Para o PT a história sempre se repete.
Saiu hoje n'O Globo:
Para o PT a história sempre se repete
Uma nova operação da Polícia Federal atingiu o Partido dos Trabalhadores. Não é a primeira vez. Mesmo com todo o estardalhaço causado pelo julgamento do mensalão, parece que nada detém a ânsia de saquear o Erário. Agora, uma das acusadas é a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, que teria negociado pareceres técnicos fraudulentos. Os agentes da PF foram ao escritório chefiado por Rosemary para a devida busca e apreensão de documentos. Indignada, a funcionária não fez o que seria considerado plausível: entrar em contato com seu advogado. Não. Buscou algo superior: o sentenciado José Dirceu. Isto mesmo, leitor. E veja como o Brasil continua de ponta-cabeça. A funcionária petista ligou para Dirceu, com quem tinha trabalhado durante 12 anos, em busca de proteção. O amigo, que, como é sabido, está condenado a dez anos e dez meses de prisão, nada pode fazer. Em seguida, ela tentou falar com o ex-presidente Lula, de quem é amiga. Mas o antigo mandatário está fora do país. Restou Gilberto Carvalho, o onipresente para assuntos deste jaez, mas que também não pode ajudá-la. A sequência dos contatos e a naturalidade são indicativas de como os petistas pouco estão se importando com o clamor popular em defesa da moralização. Continuam se considerando acima do bem e do mal. E, principalmente, acima da lei.
Para piorar — e reafirmar o desprezo pela ética na política e na administração pública — o segundo homem na hierarquia da Advocacia Geral da União, José Weber Holanda, está sendo acusado de fazer parte deste grupo (a expressão correta, claro, deveria ser outra). Fica a impressão de que na administração petista tudo pode, que o governo está à venda.
Frente às denúncias, a presidente Dilma Rousseff vai agir da forma já sabida: exonera o acusado da função, diz que não admite malfeitos e nada vai apurar. Foi este o figurino nestes quase dois anos de governo. Isto explica a sucessão de escândalos. Se o procedimento tivesse sido o de apurar uma denúncia de corrupção, os casos não se sucederiam. Mas o governo sabe que conta com o tempo e o esquecimento. O leitor lembra da primeira denúncia de corrupção? Sabe se foi apurada? E o acusado foi processado? Alguém foi preso?
As últimas denúncias só reforçam o entendimento da lógica de poder do PT. O controle do Estado é um instrumento para se perpetuar no poder. Transformaram o exercício de uma função pública em meio de vida. Vimos no processo do mensalão como o sentenciado José Dirceu resolveu o problema de uma das suas ex-mulheres. Ela queria porque queria um apartamento maior (e quem não quer?). O então todo-poderoso ministro da Casa Civil transferiu o clamor para Marcos Valério, que, prontamente, atendeu a ordem do chefe. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, em um dos seus votos, destacou este ponto, de como uma “sofisticada organização criminosa” resolvia também problemas pessoais dos seus membros. A história se repetiu: a senhora Rosemary queria fazer uma cirurgia. Resolveu, de acordo com a denúncia, recebendo um suborno. Queria fazer uma viagem em um cruzeiro. E fez. Como? Da mesma forma como realizou a cirurgia.
Nada indica que os detentores do poder vão mudar sua forma de agir. Farão de tudo para manter este estilo — vamos dizer — despojado de tratar a coisa pública. É como se o Estado brasileiro fosse propriedade partidária. E pobre daquele que se colocar no meio deste caminho nada luminoso. Será atacado, vilipendiado, caluniado.
Porém, não podem controlar tudo, todos os poderes da República. Ainda bem. Hoje, o maior obstáculo para a transformação completa da coisa pública em coisa petista é o Poder Judiciário. É sabido — e eu já escrevi sobre isso — que o Judiciário tem muitos problemas e defeitos. É verdade. Mas na quadra histórica que vivemos é o único poder que não é controlado plenamente pelo petismo. Daí o ódio manifestado diuturnamente pelos seus porta-vozes (e não faltam línguas de aluguel), como ainda é possível observar no julgamento do mensalão. A sucessão de derrotas — com as condenações dos réus petistas — deixou transtornados os petistas. Basta ler declarações racistas contra o ministro Joaquim Barbosa, as pressões para a nomeação de um novo ministro “companheiro” — na vaga aberta pela aposentadoria de Ayres Brito — ou simplesmente ter observado o descaso da presidente Dilma Rousseff quando da posse do novo presidente do STF.
O novo passo para sufocar o Judiciário é o projeto, com apoio do PT, que está tramitando na Câmara dos Deputados que retira do Ministério Público o poder investigativo. É uma evidente retaliação. Há uma relação direta entre o julgamento do mensalão, a brilhante denúncia apresentada pelo procurador Roberto Gurgel e a consequente condenação dos petistas e seus asseclas, e esta nova investida. É como se o Ministério Público tivesse cometido uma traição ao produzir provas que levaram a liderança petista de 2005 à cadeia.
