Qual o rumo?

Basta assistir as propagandas dos 3 principais candidatos para constatar o óbvio: Dilma ganha disparado. Claro que é mais fácil "vender" a sua candidatura: basta dizer que é a escolhida de Lula e contar um pouco da sua vida. Mas é inegável a qualidade técnica, de edição, de escolha de temas, cenários, etc.
Ainda é tempo de Serra mudar a forma da sua propaganda. Contudo, o problema é mais complexo: não basta mudar alguns aspectos da propaganda, é necessário corrigir o rumo da candidatura.
Toda campanha política tem sua dinâmica, fatos imprevistos, adesões, traições e, principalmente, deve seguir o rumo determinado pelo eleitorado. Não adianta brigar com os fatos. Ainda é tempo de Serra mudar alguns pontos da campanha e a propaganda. Dilma vai continuar nesta toada. Está dando muito certo.

  1. gravatar

    # por barbarah.net - 19 de agosto de 2010 às 22:04

    Dilma e Lula são a própria imagem da megalomania.Estão vendendo a paixão pelo poder,a perfeição,o amor maternal em super produção de astutos marqueteiros.Vendem o engôdo bem embalado.

  2. gravatar

    # por Anônimo - 19 de agosto de 2010 às 22:06

    Professor,

    O Serra tem de gravar as suas mensagens em lugares abertos, externos, ou seja, nas ruas.

    Ele deve arregaçar as mangas e partir para a luta.

    É um homem de fibra, garra e tem uma biografia para desafiar toda essa malandragem do lulo-petismo.

    E quando forem ligar a sua imagem à de FHC, ele deveria ligar a imagem da Dilma no Sarney, no Collor, Calheiros, no pior que há na política brasileira.

  3. gravatar

    # por Ana Lúcia K. - 20 de agosto de 2010 às 02:11

    Mudar o quê? Antes o SERRA estava muito calmo, agora que falou verdades está muito agressivo. Francamente, estou muito desanimada e já estou até me preparando psicológicamente para o "apocalípse".
    Os jornalistas da FolhaSP estão uma vergonha! Hj, quando li o Clovis R. quase não acreditei - "Se eu dependesse dos dois debates já havidos para decidir meu voto, continuaria indeciso"(19/08). É o fim! Deveria rasgar o diploma, se é que tem.
    Como vc sempre disse - "Cadê a oposição?" Cadê o aecinho? Este processo deveria ter começado há dois anos, quando o lula começou a "campanha delle". Ele já disse que vai continuar no governo ...portanto, estará instaurando o terceiro mandato em direção ao projeto bolivariano e ao "futuro governo democrático e popular"(está no programa do pt que ella não assinou , só rubricou, está escrito assim).

  4. gravatar

    # por Anônimo - 20 de agosto de 2010 às 14:12

    #2 por Anônimo-19 de agosto de 2010 22:06. Olha, essa história de que FHC tiraria votos de Serra, pode não corresponder à realidade. Isso é fruto de uma campanha intensa do PT e eivada de inverdades. Caso, no futuro próximo, ocorra um processo igual, Lula também não resistiria, a despeito da alardeada popularidade. Só que popularidade sem poder não resiste tanto, como é sabido. Muito do que pode estar sendo poupado agora, pode não sê-lo mais quando deixar de ser presidente. Em 2002 e 2006 Serra e Alckmin perderam não foi por causa de FHC. Perderam pelo desânimo e desorganização que abateram-se sobre as respectivas campanhas daqueles anos. Ambos tinham muito o que mostrar e não o fizeram ou fizeram mal. Algo parecido com o que ocorre agora. Olhando do ponto de vista das oposições, parece que não há campanha. Há um candidato, bom. Mas parece estar sozinho. Mesmo assim, consegue estar há muito tempo com índices de preferência entre 30% a 40%. Isso mostra um aspecto: há simpatizantes das causas oposicionistas trabalhando, levando o candidato, mantendo os índices, usando o contraditório em debates na rede, mobilizando sua rede de contatos etc. Ou seja, há oposições não filiadas, não militantes partidários, mas atuando por acreditar que é preciso mudar. E isso não pode ser desprezado.