Faro político
É inegável o faro político de Lula. Externamente, o governo passou mais de 7 anos priorizando negócios e ignorando denúncias de violações dos direitos humanos. Paparicou ditadores como nenhum outro presidente na história do Brasil. Pressionado para falar sobre a condenação à morte por lapidação da iraniana Sakine Ashtiani, primeiro disse que era uma "avacalhação" interceder junto ao governo iraniano. Depois, alertado certamente pelos dirigentes da campanha de Dilma, viu que era uma excelente oportunidade para obter algum dividendo eleitoral. Propôs dar asilo à iraniana. Com isso imagina apagar a imagem de uma uma política externa que se omitiu sistematicamente frente as graves violação dos direitos humanos no mundo. E mais: espera ganhar votos do eleitorado feminino, onde Dilma vai mal. Resumindo: mantém como princípio uma política externa sem princípios.
# por Benedito - 2 de agosto de 2010 às 09:35
De fato, o princípio utilitário é o único fundamenta os atos de Lula.
# por Anônimo - 2 de agosto de 2010 às 09:40
Professor Villa, temos que chamar as coisas pelo nome. Me desculpe, mas "faro político" é eufemismo. Lula é um tremendo de um demagogo, oportunista e ganancioso, que só pensa no poder e como desfrutar dele. Ele pouco está se lixando para o destino da mulher, nem sabe do que se trata. A história da nação brasileira está repleta de políticos corruptos e demagogos do tipo "O Bem Amado, mas Lula ultrapassa em muito esse conceito. Ele não tem qualquer arremedo de ética ou civilidade, muito menos coerência com o próprio pensamento. Sua única regra moral é a malandragem, a auto-indulgência. Ele bota "Macunaíma" no chinelo. E o Brasil não tinha anticorpos institucionais para combater um tipo como esse. Resultado: Lula é o poço fundo da moralidade política, ao mesmo tempo em que desfruta de altíssima popularidade, hipnotizando até os setores supostamente mais esclarecidos do empresariado e das classes letradas.
Fernando José - SP
# por barbarah.net - 2 de agosto de 2010 às 11:46
"Condenada à morte pode se exilar no Brasil,sinaliza Irã\\\\Após Lula oferecer refúgio,regime de Teerã promete resolver o caso esta semana(estadão.com.br)Vamos esperar...
Pela causa dos direitos humanos,bem vinda Sakineh!
# por Anônimo - 2 de agosto de 2010 às 12:52
Lula só faz alguma bondade quando pode ganhar alguma coisa com isso. Ele desconhece completamente o que significa a palavra "caridade". Pelo menos dessa vez, tomara que a demagogia luliana ajude a salvar a pobre mulher, mesmo que isso renda dividendos eleitorais imerecidos à candidata-robô.
Fernando José - SP
# por Ana Lúcia K. - 2 de agosto de 2010 às 14:16
Fernando, vc acertou 100%.
A "avacalhação" fica por conta desse prizidenti IMORAL que ousa falar em "amizade e carinho" com o assassino do Iran.
O lula não tem nem padrão ético e muito menos moral para nada! Esse babaca só pensa nele e no pûder.
Nós vamos limpar o país em breve. Fora lula! Fora dilma!
O BRASIL PODE MAIS, AGORA É SERRA!
# por barbarah.net - 2 de agosto de 2010 às 15:19
Quem está pressionando é o pessoal dos direitos humanos.O Lula também está sendo usado.
# por Anônimo - 2 de agosto de 2010 às 19:53
Por que não interveio para impedir as 99 chicotadas? Na realidade, teve faro apurado para recuar. O faro farejou (isso mesmo) as pressões. É de se duvidar que gere votos para a candidata que impôs. Na realidade, tira um fardo que pousaria em seus próprios ombros. E dessa vez não foi "na surdina", como alegaram sobre o asilo de dissidentes cubanos na Espanha. Foi num comício. Só que todo mundo sabe que o Vaticano e a Espanha oram os atores que agiram em prol dos dissidentes. Pelo jeito, não "avacalharam".
# por ÁLVARO JUNQUEIRA - 3 de agosto de 2010 às 03:15
Simplesmente asqueroso
# por Fátima - 3 de agosto de 2010 às 08:33
Este ataque demagógico do "Grande Líder", ao que parece não vai dar nenhum resultado. Segundo a agência Jahan News, a proposta é uma interferência nos assuntos internos do Irã. A única mudança, para mostrar que eles são bonzinhos, vai ser enforcada e não apedrejada.
Ainda não é desta vez que ele leva o prêmio Nobel da Paz.
Por outro lado, cada vez mais somos tratados como criancinhas.
