Mensalão: agora querem absolver Dirceu.
É inacreditável este artigo. Observem as teses. Dirceu que foi condenado por dois crimes (corrupção ativa - nove vezes - e formação de quadrilha) a 10 anos e 10 meses, não merece a cadeia, de acordo com o ex-porta-voz de Lula (2003-2006). E depois cobram isenção....
Rever a pena
No entanto, em face da inopinada inversão de pauta operada pelo relator, que resultou em sentença de alto impacto político na segunda-feira passada, impõe-se avaliar de imediato a pena de dez anos e dez meses aplicada a José Dirceu. Sobretudo pela desproporção deste ficar recluso pelo menos um ano e nove meses em penitenciária de segurança máxima.
O respeito ao Estado de direito garantiu ampla liberdade e independência ao procurador e aos juízes --assim como aos advogados de defesa, diga-se-- no decurso dos trabalhos. Tal apego às regras, e também ao contraditório no andamento dos debates televisionados, conferiu legitimidade às decisões da corte. A dosimetria aplicada ao ex-chefe da Casa Civil, contudo, modificou a imagem projetada pelo Supremo.
Tendo inegável papel na história do PT, a prisão do ex-presidente da sigla atingirá o partido, ocasionando imagem forte para a posteridade. A suspeita que paira é se o exagero punitivo não mirou tal alvo, distorcendo, assim, a finalidade do processo. Isto é, se, no caso, os preceitos de equilíbrio e razoabilidade foram deixados de lado com o fito de ferir um símbolo partidário.
Note-se que a reclusão de Dirceu em regime fechado deriva da soma de duas acusações, a decorrente de corrupção ativa e a concernen- te à polêmica tese de formação de quadrilha. Caso tivesse sido condenado apenas pela primeira --ela própria objeto de disputa sobre a ausência de provas--, o líder petista teria direito à modalidade semiaberta.
Acresce que o debate sobre o segundo tema dividiu a corte. Não somente Lewandowski e Toffoli absolveram Dirceu, como também o fizeram, nesse tópico, Rosa Weber e Cármen Lúcia. Esta última, que havia realizado o ataque mais duro à argumentação do caixa dois quinze dias antes, lembrou que quadrilheiros típicos eram Lampião e seu grupo, não os envolvidos na AP 470.
O confronto de 22 de outubro no plenário do STF mostrou o quanto, nas circunstâncias, há de duvidoso no suposto crime de formação de quadrilha, o qual, todavia, gerou uma pena (no item) quase máxima para o acusado. Como o princípio do "in dubio pro reo" é fundamental no espírito da Justiça, que não é o de retaliar, mas o de garantir o acatamento da lei, faz-se necessário rever a punição imposta a José Dirceu.
ANDRÉ SINGER escreve aos sábados nesta coluna.
# por Anônimo - 17 de novembro de 2012 às 21:02
Qualquer que seja a imagem que ficar do Partido... isto é apenas um detalhe!
O fato é que , por lei, o Partido deveria ter o registro cassado, por ter recebido dinheiro estrangeiro, na campanha da primeira eleição do Lula. Se a justiça for feita... é o que importa. O resto, é espuma.
# por Anônimo - 18 de novembro de 2012 às 08:12
O artigo remete aos seguintes pontos. Primeiro, ao contrário do que alguns possam pensar, a petezada está muito ligada nos acontecimentos do julgamento no STF. Segundo, com a saída do Ayres Brito, a pressão política sobre o STF será retomada com muita força. O capo vai atuar como nunca. Terceiro, como nenhuma decisão foi publicada, tudo pode mudar. Contudo, se o Joaquim não for um Demóstenes, as chances dos golpistas ao que foi decidido até aqui são reduzidas.
# por Rodrigo Carvalho - 18 de novembro de 2012 às 10:53
Certamente esse "isento" estaria lamentando que a pena foi branda demais se o reu tivesse sido da oposição, argumentando que querer-se-ia "preservar um partido da oposição". Como podemos ter tanta certeza de como agiria um petista devoto numa situação hipotética? São dez anos de convivência com a deliquência moral e intelectual que aí está, só isso.
