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 09:47

    Tudo leva a crer que Serra estará sereno. Sem a ansiedade que caracteriza os inseguros. O que precisa ficar claro, é que Serra tem sido sempre aquele que tem de mostrar alguma coisa. Não necessariamente nessa ordem, mas dá até para improvisar um decálogo. Primeiro, teve de provar que seria candidato. Segundo, teve de provar que não desistiria. Terceiro, teve de provar que tinha votos. Quarto, teve de provar que tinha aliados. Quinto, tem de provar que ainda mantém aliados. Sexto, tem de provar que pode receber doações. Sétimo, teve de provar que tinha vice. Oitavo, tem de provar que pode ir bem num debate. Nono, tem de provar a capacidade que sempre teve. Décimo, tem de provar que está em melhores condições para vencer as eleições. Por isso, a responsabilidade de mostrar alguma coisa é totalmente dos outros candidatos, menos preparados, com menos chances, mas com enorme arrogância.

  2. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 10:10

    Assino embaixo o postado pelo meu xará.

  3. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 10:30

    M. H., o Marciano Hipotético, vem seguidamente ao Brasil. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100805/not_imp590504,0.php

  4. gravatar

    # por André Henrique - 5 de agosto de 2010 às 10:41

    Professor, só discordo de um ponto: o senhor afirmou que Plínio é figurante. Em termos de resultado, ele e Marina são mesmo, no entanto, neste debate, acredito que Plínio, com sua acidez, terá papel crucial, pois o que Serra e os tucanos mais esperam é uma escorregada de Dilma e, sem dúvida, Plínio jogará cascas de bananas por todo lado, e como o senhor disse, a Dilma é inexperiente e poderá escorregar em uma das cascas. Falei sobre o debate, também, acompanhe meu blog:
    http://blogdoandrehenrique.blogspot.com/

  5. gravatar

    # por barbarah.net - 5 de agosto de 2010 às 11:01

    Pensando em "imagem", o Serra é um dos poucos políticos que inspiram confiabilidade. Isso não é pouco.

  6. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 11:38

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,diferenca-de-dilma-sobre-serra-sobe-para-10-pontos-porcentuais--aponta-cntsensus,590776,0.htm

  7. gravatar

    # por Sandra Sabella - 5 de agosto de 2010 às 11:42

    Caro professor Villa,

    Assisti na internet ao programa no qual você participou. Gostei especialmente da sua água no chope do chefe do jornalismo da Band, por ex., na sua intervenção ao lembrar-nos do trauma provocado pelo impedimento do Collor na direita que existe no Brasil exposta nos valores e princípios majoritários em qualquer pesquisa qualitativa. Evidente que essa ausência de candidato de direita prejudica nosso sistema democrático. Seu apontamento de que as Farc tem tudo a ver com o que acontece na esquina da minha casa também foi excelente. Pannuzio também mostrou-se honesto.

  8. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 5 de agosto de 2010 às 12:33

    Caro Villa,

    A sua participação no programa da Band foi ótima.Sempre claro e objetivo,
    não deixou espaço para que os outros participantes "insuflassem" a candidata do governo.Parabéns!

  9. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 12:36

    P: O que é uma serra com um índio, numa marina verde, ao lado de uma mulher sendo levantada por uma lula?

    R: Uma anedota política no limite da legislação.

    Sei que não é muito engraçada nem mesmo faz sentido, mas é o que temos até outubro.

    http://www.blogsdoalem.com.br/laurel/

  10. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 13:49

    Pena ser no mesmo horário da semi-final da libertadores...ó dúvida cruel: perder o "quebra-pau" na band ou ver Rogério Ceni e sua "turminha" ser eliminado mais uma vez por um brasileiro? Que drama meu Deus...

  11. gravatar

    # por Anônimo - 5 de agosto de 2010 às 23:42

    É Villa , a Dilma saiu melhor do que vocês esperavam .