Temos estatutos do torcedor, estatuto de como devemos educar os filhos,
leis que proíbem a livre discussão sobre os candidatos políticos.
Uma coisa é certa, mais 4 anos de PT e uma espécie de Stalinismo Tropical finalmente será implantado no Brasil com o apoio das piores ditaduras e o silêncio da imprensa.
# por barbarah.net - 3 de agosto de 2010 às 09:34
Há doze mulheres na mesma situação de Sakineh e muitos na fila do enforcamento.
# por barbarah.net - 3 de agosto de 2010 às 09:43
Iran rejeita proposta de asilo e diz que Lula é "emotivo" (ig)
# por Anônimo - 3 de agosto de 2010 às 09:48
Eu nunca vi tanta partidarização furada na argumentação nos comentários apresentados aqui. Obviamente que o Lula é um político que usa da demagogia, da ganância e da cobiça, mas porque não tenta-se entender todo o processo político que está por trás dele em vez adjetivar tanto a discussão logo de início? Minha gente, sem entender e descobrir as fraquezas do inimigo você nunca irão saber como o derrotar. Chamar ele de Stalinista, Avacalhador, Imoral, Babaca, só massageia o ego do presidente e de seus partidários. Se for assim, vamos falar um pouco do Roberto Jefferson, do Orestes Quércia, do César Maia que estão por trás do Serra? Alto lá, ficar cancelando folha de são paulo e estadão, trocar eles pela veja e ficar dizendo que o Brasil pode mais não ganha a eleição não. Ficar fabricando bravatas e lavando as mãos pelo abuso que está acontecendo é muita pequenez de raciocínio.
Att.
# por Anônimo - 3 de agosto de 2010 às 10:49
Que um grupo político revolucionário tente tomar o poder no país até dá pra entender. Mas o silêncio cúmplice de intelectuais e da grande imprensa é simplesmente um desastre moral de proporções catastróficas. Os jornalistas brasileiro merecem ser controlados por um conselho stalista governamental qualquer ou então perderem os empregos, quando os órgãos forem fechados, como está ocorrendo na Venezuela.
Fernando José - SP
# por Anônimo - 3 de agosto de 2010 às 13:18
E essa agora contra o Mantega hem!?! O Serra está defendendo ele com unhas e dentes...
# por blog dom severino - 3 de agosto de 2010 às 14:08
Lula é um iletrado, despreparado, demagogo e oportunista. Já que ele é tão sensível, porque não procurou interceder pelos cubanos que faziam greve de fome para protestar contra um regime ditatorial, por isso cruel e desumano? O dissidente Orlando Zapata Tamayo, morreu ao fazer greve de fome e Lula nem lamentou a sua morte. Esse gesto “humanitário“ de Sua Excelência propor asilo à iraniana condenada à morte, não passou de uma jogada de marketing e propaganda política. Ao fazer essa proposição ao governo iraniano, Lula só estava visando ganhar as manchetes dos jornais, telejornais e portais internacionais, como se a imprensa mundial se deixasse levar por um lance de esperteza. Lula só consegue enganar aqueles tem inclinação para cometer auto-engano.
# por Ana Lùcia K. - 3 de agosto de 2010 às 14:26
ANÔNIMO 12/9:48
Prezado,
Vc falou, falou e acabou não falando nada!
Qual é a sua proposta?
Quem sabe não vamos abraçar a sua causa?
Aguardo sua resposta.
# por barbarah.net - 3 de agosto de 2010 às 15:56
Não sai da minha cabeça a capa da Times.Uma garota afegã que teve o nariz e as orelhas arrancados porque fugiu de casa.Tiranos com as mulheres.Covardes.E a nossa política externa dizendo que não se intromete em assuntos internos de países amigos...
# por barbarah.net - 3 de agosto de 2010 às 20:05
TIME
# por Anônimo - 3 de agosto de 2010 às 20:42
Anônimo 12
Falou tudo , pena que muitos estão com os olhos fechados e só enxergar o que querem . Criticam tanto o que o Lula faz , porém não percebem que agem da mesma maneira . Falam dos excessos do Lula , mas não olham para seus próprios excessos .
Convenhamos, Lula e Dilma não são santos , porém Serra também está longe dessa imagem pena que poucos percebem .
Todos os candidatos tem erros , e nenhum deles vai salvar o país .
# por Anônimo - 3 de agosto de 2010 às 21:50
Cara Ana Lúcia K.
Já que na sua opinião eu falei falei e acabei não falando nada. Vou usar o velho método de "cortar o bifinho em tirinhas" para que a criança consiga mastigar. Se a senhora tem filhos sabe como funciona.
