Datafolha
É inexplicável a apatia da oposição. Sem panfletarismo barato, este resultado (47% e vitória no primeiro turno) não é devido única e exclusivamente à estratégia do governo. É que do outro lado não há nenhum oponente. Consequentemente, Dilma faz (e muito mais, Lula) sozinha a campanha, como se fosse meramente o cumprimento do calendário eleitoral. Não precisa sequer elevar o tom dos discursos. Eleitoralmente, a campanha de Dilma é perfeita. Politicamente, pensando no futuro do país, bem, aí é outra história.
Numa situação eleitoral péssima para a oposição, qualquer um imaginaria que seus líderes marcariam alguma reunião urgente para analisar e repensar a estratégia. Nada disso. Da lado da oposição temos o silêncio dos omissos e daqueles que imaginam que podem obter algum ganho com a derrocada da candidatura Serra.
Os apoiadores de Dilma já estão com as facas e o garfos prontos para a partilha. É gente que tem experiência, anos de especialização, no saque organizado do Estado.
# por José María Souza Costa - 21 de agosto de 2010 às 08:22
Roberto Jeferson, que não é nenhum "arauto da moralidade pública"colocou o PSDB, e toda a oposição, se é que ainda existe, de joelhos.Escreveu em seu BLOG e postou em twitter "...só vi o Serra duas vezes, uma na Convenção do PTb, e a outra na casa do Geraldo Alckmim ". Quase entendi, na cozinha do Alckmim.
Abraços.
# por Lucas - 21 de agosto de 2010 às 09:42
Professor Villa, gostaria de sugerir a todos, depois da leitura de seu blog, uma passadinha no seguinte site: www.movimentoordemvigilia.blogspot.com
e dar uma lida com muita calma no post "Declaração de Brasília" de 20/agosto de 2010. Vejam os signatários.
tic, tac...tic, tac...tic, tac...
# por Anônimo - 21 de agosto de 2010 às 12:00
http://www1.folha.uol.com.br/poder/786566-dilma-abre-17-pontos-sobre-serra-e-venceria-no-1-turno-aponta-datafolha.shtml
O povo brasileiro nunca esteve tão contente!!!!!
# por barbarah.net - 21 de agosto de 2010 às 14:02
Jefferson não é arauto da moralidade.Pelo menos está sendo sincero. Faz dois meses que li FHC dizer que "gostaria muito que Serra ganhasse",absurdo!
Serra aparenta ter um temperamento melancólico.Precisa subir o tom, Villa, você tem razão.Parar de "pedir licença para viver" Se era para perder por que se candidataram (o teclado não tem ponto de interrogação)Será que estão esperando Dilma dar os ministérios para a oposição (ponto de interrogação)Vão deixar o país nas mãos de José Dirceu e mensaleiros (ponto de interrogação)Deixar o PT se perpetuar no poder por cincoenta anos como o Sarnei no Maranhão,como Fidel(ponto de interrogação)
Quero ver todos os líderes do PSDB com Serra,nos palanques,em todos os lugares! Chega de individualismo!
# por Baruck - 21 de agosto de 2010 às 14:37
# por Anônimo - 21 de agosto de 2010 às 14:47
Como se diz lá no interior de Minas: "a vingança é um prato que se come frio (ou pelas beiradas)"
# por Anônimo - 21 de agosto de 2010 às 15:14
joao gustavo diz:
Uma pausa para reflexao- leiam artigo do Prof. Paulo Ghiraldelli Jr em seu blog., artigo intitulado "LULA BATE VARGAS"
# por Gilberto Campos - 21 de agosto de 2010 às 18:45
Professor, enquanto a oposição e a imprensa ficar apenas insinuando o perigo que o país e as instituições estão correndo com a possível vitória da candidata da situação, nada vai mudar e o PT leva no primeiro turno. Você poderia começar dando os nomes dos apoiadores da Dilma, saqueadores organizados,experientes e especializados do estado. E que como vc diz já estão com garfos e facas prontos pra partilha.
# por Ana Lúcia K. - 22 de agosto de 2010 às 00:46
Depois que fiquei sabendo que a gráfica que faz as provas do Enem é de propriedade do Grupo Folha, entendi o resultado do Datafolha.
Venho fazendo uma pesquisa(particular) com taxistas e são poucos os que votam na "peruquinha" e muitos os que votam no "carequinha", é assim que tratam os dois candidatos.
Apesar das pesquisas, pode acontecer ainda alguma surpresa. É bom lembrar o primeiro turno do Alkimin x lula - nesta mesma época elle já estava com 52% e a eleição foi para o segundo turno. Pode acontecer de novo, pq não?!
O Eike Batista já comprou os talheres por R$500mil, está nos jornais.
# por Mário - 22 de agosto de 2010 às 08:15
A apatia da oposição é, de fato, inexplicável. Foram 8 anos de governo e 8 anos de oposição ausente, acovardada. Oposição sem caráter, sem fibra, sem a coragem de defender idéias, pontos de vista e incapaz de fazer frente ao solapamento das instituições levado a cabo por este governo. Políticos mesquinhos, pequenos, insensíveis ao desmonte do Estado e as ameaças a democracia. Mais do que incompetentes, cúmplices por sua covardia. Não seria agora, faltando poucos meses para as eleições que a oposição vai dar o ar da graça.
Morreu a política no Brasil, morreu o debate, só o que se discute são estratégias de campanha.
No século XIX, um "vidente" vaticinou:
“Assim, os homens dos tempos democráticos necessitam ser livres, a fim de alcançar mais facilmente as fruições materiais pelas quais suspiram sem cessar.
