Decadência da Petrobrás: mais um êxito petista.
Deu no Estadão:
Petrobrás perde posto de maior empresa da América Latina, diz ‘FT’
Ações da estatal caíram 25% nos últimos 12 meses e valor de mercado foi ultrapassado pela petrolífera Ecopetrol, da Colômbia
28 de janeiro de 2013 | 12h 54
Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado
LONDRES - A Petrobrás perdeu o posto de maior empresa da América Latina. A informação é destaque na edição de segunda-feira do jornal britânico Financial Times. Com a queda de 25% do valor da ação nos últimos 12 meses, o valor de mercado da estatal brasileira foi ultrapassado pela também estatal petrolífera Ecopetrol, da Colômbia.
Em reportagem publicada nesta segunda-feira, o jornal afirma que a Petrobrás sofreu "um dos movimentos mais dramáticos da indústria de energia no ano passado" e no fim dos negócios da última sexta-feira, dia 25, o valor da brasileira - calculado conforme o preço das ações - era de US$ 126,8 bilhões. Já a Ecopetrol valia US$ 129,5 bilhões.
A reportagem destaca que a Ecopetrol já vale mais para os investidores que a Petrobrás, "embora a produção da empresa brasileira seja cerca de três vezes maior que a da colombiana".
Para a reportagem, as grandes reservas de recursos naturais e políticas "amigáveis aos negócios" do país vizinho tornaram a Colômbia um local "privilegiado" para o setor de petróleo.
Ao mesmo tempo, diz o texto, "apesar do entusiasmo com as enormes descobertas de petróleo na costa do Brasil, as ações da Petrobrás perderam 45% do valor ao longo dos últimos três anos". Segundo o FT, o papel foi "atingido por resultados financeiros decepcionantes e preocupações sobre o enorme investimento necessário para desenvolver esses campos". A reportagem não cita eventual pressão política sobre a estratégia da empresa.
O diretor-presidente da Ecopetrol, Javier Gutiérrez, foi cauteloso ao avaliar os números. "Realmente, não se pode comparar porque a Petrobrás é um gigante em muitas frentes", disse ao FT. "O valor de mercado é simplesmente um reflexo da confiança que o mercado tem na Colômbia e na Ecopetrol". A estatal tem 80% do capital controlado pelo governo do presidente Juan Manuel Santos e é responsável por cerca de 80% da produção da commodity na Colômbia.
Apesar do movimento considerado "dramático" com as ações da maior empresa brasileira, o FT diz que investidores e analistas reconhecem que a derrubada do preço da ação da Petrobrás não se justifica pelos fundamentos da empresa.
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 18:13
Este e uma das consequencias nefastas da política econômica equivocada adotada desde 2003.
Inflação, recessão, corrupcao e queda de investimento
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 18:14
Mexico Colômbia Chile e peru sao as novas estrelas da economia mundial para os próximos 20 anos.
Brasil já era!!!!!
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 18:21
Isto não e mais do que um reflexo do desinteresse no Brasil pelo mercado. Brasil deixou de ser atraente pois as perspectivas econômicas sao bastante sombrias pra o Brasil ate 2019.Brasil entrou num ciclo de crescimento muito baixo com inflação explosiva - resultado da política econômica do PT.
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 18:22
Lula enriqueceu seus filhos. Erradicou a miseria no seio familiar e no seio da Rosemary também.
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 18:23
Dilma a pior governante desde a redemocratizacao do Brasil.
# por O ANTIPETRALHA - 28 de janeiro de 2013 às 18:56
O Rodrigo Constantino diria: "Privatize já!". Já eu digo: "Estatize já!". O problema, que é de conhecimento de todos, são os feudos petistas instalados na Petrobrás. O Ministério Público Federal deveria apurar este descaso com o bem público e tomar as medidas judiciais cabíveis, porque a Petrobrás não pode ser objeto de trocas políticas.
http://oantipetralha.blogspot.com.br/
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 19:23
O PT É O RESPONSÁVEL POR ESTA FAÇANHA. SE ELE FICAR MAIS DEZ ANOS NO PODER, NÃO VAI FICAR PEDRA SOBRE PEDRA. VIVA O LULA! VIVA ZÉ DIRCEU! VIVA A PRESIDANTA DILMA!