- Acredito que grande parte dos que frequentam esse blog discordam genero grau e número das ações do Lula enquanto presidente da república, então fica completamente redundante ficar lembrando que ele é demagogo, oportunista, bravateiro, stalinista, etc etc etc...
- O grande problema dos oitos anos do governo Lula, bem como os oito anos do governo FHC se resumem a uma palavra, governabilidade.
- A necessidade de manter a governabilidade remete a distribuição de cargos governamentais para partidos da base aliada, notadamente a parte mais podre do PMDB, lembrando que esse grupo é composto por nomes como Renan Calheiros, José Sarney, Valdir Raupp, Romério Jucá, dentre outros notórios, como diria o professor Villa "republicanos". Isso sem falar na "privatização"de ministérios por políticos e técnicos incompetentes que estão lá para rapinar o dinheiro público. Isso acontecia também Ana Lúcia no governo do FHC com o PFL, alias em qualquer governo seja federal, estadual e municipal, em nome da governabilidade.
- O Brasil necessita de uma reforma política para facilitar o alcance dessa governabilidade por parte dos partidos mais preparados para governar, que tem os melhores técnicos, que são notadamente PSDB e PT. Eu te lembro também Ana Lúcia que esse tom de moderação é pregado desde sempre pelo José Serra. Lembro a você que boa parte da alta tecnocracia petista foi aluna ou colega de trabalho do Serra. Como o ministro da fazenda Guido Mantega, o presidente do BNDES Luciano Coutinho, o ex presidente do BNDES Carlos Lessa, que é padrinho de casamento de J. Serra, Beluzzo e Maria da Conceição Tavares, que são conselheiros econômicos do Lula, dentre inúmeros outras pessoas que trabalham com e para Lula.
- A briga entre PT e PSDB é fraticida. Os dois partidos tem diferenças ideológicas muito tênues, o melhor para todos nós se esses dois partidos se aliassem e não ficassem em lados opostos.
- Tentemos evitar os clichês e chavões e ataquemos a raiz do problema.
- Gostaria de saber de você Ana Lúcia, se você gostaria de ver Roberto Jefferson, Orestes Quércia e César Maia como homens fortes de um suposto governo Serra, porque eu sinceramente, conhecendo a história dessas pessoas, não gostaria. A senhora sabia que o Quércia era inimigo político de todo o grupo do PMDB paulista que futuramente iria constituir o PSDB? Se a senhora consultar os jornais da época vai ver o FHC, Serra, Mario Covas acusando diversas vezes o Quércia de ser um político corrupto.
Roberto Jefferson era membro da tropa de choque do governo Collor durante o processo de impeachment, a senhora sabia? Veja no seguinte video, na altura 4:10 que está no youtube no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=VTeTBY3NE-E
Assim, refletir sobre o processo político é fundamental, assim como a autocrítica. Ele é complexo e contraditório.
Espero que a senhora e todo o resto do pessoal tenha me entendido melhor. Meu nome é Daniel Laporta, pode anotar meu email casa queira trocar mais ideias, bem como os demais.
laporta84@hotmail.com
Att.
Daniel Laporta
# por Ana Lúcia K. - 4 de agosto de 2010 às 14:19
Prezado Daniel Laporta,
Agradeço o seu método do "bifinho", não sou pitista logo não precisa
"desenhar".
A questão é que vc fez comentários críticos tanto a lula(que NÃO é candidato nesta eleição)quanto a Serra e não deu uma conclusão ao seu raciocínio. Só isto!
Aqui estamos sempre tratando de política e por isso mesmo tem que ter "partidarização", sim! Não dá é para ficar em cima do muro, numa eleição que está colocando em risco não só as liberdades democráticas como tb toda a economia e desenvolvimento do país.
Neste último post, vc muito bem disse que temos que ... "refletir sobre o processo político é fundamental, assim como a autocrítica." E é isto o que estamos fazendo! Discutindo as mazelas, as contradições os erros e até os acertos quando existem.
Grata por disponibilizar o seu email, vamos trocar muitas idéias. Ana Lúcia - anakonar@ig.com.br
# por Anônimo - 4 de agosto de 2010 às 16:43
#20 Anônimo. Não é assim tão fácil colocar todo mundo igual. Na realidade isso é uma tese brandida sempre que o PT está em dificuldades. No momento, está carreando aspectos negativos para a sua candidatura. Assim, colocar todos como sendo a mesma coisa facilita para tentar sair da defensiva em que se encontram o partido e a campanha. O fato é um só: estão com dificuldades para fazer a candidatura deles deslanchar e não conseguem.