Governos estaduais e eleição presidencial

Vamos ver qual a influência das eleições estaduais (somente nestes dias, o eleitor está prestando mais atenção nos canidatos aos governos dos estados) para a eleição presidencial. Serra precisa ganhar uns 6 pontos para ter o segundo turno. Dilma deve sumir dos debates e das aparições externas (evitando entrevistas). Mas para a oposição tentar, ao menos, jogar a eleição para o segundo turno, precisa fazer o óbvio: um discurso de oposição.

  1. gravatar

    # por Lucas - 28 de agosto de 2010 às 09:20

    Prezado professor Villa, o sr. acredita mesmo nos números que estão sendo divulgados? Cito o caso de São Paulo.
    Serra saiu do governo com qual percentual de aprovação? Será que perdeu esse capital como as pesquisas estão dizendo?
    E como se explica que Alkmin leva no primeiro turno, e Dilma ultrapassou Serra? Quer dizer que os paulistas votam em Alkmin, mas não votam em Serra? No Paraná é a mesma coisa.
    Um pedido discreto para os institutos de pesquisa: CONTA OUTRA! Pode ser a do papagaio...

  2. gravatar

    # por Fabiano - 28 de agosto de 2010 às 11:16

    Professor, qual a razão da Dilma sumir dos debates?
    Nas últimas eleições contribuiu para a ocorrência do 2º turno, entre outras fatores, a não ida do Lula ao Debate da Globo, certamente o PT não cometerá o mesmo erro.
    Debates não decidem votos, apenas se Dilma errar muito sofrerá sangria dos votos, para ela basta empatar ou perder de pouco.
    Ainda sobre as eleições creio que o teto mínimo de Mercadante é de 30%, ele ainda não chegou perto, isso indica crescimento nas próximas pesquisas criando o efeito manada e abrindo possibilidade de ocorrer o 2 º turno.
    Em posts anteriores você postou a questão do 2º e de que provavelmente isso ocorreria, eu ponderei que mais provavelmente poderia haver em SP para governador e na presidência talves não (na época a hipótese era tanto para SErra quanto para Dilma), vejo cada vez mais próxima essa possibilidade.

    Um abraço

  3. gravatar

    # por Anônimo - 28 de agosto de 2010 às 18:44

    Se Dilma Rousseff ganhar as eleições de outubro: que fazer? Em situação muito mais favorável, nós, os derrotados em 2002 e 2006, ficamos sem representação, sem liderança política que expressasse nossos valores. Voltamos à mesma base estadual: PSDB em São Paulo (prtaicamente certo) e em Minas (provável). O que significou para nós em termos de uma proposta federal? Nada! Por que? Porque, como disse antes, nem tendo por base a maior economia do País, o governador de São Paulo ousou se opor à figura, antes, presidencial e, agora, lendária, de Lula. Aliás, foi essa inação que, em grande medida, propiciou esse endeusaumento. Com Alckmin, Beto Richa e, talvez, Anastasia vamos ter governante corajoso? No âmbito da representação, favas contadas: caminho aberto a reformas bolivarianas, basta o esforço pelo Senado. De novo, que fazer? O PMDB estará de portas abertas para acolher todos os "descontentes". Que fazer?

  4. gravatar

    # por Anônimo - 28 de agosto de 2010 às 20:24

    Mais do que a eleição presidencial,acho de alta relevância o que pode ocorrer no estado de São Paulo. Mercadante está encostando e uma derrota pode por fim ao PSDB. Caso isso se confirme será o fim da oposição(mesmo que seja apagada como a última) e os caminhos estarão abertos para o PT e seu queridinho PMDB. Será o Brasil o novo México?40 anos de PT deixaria estragos...

  5. gravatar

    # por Anônimo - 28 de agosto de 2010 às 21:01

    http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,o-jogo-e-jogado,601734,0.htm

    "Na visão do professor, a explicação é o tal feel good factor, de que falou a revista britânica The Economist, em uma formulação mais elegante do célebre bordão americano que diz "é a economia, estúpido!" Limongi sustenta: "O eleitor é conservador". E, assim como o foi em 1998, mantendo na cadeira o presidente do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso, teme reverter a maré boa do governo Lula. Por isso mesmo, também não assina embaixo dos que criticam a performance de Serra: "Ele fez tudo certinho desta vez"."

  6. gravatar

    # por barbarah.net - 29 de agosto de 2010 às 00:07

    Clima entre tucanos é de desalento.(Folha)

  7. gravatar

    # por Anônimo - 29 de agosto de 2010 às 11:31

    O PT faz um bom governo , não há motivos para esse pânico , e por mais que vocês não admitam , houveram ,sim , avanços em várias áreas . Já em São Paulo , as coisas estão cada vez piores , o PSDB vai para um 5 mandato seguido , e tudo bem .Piadistas vocês !

  8. gravatar

    # por Anônimo - 29 de agosto de 2010 às 12:46

    Professor Villa,

    Nós precisamos de homens como o Senador Jarbas Vasconcelos para ser oposição ao Presidente Lula. Mesmo nas condições desfavoráveis que se encontra, ele está lutando até o fim para desmascarar o que vem acontecendo nesse País. O discurso desse grande político, está embasado na realidade que vivemos. Um grande gestor, além de ser um político sério e com propostas reais para aquelo povo tão sofrido de Pernambuco.
    Embora com pouco apoio, tanto político como financeiro, JV está na luta e aguerrido nessa eleição.
    Serra precisa seguir os ensinamentos de JV, para tentar reverter o que as pesquisas estão mostrando, mesmo que venha sair derrotado nessas eleições, deixando transparente seu posicionamento em relação ao que estamos vivenciando.
    O Brasil necessita urgente de pessoas de fibra e corajoso, pra defender o nosso povo desses lobos famintos e sem interesse de melhorar as condições do nosso País.

  9. gravatar

    # por Anônimo - 29 de agosto de 2010 às 16:04

    O Serra precisa sair do gabinete nas suas aparições no programa eleitoral.
    Gravar nas cidades brasileiras ao lado das lideranças estaduais que o apóiam.
    Precisa nacionalizar e popularizar sua campanha.

  10. gravatar

    # por Anônimo - 29 de agosto de 2010 às 17:05

    O mais estranho dessas eleições é a enorme antecipação do eleito. Estão há mais de 3 anos decretando o vencedor do pleito que só ocorreria em 03 de outubro de 2010. Ocorreria, porque, do jeito que alardeiam, as mesmas serão apenas homologatórias. Ledo engano: as eleições não estão definidas. Não há desalento maior do que comemorar por antecipação algo que não ocorrerá.

  11. gravatar

    # por barbarah.net - 29 de agosto de 2010 às 23:23

    Serra é conhecido e aprovado em São Paulo.O povo brasileiro não tem familiaridade com ele.
    Vamos ver se ainda há tempo de se estabelececer alguma empatia.
    Plínio e Marina conquistaram a simpatia da juventude...