Mais um Datafolha

A pesquisa publicada reforça tudo o que já escrevi. O programa de TV é péssimo. Basta andar pelo Brasil e conversar com as pessoas. Tradicionais eleitores de Serra vão votar na Dilma. As pessoas estão estarrecidas com a estratégia de campanha. Ninguém entende o medo do enfrentamento.

O grande desafio é refazer a estratégia rapidamente. Mas acho difícil. Parece que o candidato ruma satisfeito para o suicídio político.

Algumas questões são óbvias. Escrevi (basta ver os posts anteriores e os artigos que publiquei especialmente desde 2005) e falei que oposição é um processo. É construída ao longo do tempo. Isto não foi feito. E pior: quando chegou o momento da eleição, a oposição sumiu. Imputar ao outro (a situação) um poder tão avassalador que não seja possível enfrentá-lo, é uma enorme bobagem.

  1. gravatar

    # por Claudio - 26 de agosto de 2010 às 07:37

    Seus textos são primorosos. Vão em cima do essencial. É triste o papel da oposição. Oposição? Quando o Serra saiu do governo de São Paulo e ficou da sacada do palácio cumprimentando as pessoas pensei comigo mesmo: o cara é ruim de política. Não entendi porque ele não desceu e foi se juntar às pessoas que estavam no jardim do palácio.
    Estou chegando à conclusão que os paulistas são ruins de política. São Paulo não é o Brasil. E eles não entendem isso.

  2. gravatar

    # por Anônimo - 26 de agosto de 2010 às 07:54

    Não sei se o senhor é ateu, professor. A mim, como católico, só resta rezar. A melhor estratégia num combate é fazer o inimigo perder a vontade de guerrear. É o que está acontecendo com o que restava da oposição. Como mobilizar a militância, diante de uma estratégia que só faz o candidato da oposição cair?? Estamos rumando para uma ditadura ainda mais maligna que a de 64, mas quem se importa? Lula dá o pão e o circo (e grana pra mídia e pros seus amigos empresários) e está tudo certo para ele se perpeturar por uns 50 anos no poder, como aconteceu com o PRI no México. Como não há tanques nas ruas, o país imagina que estamos vivendo numa democracia plena, quando o governo Lula pode bisbilhotar a vida particular de qualquer um, como acontecia na antiga Alemanha comunista. Um fiscal da Receita pode fechar uma pequena empresa na hora em que quiser. Não resta mais nada ao cidadão se não tentar se defender da sanha da Receita e zelar pela própria segurança, já que ela só aumentará uma vez que Lula e Dilma estão se lixando para esse assunto, o que é normal em comunistas, eles sempre se beneficiam dos problemas que assolam a população pois vivem como nababos com o dinheiro alheio. Logo, logo, eles se voltarão contra os resistentes da Internet e aí a ditadura perfeita gramsciana atingirá seu explendor maligno.
    Fernando José - SP

  3. gravatar

    # por José María Souza Costa - 26 de agosto de 2010 às 08:23

    A oposição está de joelhos, aos pés do torneiro mecânico, e este a deixará; sangrando, lacrimejante, atordoada...pq estará solto, leve lépido e saltitante em 2014. tudo isso postei no BLOG
    A OPOSIÇÃO ESTA DE JOELHOS AOS PÉS DO LULLA (leia lá)
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

  4. gravatar

    # por barbarah.net - 26 de agosto de 2010 às 09:07

    ..."Há transparência nesses políticos(ponto de interrogação): "eu não vi, não li", afirmou completando: não fazem isso, mas estão ganhando nas pesquisas. Pode ser que a população brasileira não considere esses valores determinantes para a sua escolha". (Gabeira-debate Uol)
    Villa, seu texto é sábio.Você também tem sido meu professor de vida.

  5. gravatar

    # por Anônimo - 26 de agosto de 2010 às 09:14

    Compartilho do seu estarrecimento. Acabo de conversar com um membro do ninho tucano e ele me parece absolutamente calmo e tranquilo quanto aos números que nos deixam embasbacados. Estão tranquilos como se fossem eles a gozar do apoio popular e das intenções de voto. Triste ver que teremos uma eleição aparentemente de chapa única. Gislaine M.Sampaio Morandin.

  6. gravatar

    # por Anônimo - 26 de agosto de 2010 às 17:23

    Tambem a a população no ultimos 8 anos so melhorou de vida, se isso tem ou não haver com o gaverno Lula não sei dizer, mas uma coisa é certa, se esta boa a vida do povo, pq mudar?

  7. gravatar

    # por Anônimo - 27 de agosto de 2010 às 12:07

    As eleições ainda não ocorreram.