Nada indica que o PT vai aceitar a prisão dos seus líderes, apesar do devido processo legal, do amplo direito de defesa, da transmissão de todas as sessões do julgamento pela televisão. Vai fazer de tudo para “melar o jogo”. Criar situações de desconforto político e até, se necessário, uma crise institucional. Suas principais lideranças nunca admitiram a existência de qualquer obstáculo às suas pretensões de exercer o poder sem qualquer prurido. A máxima petista é a de que o bom poder é aquele que é exercido sem qualquer limitação legal.
Marco Antonio Villa é historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos
# por O Mascate - 27 de novembro de 2012 às 07:35
É Villa, isso vai acabar em pizza. O mensalão dar em condenações foi o que a turma vermelha precisava para corrigir o curso e fazer do país o quintal da bandalheira e da corrupção impune.
A tropa de choque do DESgoverno já está em ação para abafar a situação e tirar o EX presidente dos holofotes. Até balão de ensaio já lançaram com a conversa do ex presidente sair para o governo de SP com Chalitta de vice.
A Rose poderá ter um "mal súbito" ou ganhar uma embaixada na Tailândia, mas compárecer a uma CPI ou sabatina no senado, isso ela não vai mesmo!!! Existem os Bate Paus treinados para desmontar as investigações e as apurações. E os respondedores oficiais da nação. O sinistro da justiça e o tal Adams, esses serão os escalados para fazerem o trabalho sujo.
# por Anônimo - 27 de novembro de 2012 às 08:08
Por LUIZ FELIPE
A nosso ver, é a crise terminal do modello militarista de "ré-pública", que há décadas já transpirava decadência por todos os seus poros (aliás, desde a sua proclamação, com Deodoro, Floriano e Cia.), no qual nem mesmo 21 anos de ditadura militarista conseguiu dar jeito, e também do modello pollítico-partidário-eleitoral já agonizantes, ao que parece. Que mal eu pergunte, será que os famigerados golpismos, ditadura militar e demais siglas partidárias não citadas no seu artigo são os mocinhos da história do modello de república e política-partidária-eleitoral, serão elles os salvadores da pátria, ou todos têm culpa no cartório ? É isso aí, Villa, parabéns pela sua percepção da realidade, discernimento e coragem. Chegou a hora D os “ausentes” das urnas, os "brancos", os "nulos", os conscientes e os indignados com o modello corrompido, fazerem-se presente, entrar em cena, virar a mesa, e quebrar tudo em 2014, nas urnas. E os medrosos, os nascidos de 7 meses, os facciosos, e os maria-vai-com-as-outras que puxem o carro, abram alas, porque o Bicho tem que pegar em 2014, senão nada irá mudar de verdade neste país. CHEGA de marqueteiros eleitorais, campanhas ridículas, caixa dois, heróis macunaímicos, esquemas, oposição, situação, modello político-partidário-eleitoral bandido, exaurido, já condenado pelo STF, ditaduras, mata-mata eleitoral,”quanto pior melhor”,”dá ou desce”, “tomaladacá”, golpismos, aparelhamento de instituições, entre outras expressões do militarismo político e partidarismo viciados, doentes e tresloucados, desgraças sociais que precisam ser banidas do dia-a-dia da vida dos segmentos ainda vivos e de toda a sociedade, como propõe o HoMeM do Mapa da Mina, do bem comum do povo brasileiro, com o PNBC e a Meritocracia Eleitoral, o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, pela libertação do povo brasileiro das velhas amarrações das velhas heranças malditas, porque evoluir é preciso. Urge levantarmos a bandeira do PNBC e da Meritocracia Eleitoral, fazer o Leão rugir nas ruas do Brasil, para que os seus rugidos repercutam no Senado da República, na Câmara Federal e no Congresso Nacional, e assim começarmos já, a partir de 2013, o sepultamento do modello político-partidário-eleitoral bandido, já condenado pelo STF. A causa é justa e nobre. Lutemos o bom combate, Brasil. Mega-Solução X situação e oposição. Esta sim é a LUTA que vale a pena lutar, no sentido de passarmos o Brasil à limpo, pela libertação do povo brasileiro, antes tarde do que nunca. Valeu, Villa.
# por Anônimo - 27 de novembro de 2012 às 13:46
SE a lei 100 acabar gente a situação é muito simples, primeiro coloca as pessoas concursadas, a grande maioria é efetivado, depois designão por tempo de serviço como sempre aconteceu, com certeza vai colocar todo mundo porque quem tem menos tempo tem 5 anos, mesmo quem não passou no concurso vai ser designado que na verdade é a mesma coisa que efetivado.
Euler, só que a maioria dos concursados deste ultimo concurso são os efetivados, como você mesmo disse não há procura pela nossa profissão, na minha escola 80% é efetivado e todos nós fizemos o concurso e a maioria passou, e está torcendo para que essa lei acabe porque tem alguns que se a lei não acabar vai ter que mudar de escola, mas se acabar continuarão na própria escola.Temos outro problema alguns colegas são habilitados porem continua recebendo como regente, porque quando foram efetivados não era, mas terminaram naquele ano mesmo de 2007.