# por Anônimo - 18 de novembro de 2012 às 11:10
Rsrsrsrsrs...porém, no início, também não levaram Hitler a sério.
# por Anônimo - 18 de novembro de 2012 às 12:07
Prof. Villa
Não se deve subestimar a inteligencia das pessoas, mas eles continuam
a insistirem.
Lazaro
# por Anônimo - 18 de novembro de 2012 às 18:23
Prof. Villa:
Não sou simpatizante do PT ou do PMDB... Mas, não seria melhor, ao invés de encarcerá-los, proibir todos os "mensaleiros" de exercer qualquer cargo público, inclusive comissionado; de saírem, sob qualquer hipótese, do país e condená-los ao ressarcimento integral do que subtraíram da nação? Haveria condenação melhor do que esta para os "mensaleiros"? Veja, ilustre professor, que Paulo Salim Maluf continua solto e com muito, muito dinheiro nosso para gastar...
# por Anônimo - 19 de novembro de 2012 às 09:12
O seu comentário está aguardando moderação.
POR LUIZ FELIPE, pelo Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral. E pelo debate livre e democrático de idéias.
O máximo que os inimígos do PT conseguiram até aqui, com o velho “quanto pior melhor”, acoplado ao velho mata-mata eleitoral, especialmente com a condenação de José Dirceu e Genoíno, questionável de fato sob muitos aspectos, foi, isto sim, condenar todo o “modello” político-partidário-eleitoral, que, na verdade, é o rei que está nu, ardendo em chamas em praça pública, com todas as siglas partidárias na mesma fogueira, muito embora a classe político-partidária-eleitoral, a esta altura do campeonato, já esteja se comportando como avestruz e fugindo dessa constatação igual o diabo foge da cruz. Porém, doravante, o enfrentamento desse debate será inevitável. Portanto, a nosso ver, o único adversário à altura de Lula, Dilma e PT, hoje e em 2014, capaz de fazer a diferença e até derrotar o PT nas urnas, praticando o fair play e o quanto melhor, melhor, que tem praticado há anos, seja quem for o seu candidato, é e será o Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral, como propõe, LORIAGA LEÃO, o HoMeM do Mapa da Mina, o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, porque o resto, nos desculpem a franqueza, não passa de mais dos mesmos, ou seja, mais continuismo da mesmice, mais sofismas, mais trololó, mais bravatas, mais palanquismo vazio, mais estelionatos eleitorais e mais jogo de perda de tempo versus tempo perdido. E os Fatos Novos de Verdade (HMM, PNBC e Meritocracia Eleitoral) não são inimigos do PT e nem das demais siglas partidárias, pelo contrário, propõem e buscam a paz, o amor, o perdão, a conciliação, a união e a mobilização em torno da Mega-Solução para o nosso Brasilzão e, sobretudo, para o nosso povão, que, aliás, urge virar Leão, para que,antes tarde do que nunca ( mais de 123 anos depois), possamos passar a limpo a república de Deodoro, e, com isso, fazermos da revisão da dita cuja uma grande obra democrática e popular, tornando o 15 de Novembro uma data de fato importante para o povo brasileiro, a ser comemorada com 100% de entusiasmo, por 100% da nossa população. O MMelhor está por vir, porque com o HMM, o PNBC e a Meritocracia Eleitoral o nosso Brasilzão pode mais, muito mais. E quem viver,e apostar na força das idéias, verá.
# por Anônimo - 19 de novembro de 2012 às 09:18
POR LUIZ FELIPE. Primeira parte.