# por Anônimo - 28 de janeiro de 2013 às 20:56
Acho lamentável o legado deixado por Lula para as futuras gerações. A história já foi reescrita
nos lençóis sujos dos motéis a fora desse pais cujas diárias foram pagas com cartão corporativo.
Esse período me envergonha como brasileiro.
# por Anônimo - 29 de janeiro de 2013 às 00:08
Átila- o Flagelo de Deus deixou um descendente no Brasil.
Desnecessário declinar seu nome.
"Átila, rei dos hunos e saqueador das províncias da Europa, foi atravessado pela mão e adaga de sua mulher".
Conde Marcelino
# por Anônimo - 29 de janeiro de 2013 às 09:43
desde a posse da nova presidente da Petrobras, estamos assitindo a um choque de realidade.
lula e Gabrieli deveriam ir apara a cadeia. Dilma tambem é responsavel pois era
chefe da casa civil, repartiçao de negociatas
# por Ana Lúcia K. - 30 de janeiro de 2013 às 00:43
O competentíssimo Gabrieli apenas colocou em prática a missão da empresa: "a petralhobrax fura poço, logo,logo, vai chegar no fundo do poço! Chegou!
# por Fernanda - 30 de janeiro de 2013 às 01:36
Professor Villa
Trabalhei na Petrobras (concursada, óbvio: não preciso nem aceito usar a janela para entrar e me aproveitar de nada) por 25 anos e saí recentemente para não me intoxicar mais do que já estava. É, a podridão humana lá é violenta, quem tem estômago fraco para bandalheiras, sucumbe.
Digo isso só para deixar claro que falo com conhecimento de causa, e você, como historiador dos bons e conhecedor das mazelas por que tem passado nosso país, também sabe que O DESMONTE DA PETROBRAS NÃO É DE HOJE. Não é mesmo? Desde quando Lula botou a mão no cofre Brasil, começou a descida da ladeira.
A Petrobras, como toda companhia de petróleo, tinha muito o que entregar na mãos do PT, e fez isso com garbo. Muito mais do que poderia, na ânsia de, com isso, espalhar a PuTaria companheira por todos os cantos (e não só lá dentro da Petrobras!), dominando centros de poder. Um horror, uma verdadeira tragédia para a democracia brasileira.
Resultado: TUDO que mostram é falso, na base da Ilha da Fantasia. Maquiagens, mentiras pra todo lado, cachoeiras de roubo nos "investimentos", licitações fraudadas a rodo. Coisas das mais tristes, considerando que é dinheiro público envolvido. E os projetos "sociais"? Confesso: é de sentar e chorar. Tudo na mão da incompetência mais fina que conseguem encontrar (repito: gente boa, capaz e gabaritada, sucumbe, não tem vez, pois são ameaça à incompetência PeTralha e, portanto, logo são descartados, para o bem da companheirada).
A coisa está feia e, nesse cenário onde não conseguem esconder a ponta do iceberg, está sendo preparada uma nova capitalização da empresa(!!?). E a última capitalização, no que deu? qual o resultado positivo que gerou? Serviu apenas para maquiar mais, falsear mais? Não entendo de economia, portanto não sei, mas o meu sentimento é de vazio ao perceber que só tem mutreta, mutreta, mutreta, e enrolação. Na empresa onde trabalhei com tanto orgulho (merecido) quando comecei, na década de 80 (agora tenho é vergonha de ter trabalhado tanto para nada - isso mesmo que estou dizendo). E que se tranformou, pelas mão de Lula/Dilma e seus acólitos, numa companhia de petróleo desacreditada. Atenção: Graça Foster é do mesmo bando...
Pronto, fiz meu desabafo. Triste por que fiz parte dessa realidade, mas com alívio por ter tido possibilidade de manter minha integridade, saindo fora dessa pocilga chamada Petrobras.
Abraços, professor Villa.
# por Anônimo - 30 de janeiro de 2013 às 22:28
Sou aposentado da PETROBRAS e me aposentei nos anoa 90, naquela época já havia a previsao do ano em que nós seríamos autosuficiente em petroleo, acontece que quando isto aconteceu, a presidencia era exercida pelo magnifico presidente Lula, o qual fez a maior festa. como se o governo dele tivesse alguma coisa haver com o feito da PETROBRAS, eu já vi sujeito cara de pau, mas como este está para nascer.