A torcida da minha escola é que resolva o mais rápido possível. Ate os que não passaram não aguentam mais essa insegurança. Atenção, façam os ministros ficarem sabendo que muitos dos efetivados da lei 100,fizeram o concurso e que ninguém ficará desempregado.Somente vão mudar de "efetivados para efetivos."
# por Adriano G. De ARRUDA-BOTELHO, MD - 27 de novembro de 2012 às 13:58
Como você consegue dar aulas na UFSCar, um antro de comunas?? :)
Seus textos são excelentes!! Parabéns!!
# por Ana Lúcia K. - 27 de novembro de 2012 às 15:29
Decência e honestidade são palavras que entram em choque neste desgoverno. NÃO TEM JEITO! Enquanto essa gangue estiver no comando do País o alto nível da roubalheira será mantido. A mulher tomate faz de conta que está empenhada em acabar com a corrupção "demitindo"(será?) aqueles que foram pegos em flagrante delito. Em seguida, a base aliada NÃO APROVA a convocação dos envolvidos na corrupção e muito menos dos ministros, legalmente chefes dos bandidos. "Os eleitos pelo povo", se esforçam ao máximo para barrar as investigações e livrar a cara do salafrário do lulla - sempre, o grande beneficiário e protetor dos corruPTos. Se a presidente tivesse vergonha de tudo o que acontece neste seu desgoverno, passava o tal pente-fino em todos os seus governados e demitiria todos os corruPTos! Esse faz-de-conta, que ella representa é só "marketchim"(RA) para 2014! junto ao povão.
"Brasil um país de tolos", de esmoleiros sem compromisso com a NAÇÃO.
"Brasil um país de todos", só daqui a uns 500 anos!
# por Anônimo - 27 de novembro de 2012 às 18:56
Caro Professor, nao perco os programas da TV Cultura que voce participa, lhe admiro muito!
Pergunta de quem não é muito politizada, porém cidadã horrorizada com toda essa sujeira, como podemos unir forças para pedir a saída desta presiDANTA, visivilmente manipulada por lula?
Será que ainda não bastou, tudo que está vindo à tona?
# por Anônimo - 27 de novembro de 2012 às 22:47
Jack:
Villa, mais um texto realista. E se engana, ou melhor, passa recibo de completo trouxa quem acredita que a Presidente tem algum pudor ou não compactua com a bandalheira do seu desgoverno. Basta lembrar o recente episódio do ex-Ministro do Supremo Sepúlveda Pertence que, presidindo a Comissão de Ética da República, teve que renunciar em nome da ética que só ele tinha ali naquele antro. Moral da história: o bom saiu, os safados foram absolvidos, e uma ou outra linha disso se viu nos jornais.
# por Anônimo - 28 de novembro de 2012 às 13:38
Professor, ele de novo, 122 ligações telefônicas. Já foram buscar o yakuza, tesoureiro e personal faz-tudo, que deve ser oriundo da vertente asiática da máfia pra limpar a barra do poderoso chefão. Quem acaba com a farra desses gangsters? Estamos a Deus-dará. Até a facção dos presídios, o braço armado do Partido, define as áreas onde ladrão pode roubar. Está estruturada. E a oposição? nada. Fosse no verbo, mas é no pronome. No tempo em que havia, faria um cataclismo. Só nos resta a trincheira da imprensa e alguns pares do Supremo. Mas ainda é pouco. A besta escarlata tem mais de 7 cabeças. Abraços!
Débora Simões
# por lgn - 29 de novembro de 2012 às 09:15
Está muito, muito difícil, mandar de volta à Portugal a família real portuguesa.
# por Anônimo - 29 de novembro de 2012 às 16:27
Prabéns Villa, suas observações são sempre pertinentes e de uma clareza descomunal. Somente as pessoas cegas ou iludidas não conseguem enxegar a verdade. Está perto... usemos o nosso voto para tirar estes comunas do poder. Abraços, Chico.
# por Gustavo Lima - 29 de novembro de 2012 às 20:47
Engraçado como essa turma petista conseguiu elaborar um projeto político de autoperpetuação no poder tendo como maior apoio basilar o sofrimento continuado e a vontade das camadas mais pobres e esquecidas por séculos em melhorar suas condições de vida. Moro numa região provinciana do nordeste e percebo com muita tristeza a aparente inocuidade de todo esse escândalo na diminuição da "posse" petista nos votos de meus conterrâneos. A ética da fome parece bem diferente da que vemos nos círculos acadêmicos. Some-se a isso uma educação pública de "quarto mundo" para nossas crianças e não teremos mesmo esperança de qualquer luz no fim desse túnel. Ainda assim, no meio da lama, é importante que percebamos a existência de muitos cidadãos de conduta reta, que não transigem em matéria de conduta moral. Aqui ouso colocá-lo professor. Espero que você tenha uma estadia terrena longa a fim de que sua perspicácia, inteligência e nobreza venha a "contaminar" as mentes e corações de muitos. Parabéns por seu blog e pelas participações na TV Cultura.
Gustavo Lima - Barreira / CE
# por Anônimo - 29 de novembro de 2012 às 22:33
Chico Anysio estava certo.
http://www.youtube.com/watch?v=K8GqXeh0k1g
Que pena...