A milicada golpista e revanchista da famigerada ditadura militar, e seus agentes, espiões, sabotadores e terroristas ( que odeiam e nunca aceitaram os governos FHC/LULA/DILMA), há alguns muitos anos estão em peso operando na Internet(onde não deixam fluir o debate livre e democrático de idéias e projetos novos para o Brasil), inclusive fazendo PSDB e PT brigarem entre si, e até se rotularem de “tucanalhas” e “petralhas”, com o objetivo de levá-los a combates mortais e até à própria morte política recíproca. E os orelhudos estão fazendo o jogo da milicada golpista que agita o cenário através dos seus tentáculos, técnicos, políticos, midiáticos de olho nas chaves dos erários. Estes, na verdade, morrendo de medo do necessário advento da Revolução Pacífica do Leão. DO SITE OBSERVADOR POLÍTICO, DO IFHC. Caro Jáder, para quem está fora dessa guerra fria, digo, desse mata-mata eleitoral porraloca entre “tucanalhas” e “petralhas”, como ambos se tratam na Internet, e não faz disso meio de vida, a impressão que o seu post nos passa é a de que, nos quesitos financiamento de campanhas e governabilidade, os seus pares partidários não são “donzelas arrombadas” como os rotulou o próprio Roberto Jefferson, como se vocês também não estivessem cobertos de merda dos pés à cabeça neste aspecto. Aliás, nesse aspecto, prefiro a constatação corajosa do Senador, Álvaro Dias, que nos diz: ” o modello está morto e precisa ser sepultado”. E é isso que todos temos que fazer: ajudar a sepultar o modello, e colocar algo melhor em sua lugar, como nos propõe o HoMeM. É essa a nova “guerra” que vale a pena, a nosso ver. Pô, vocês estão parecendo aquela criançada esperta e arrelienta do tempo do onça que perdia no jogo de bolinhas e apelava feio, fazendo arrelia, melando o jogo, visando ganhá-lo na próxima partida. Desse jeito ninguém mais vai querer jogar bolinhas com vcs.
# por Anônimo - 19 de novembro de 2012 às 09:21
POR LUIZ FELIPE. Segunda parte.
Em relação à tal teoria do “domínio do fato e os vigaristas”, usando a constatação, surpreendentemente lúcida, sadia e assaz oportuna, de um dos expoentes do seu partido, PSDB, Álvaro Dias, atestando que o modelo potítico-partidário-eleitoral já é um defunto que precisa ser sepultado, fato esse sobre o qual todos que participaram de pelo menos uma eleição tem o domínio, o que dizer dos vigaristas que, não obstante tudo que estamos vendo com os próprios olhos, não fazem nada, não movem sequer uma palha, para enterrar o defuntão e que, pelo contrário, o mantém aparentemente vivo, à base de formol, apenas para continuar tirando proveitos pessoais do dito cujo, defuntão ? Responder Por Luiz Felipe, em 18/11/2012 às 10:03 Vejamos veja, virgem, “modellão”. Peraí, peraí, veja bem, né ? A menina vendeu a fruta que era dela. E vendeu caro. Foi opção dela, maior, vacinada, livre e consciente. E se tivesse dado de graça, ou a R$ 1,99, como acontece, desgraçadamente, com milhares de meninas no Brasil teria sido notícia ? Será que a veja, além de se achar dona do Brasil agora deu de se julgar dona até da virgindade alheia consciente. Ouanto ao jogo do poder, no Brasil, é bruto mesmo. Aliás, ainda está na idade da pedra, ao que parece. Aqui ainda vigora a lei maior do “dá, ou desce” do poder. Jogo esse que deflorou inclusive a pseuda virgindade dos valentes generais da famigerada ditatura militar, por isso hoje tb sem moral para cantar de galo. Os demotucanos então sairam de lá, segundo o próprio Roberto Jefferson, com o rótulo de “donzelas arrombadas”. Nessas condições, e nesse sentido, a veja, que também afeiçoa-se, há muito tempo, a uma grande “arrombada”, puta veia, chupa-cabra de erários, mais manjada na praça do que nota de 1 real, quer exigir o que dos petistas agora, a esta altura do campeonato ? Que usassem cuecas de aço ? Agora é tarde, “Inês é morta”. Tem mais jeito não. Acabaram-se as virgens do prostíbulo, que é o modellão político-partidário-eleitoral, e o modello de república, que Jefferson detonou. Acabou. Agora, não vemos mais nada em nossa frente além do HMM, do PNBC e da Meritocracia Eleitoral, o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, para fazermos o Brasil voar como águia e recuperar o tempo perdido com o velho continuismo da mesmice, com prazo de validade vencido há muito tempo, e que, há 512 anos, teima em fazer o Brasil voar apenas como galinha e obrigar o povo a comer couve e arrotar caviar. Responder Por Luiz Felipe, em 18/11/2012 às 10:41 @luisfelipe O “Modellão” é de fato cruel, não perdoa, deflora, mata e joga no lixo da história. Os valentes generais da famigerada e terrível ditadura militar que o digam. Basta. Evoluir é preciso.
