Os movimentos da semana
Alguns fatos curiosos e suas possíveis consequências:
1. Fernando Haddad prepara o seu desembarque do ministério. Diz que quer ser candidato à ´refeito de São Paulo. É improvável. Sabe que está na rota de ser demitido. Busca uma saída honrosa. Faz parte da cota de Lula. É bem provável que Lula queira preservá-lo (sempre pensando no seu retorno, em 2015);
2. Foi Lula que fez o movimento em direção ao PMDB. Dilma teve de obedecer. Lula percebeu que o governo estava indo politicamente (que é só no que ele pensa) muito mal. Transformar o PMDB em sócio (mesmo que seja na aparência) diminui os atritos com o maior partido da base;
3. Ficou mais uma vez demostrado que este governo é frágil. Como escrevi no Estadão: a base é gelatinosa. E mais: a equipe ministerial é muito ruim. Para o país é péssimo. Afinal, estamos no mesmo barco. Para a oposição é um campo fértil. Contudo, é preciso saber se quer fazer oposição.
# por O Mascate - 17 de junho de 2011 às 11:58
Villa, já não era sem tempo do Haddad pegar o boné e cair no mundo. Foi o ministro da educação que mais contribuiu para a deseducação do brasileiro.
O Lulla foi para cima do PMDB sabendo que sem ele não elegeria a Dilmarionete nem a cacete. "Passarinho que anda com morcego acorda de cabeça para baixo."
O governo é frágil a oposição é patética, os ministérios não passam de cabide de emprtego para PTralha que perdeu a eleição e o povo é omisso, a fórmula certa para o desastre.
# por sergio nogueira - 17 de junho de 2011 às 14:21
E, se foi mais um, parece que Dilma quer livrar-se das cordas do teatro de fantoches a que foi submetida pelo seu criador. Cautela, pois criador e criatura normalmente identificam-se muito bem.
# por barbarah.net - 17 de junho de 2011 às 14:31
Lula deve ter algum problema psicológico. (FHC) Novidade !!????
# por Gustavo - 18 de junho de 2011 às 11:52
Muito bom, Villa. Continue fazendo esses resumos semanais do cenário político, irão me pouar leituras desnecessárias. hehehe.
# por Gláucio Anka dos Santos - 18 de junho de 2011 às 13:23
Villa, é importante que você tenha opiniões críticas ao governo federal, no entanto, acho que você pouco fala (no Jornal da Cultura) e escreve sobre os problemas de décadas de PSDB em São Paulo. Você é professor e quase nada fala em educação - e quando fala (poucas vezes, aliás), não diz muita coisa! Você sabia que em muitas escolas do estado (SP) os professores tem que pagar para estacionar seu carro em algumas esolas? Você sabia que professores tem que pagar pela água que bebe em algumas escolas? Você sabia que tem escolas que nem giz tem? Você sabia que algumas escolas tem mais ratos e pombos do que alunos e professores juntos? A educação no nosso estado está abandonada. E não vejo você dizer nada a respeito. É por isso que muitos o chamam de Historiador de Direita ou Historiador Positivista.
Além disso você não é democrático - pois não permite comentários que não lhe agrada em seu Blog.
# por Lucas - 18 de junho de 2011 às 15:28
Sr. Gláucio, o fato do prof. Villa ter publicado esse amontoado de boçalidades que é o seu comentário, já demonstra de forma inequívoca seu caráter democrático.
Tente outros blogs. A esgotosfera está cheia deles. Todos patrocinados pelo governo do PT.
# por Bastilha - 18 de junho de 2011 às 22:10
O Gláucio Anta dos Santos
só pode ter cheirado farinha de trigo
Informe-se sobre a educação no Brasil, antes de expor sua ignorância online.
A ESGOTOSFERA, está repleta de blogs que aceitam qualquer comentário a favor da quadrilha.
Vá pras profundas do inferno, ô boçaloide
# por Anônimo - 19 de junho de 2011 às 13:11
Sobre a saída do Haddad, que não seja por falta de adeus. ufa!
# por Anônimo - 19 de junho de 2011 às 15:14
O ministro pode querer pegar a onda que quiser. Mas, pode esquecer a de ser prefeito de São Paulo. Pode ser que, se efetivamente tentar, não seja sequer escolhido pelo seus próprio partido. E se o for, ficará sozinho. Ou seja, nunca será prefeito. Nunca é muito tempo? Sim. Por isso mesmo: nunca.
# por Anônimo - 19 de junho de 2011 às 15:21
Gláucio Anka dos Santos - 18 de junho de 2011 13:23. Já que está perguntando, vamos lá. A coisa está tão ruim que professor tem carro e pode até pagar estacionamento em algumas escolas? Pode ser que até daqui a uns tempos, possam entender que o critério de mérito para os professores, os estímulos ao aprimoramento, para aquisição de computadores etc. possam vir a ser aproveitados. Isso sem que os patrimonialistas e corporativistas digam que devem boicotar qualquer estímulo dado pelo governo. Impressiona, mas, não se vê um movimento de saída de professores, do Estado de São Paulo, para o Rio de Janeiro, o Piauí, Acre, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e outros Estados e Regiões do Brasil. Melhor seria não ter, nunca, de desnortear comentários com o esses, colocando tais verdades, não é?
# por Anônimo - 19 de junho de 2011 às 15:32
Gláucio Anka dos Santos - 18 de junho de 2011 13:23. Sugestão seria que, em comentários, você colocasse as maravilhas do Enem, da "norma popular" de Português, pela qual as pessoas podem falar "nós pesca o peixe", por exemplo. Seria interessante saber como andam os salários de professores, os níveis de alfabetização, desratização, saneamento básico, estacionamentos gratuitos em escolas, onde o PSDB não governa. Além dos programas habitacionais, da proteção de fronteiras etc. Muitos gostariam de saber.
Dawran Numida