Apatia

Espera-se que nesta semana a eleição fique animada. Está mais para velório. Não tem um fato relevante, um debate, uma polêmica, nada. Nem parece que estamos a 40 dias de uma eleição presidencial. O desinteresse popular é evidente. Culpa do eleitor? Não. É a campanha que não empolgou. É a melhor estratégia para o governo. Cozinhar em banho-maria. A oposição é tem de elevar a temperatura política. O ar de "já ganhou" tomou conta da candidatura oficial. E Serra não consegue dar sinal de, ao menos, desejar mudar a estratégia de campanha. Serra está com um ar de Lula na campanha de 1998, que considerou que perderia fácil (como perdeu) no primeiro turno. Com a diferença que imaginava, no início, que venceria. Foi mudando o comportamento (estranhamente) quando começou a campanha.

  1. gravatar

    # por José María Souza Costa - 23 de agosto de 2010 às 12:29

    Professor, sou seu admirador, tanto que estou constante palpitando na magia da sua página. Como escrevi, A OPOSIÇÃO ESTÁ DE JOELHOS AOS PÉS DO LULLA, e é longo.Solicito que deixe-me postar nesta página o endereço do meu BLOG., para que não tome muito o Espaço do seu. Apenas a minha opinião sobre o tema que o Sr. escreveu.
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

  2. gravatar

    # por Anônimo - 23 de agosto de 2010 às 17:36

    "Quando um partido de oposição, refere-se positivamente ao líder do adversário, na busca de arrecadar apoio popular, alguma coisa esta errada."

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4636464-EI8421,00-Nao+ha+como+se+implantar+um+hiper+presidencialismo+no+Brasil.html

  3. gravatar

    # por Anônimo - 23 de agosto de 2010 às 19:44

    Villa

    A cena é a seguinte: Dois líderes experientes se relacionando como Presidente da República e Governador de São Paulo e Dilma uma candidata inexperiente.
    O PT acusou o golpe mas espertamente esqueceu-se de defender Dilma. Sairam gritando que é ilegal exibir lula como presidente, o que é absolutamte legal.
    Os jornalistas e os petistas agora decretam a vitória de lula, digo dilma.
    Mas ainda estamos em 23 de Agosto e Serra está propondo ser o "cavalo de chegada", como disse, a partir de meados de Setembro.
    É possível? Qual seria sua sugestão? Como politizar essa eleição, "pausterizada" pela propaganda massiva de realizações quase sempre maquiadas na TV e nas informações? Como estabelecer a "diferença" de comunicação?
    Alguma opinião?
    Deve ser algo tão óbvio que esquecemos de olhar e passamos batido.O que seria?

  4. gravatar

    # por Anônimo - 23 de agosto de 2010 às 23:46

    Prezado Marco,

    De fato há um crima de velório por parte dos demotucanos, tanto que o brilhante Senador do PSDB Arthur - agora: Artur Virgílio, em campanha no Amazonas se declara candidato independente, ou seja, não quer ter sua imagem interligada ao do Serra, idem, Sérgio Guerra, Agripino, Heráclito, Álvaro Dias, dentre outros. Por outro turno, Joaquim Roriz e Paulo Maluf, aliados declarados do Serra, foram condenados pela justiça, e correm iminente risco de terem suas candidaturas impugnadas, em segunda instância. Assim, não tem clima para outro ambiente, senão velório.
    Quanto a sua afimação de que há um clima de já ganhou, não se condiz com a realidade dos fatos, pois hoje a candidata Dilma Rousseff estava às 5hs da manhã na porta das fábricas de São Paulo, eis que acordar de madrugada para ir conversar com eleitores não é postura de quem está no clima de já ganhou. Ademais, se há uma coisa que nenhum partido no Brasil tem igual ao PT é sua militância.
    Não obstante, ainda hoje fui cortar o cabelo, perguntei para a Sra. que cortava meu cabelo: - a Sra. já escolheu o seu candidato para Presidente? Sim, vou votar na Dilma. - Por qual razão? Porque hoje temos um governo que governa para os mais necessitados. Marco, aquela simples Sra. e tantas outras estão antenadas e sabem em quem irão votar.
    Por derradeiro, o fato mais relevante que o Serra pode fazer para tentar mudar os rumos dessa eleição é deixar a barba crescer, fazer implante e cortar um dedo, pois quem sabe ficando parecido com o Presidente Lula, ele seja derrotado sem conseguir por fim na sua trajetória política.
    PS: A candidata Dilma Rousseff por mais de uma vez, já demonstrou que não irá tripudiar o seu adversário.

    Cordialmente,

    Adilson.

  5. gravatar

    # por Dagmar Manieri - 24 de agosto de 2010 às 11:16

    Não vou aqui comentar as idéias do mestre Villa. Ele se coloca de forma clara, sem temor. Acho só estranho a número de anônimos que surgem em seus comentadores. Claro, é um direito e o comentarista se sente mais "à vontade". Mas por que temer de apresentar idéias? Kant lá trás já dizia que o que caracteriza o Iluminismo é a capacidade de expor seus argumentos (racionais) no espaço público. A internet é uma revolução, pois tirou das mãos da mídia o poder de difundir as idéias; agora podemos opnar sem temor. Então, saiamos do armário !!!....

  6. gravatar

    # por Anônimo - 24 de agosto de 2010 às 15:50

    Adílson,
    dois enganos seus:
    1) O programa de ontem de Artur Virgílio deu amplo espaço para a candidatura Serra, um aliado histórico do candidato ao Senado. Nos dias anteriores, de fato, AV não tinha dado espaço pasra Serra, mas isso já mudou. O blog cortuno noturno tem o vídeo do programa de ontem para vc. comprovar.
    2) Paulo Maluf apoiou as últimas candidaturas do PT à prefeitura e ao governo do estado de São Paulo, exatamente contra José Serra. Maluf é aliado de LULA e do PT. É da chamada "base aliada", ao lado de outros ícones como Sarney, Collor de Mello e Jader Barbalho.
    Sds.,
    de Marcelo.