# por Paulo Santos - 19 de novembro de 2012 às 11:50
Sou favoravel que o Dirceu, o Delubio e o Genoino cumpram penas alternativas, como por exemplo, cortar cana em Cuba durante todo o período da pena e serem proibidos de darem pitacos em nossa política. Ja pensaram, 10 anos sem ver a cara desses meliantes.
# por KGuaraty - 19 de novembro de 2012 às 15:47
O conteúdo do artigo não merece mais do que um riso leve de quem reconhece uma tentativa pífia de defender o indefensável.
Agora, repare nos rodeios de termos e vocabulário que o Sr.André usa. Já falava Voegelin, que o pior da ideologia é a deturpação da linguagem. Típico falar difícil para afetar convicção.
# por André Mishima - 19 de novembro de 2012 às 22:19
Não dá para negar que a Folha de SP é um espaço democrático - mesmo que seja utilizado para perverter a própria democracia. Mas o mais interessante é o seguinte: haveria um espaço semelhante na Carta Capital, para quem é crítico do governo? Ou na Caros Amigos, para criticar as mazelas da esquerda?
# por Anônimo - 20 de novembro de 2012 às 09:49
Caro Prof. Villa:
Corre pela internet a seguinte notícia que, a meu ver, tem algum cunho de verdade!
"SERÁ ????
Notícia quente...
REPASSANDO...
JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENUÍNO, DELÚBIO SOARES E JOÃO PAULO CUNHA ESTÃO COM
EXÍLIO CONCEDIDO NA VENEZUELA.
O EMBAIXADOR DA VENEZUELA JÁ ESTA PRONTO PARA EXECUTAR A ORDEM DE HUGO
CHAVES.
A DEFESA DOS RÉUS DO PT VAI ACUSAR O STF DE JULGAMENTO POLÍTICO E VAI
RECORRER A ÓRGÃOS INTERNACIONAIS DA SENTENÇA.
ISTO CRIA UMA JUSTIFICATIVA PARA A CONCESSÃO DO EXÍLIO.
A NOTICIA É QUENTE E PRECISA SER DIVULGADA. REPASSE PARA LISTA DE
RESISTÊNCIA."
Não duvido disso, caro professor...
# por Anônimo - 20 de novembro de 2012 às 23:08
André Singer se supera no artigo da folha "Rever a Pena", numa defesa do ato de ser corrupto ele se supera na bajulação ao Zé Dirceu...
Maior exemplo de cegueira de Hobsbawm sem nenhuma das suas qualidades, crime é matar sic, roubar o dinheiro que provoca mortes não....
Bajuladores do poder travestidos de intelectuais sem nenhum senso critico, meros bedeis a serviço de um partido, não do povo...
# por oswaldo ferrari - 28 de novembro de 2012 às 09:59
Esperar o quê de um ex porta-voz do primeiro governo Lula? Ele, André, conviveu com o Mensalão e era o primeiro a dizer que seu chefe nada sabia.
Ora, André, vá "cantar"em outro lugar.