Às vezes, porém, o gosto excessivo que manifestam por essas mesmas fruições entrega-os ao primeiro amo que se apresenta. A paixão pelo bem-estar se volta então contra si mesma e afasta sem perceber o objeto de sua cobiça.
De fato, HÁ UMA PASSAGEM PERIGOSÍSSIMA NA VIDA DOS POVOS DEMOCRÁTICOS.
Quando o gosto pelas fruições materiais se desenvolve num desses povos mais rapidamente do que as luzes e os hábitos de liberdade, chega um momento em que os homens ficam arrebatados e como que fora de si, ao verem esses novos bens de que estão prestes a se apoderar. Preocupados unicamente em fazer fortuna, não percebem mais o vínculo estreito que une a fortuna particular de cada um deles à prosperidade de todos. NÃO É NECESSÁRIO ARRANCAR DE TAIS CIDADÃOS OS DIREITOS QUE POSSUEM; ELES PRÓPRIOS OS DEIXAM ESCAPAR NATURALMENTE. O exercício de seus deveres políticos lhes parece um contratempo incômodo que os distrai de sua indústria. Se se trata de escolher seus representantes, de dar mão forte à autoridade, de cuidar em comum da coisa comum, falta-lhes tempo: não seriam capazes de dissipar tempo tão precioso em trabalhos inúteis; são brincadeiras de gente ociosa que não convêm a homens graves e ocupados nos interesses sérios da vida. Essa gente crê seguir a doutrina do interesse, mas só tem dela uma idéia grosseira e, para zelar melhor pelo que chamam de seus negócios, NEGLIGENCIAM O PRINCIPAL, QUE É PERMANECER DONOS DE SI MESMOS.
Como os cidadãos que trabalham não querem pensar na coisa pública e como a classe que poderia se encarregar dessa tarefa para preencher seus vagares não mais existe, O LUGAR DO GOVERNO FICA COMO QUE VAZIO.
Se, nesse momento crítico,UM AMBICIOSO HÁBIL TOMA O PODER, descobre que está aberto O CAMINHO PARA TODAS AS USURPAÇÕES.
BASTA QUE CUIDE POR ALGUM TEMPO DE QUE TODOS OS INTERESSES MATERIAIS PROSPEREM, que o considerarão facilmente em regra com todo o resto.”
Alexis de Tocqueville, A democracia na América (1835).
Foi nisto que nos tornamos. E não dá para mudar este quadro com campanha eleitoral, por melhor que seja a estratégia.
# por lugudeno - 22 de agosto de 2010 às 11:05
Essa eleição não era e ainda não é favas contadas.
A campanha do Serra precisa mudar radicalmente sua direção.
Colocar o Lula ao lado do Serra foi uma das coisas mais bisonhas que já vi em horário político, é motivo para demissão sumária do marqueteiro.
Não sei de onde surgiu essa idéia de que a pessoa do Lula é inatacável. Trata-se de uma figura extremamente contraditória, e um governo que é um imenso telhado de vidro. Não consigo entender porque a oposição tem tanto medo de explorar isso.
Outra coisa impressionante é o PSDB não conseguir entender que se perderem estas eleições, estarão praticamente aniquilados do mapa político. Com o aparelhamento total do Estado, unificação dos sindicatos e movimentos sociais de aluguel (como MST), vamos demorar muito mesmo pra retornar à uma situação que minimamente lembre o estado de direito.
O PSDB não entende o papel histórico que possui nesse momento, e a catástrofe que se seguirá com a vitória do PT será debitada em sua conta também.
# por Anônimo - 22 de agosto de 2010 às 12:40
Vocês não passam de um bando de radicais de direita que acham que o Serra é de direita e que ele vai acabar com a " pouca vergonha generalizada " do governo Lula, um mito inventado pela própria cabeça de vocês!
A campanha foi um fiasco por ter sido tocada por um bando de incompetentes. Como Sérgio Guerra, Xico Graziano, Eduardo Graeff, Soninha Francine, dentre outros. Fiasco total também pelo radicalismo de direita capitaneado por partidários que nem vocês, que não entenderam o sentido de 8 anos de governo FHC e 8 anos de governo Lula. Desprezaram a capacidade de Dilma.
Graças a isso, o PSDB acabou e teremos mais 12 anos de culto a personalidade de Lula como o pai dos pobres.
Espero que tenham muita vergonha de vocês mesmo por não saberem lidar com a democracia.
# por Anônimo - 22 de agosto de 2010 às 17:58
Marco,
A exigência da reunião de líderes decorre de agremiações organizadas e mantenedora de práticas coerentes com os discursos. Não foi essa postura que vimos do candidato Serra ao tentar vincular sua imagem ao do Presidente Lula.
Ao que tudo indica o PSDB + o DEM se tornaram um bando, tentando cada um a seu modo salvar a sua candidatura, pois ao mesmo tempo que disseram que o Bolsa Família era "Bolsa Vagabundo", tem candidatos dos partidos supracitados que está prometendo aumentar o valor da tal "Bolsa Vagabundo". Por seu turno, disseram que o PAC era uma peça literária, agora nos estados tem candidato dizendo que ajudou o Presidente Lula a levar o PAC para seu estado.
Fico assustado, pois é no mínimo falta de respeito com seus eleitores.
# por Anônimo - 22 de agosto de 2010 às 20:26
http://napraticaateoriaeoutra.org/?p=6784 Boa entrevista, vale a pena ler.
# por barbarah.net - 23 de agosto de 2010 às 04:44
Tristes trópicos!